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Efeito da adição do óleo de algodão refinado nas propriedades reológicas do cimento asfáltico de petróleo.

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dc.creator.ID DANTAS, I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7093521343689756 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor1ID MENDONÇA, A. M. G. D. pt_BR
dc.contributor.advisor2 COSTA, Daniel Beserra.
dc.contributor.advisor2ID COSTA, D. B.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/5017710235419854
dc.description.resumo A necessidade de um desenvolvimento sustentável e uma maior eficiência energética na área da pavimentação tem impulsionado a busca por temperaturas de usinagem e aplicação das misturas asfálticas inferiores às convencionalmente utilizadas. Objetivando a diminuição na temperatura pavimentação e menor consumo energético, busca-se substituir misturas a quente por misturas mornas. A utilização de misturas mornas propõe manter e até melhorar a qualidade dos pavimentos por meio do uso de menores temperaturas de execução. Surgem então, novas alternativas para atingir esse objetivo. O uso de aditivos oleicos como modificadores do ligante asfáltico pode ser um agente viável e favorável ao meio ambiente devido à possibilidade de promover reduções na viscosidade do ligante e uma diminuição na temperatura de usinagem e compactação. Desta forma, esta pesquisa visa avaliar as características reológicas básicas e avançadas da adição do óleo de algodão refinado ao ligante asfáltico nos teores de 1%, 2%, 3%, 4%, 5% e 6%. As amostras foram analisadas por meio dos ensaios de penetração, ponto de amolecimento, viscosidade rotacional, envelhecimento em estufa de filme fino rotativo (RTFO), Performance Grade (PG), PG contínuo e Multiple Stress Creep Recovery (MSCR). Os resultados demonstraram a que a adição do óleo nos teores estudados possibilitou uma redução das temperaturas de produção das misturas asfálticas em 10 oC para o maior teor de óleo adicionado ao ligante asfáltico. Após análise de todos os resultados determinou-se que o ligante com teor de 4% foi o teor ótimo de óleo de algodão refinado, oferecendo uma diminuição da temperatura em 6 °C e enquadrando-se como mistura morna. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Efeito da adição do óleo de algodão refinado nas propriedades reológicas do cimento asfáltico de petróleo. pt_BR
dc.date.issued 2018-03
dc.description.abstract The appeal for a sustainable development and greater energy efficiency in the area of asphalt paving has led to the search for lower temperatures of mixing and application of asphalt mixtures than those usually applied. Aiming at decreasing the pavement production temperature and the energy consumption, replacing the hot mix asphalt by warm-mix asphalt (WMA) is desirable. The utilisation of WMA poses to maintain and even enhance the pavement quality by using lower temperatures of execution. Therefore, new alternatives arise to achieve the objective. The use of oleic additives as asphalt binders modifiers can be a viable tool and beneficial to the environment as it can change its viscosity-temperature behaviour. Therefore, this research aims to evaluate thebasic and advanced rheological characteristics of the refined cotton oil addition to the asphalt binder in the contents of 1%, 2%, 3%, 4%, 5% and 6%. The samples were analysed by the tests of penetration, softening point, rotational viscosity, Rolling Thin Film Oven Test (RTFOT), Performance Grade (PG), continuous PG and Multiple Stress Creep Recovery (MSCR). The results showed that the oil addition in the studied contents allowed a reduction up to 10 oC in the production temperatures of the asphalt mixture in relation the non-modified binder. After the analyses of all results, it was determined that 4% was the optimum content of refined cottonseed oil addition, offering a decrease of 6°C, allowing to classify the mixture as WMA. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23674
dc.date.accessioned 2022-02-22T19:03:17Z
dc.date.available 2022-02-22
dc.date.available 2022-02-22T19:03:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico de petróleo pt_BR
dc.subject Reologia - cimento asfáltico de petróleo pt_BR
dc.subject Óleo de algodão - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Aditivo verde - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Ensaio de penetração pt_BR
dc.subject Envelhecimento a curto prazo - RTFO pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Petroleum asphalt cement pt_BR
dc.subject Rheology - petroleum asphalt cement pt_BR
dc.subject Cottonseed oil - asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Aeotechnics pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Green additive - asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Asphalt binders pt_BR
dc.subject Penetration test pt_BR
dc.subject Short term aging - RTFO pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Ivna de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Effect of the addition of refined cottonseed oil on the rheological properties of petroleum asphalt cement. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Ivna de Sousa. Efeito da adição do óleo de algodão refinado nas propriedades reológicas do cimento asfáltico de petróleo. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23674 pt_BR


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