dc.creator.ID |
DANTAS, I. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7093521343689756 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
COSTA, Daniel Beserra. |
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dc.contributor.advisor2ID |
COSTA, D. B. |
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dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5017710235419854 |
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dc.description.resumo |
A necessidade de um desenvolvimento sustentável e uma maior eficiência energética na área da pavimentação tem impulsionado a busca por temperaturas de usinagem e aplicação das misturas asfálticas inferiores às convencionalmente utilizadas. Objetivando a diminuição na temperatura pavimentação e menor consumo energético, busca-se substituir misturas a quente por misturas mornas. A utilização de misturas mornas propõe manter e até melhorar a qualidade dos pavimentos por meio do uso de menores temperaturas de execução. Surgem então, novas alternativas para atingir esse objetivo. O uso de aditivos oleicos como modificadores do ligante asfáltico pode ser um agente viável e favorável ao meio ambiente devido à possibilidade de promover reduções na viscosidade do ligante e uma diminuição na temperatura de usinagem e compactação. Desta forma, esta pesquisa visa avaliar as características reológicas básicas e avançadas da adição do óleo de algodão refinado ao ligante asfáltico nos teores de 1%, 2%, 3%, 4%, 5% e 6%. As amostras foram analisadas por meio dos ensaios de penetração, ponto de amolecimento, viscosidade rotacional, envelhecimento em estufa de filme fino rotativo (RTFO), Performance Grade (PG), PG contínuo e Multiple Stress Creep Recovery (MSCR). Os resultados demonstraram a que a adição do óleo nos teores estudados possibilitou uma redução das temperaturas de produção das misturas asfálticas em 10 oC para o maior teor de óleo adicionado ao ligante asfáltico. Após análise de todos os resultados determinou-se que o ligante com teor de 4% foi o teor ótimo de óleo de algodão refinado, oferecendo uma diminuição da temperatura em 6 °C e enquadrando-se como mistura morna. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Efeito da adição do óleo de algodão refinado nas propriedades reológicas do cimento asfáltico de petróleo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03 |
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dc.description.abstract |
The appeal for a sustainable development and greater energy efficiency in the area of asphalt paving has led to the search for lower temperatures of mixing and application of asphalt mixtures than those usually applied. Aiming at decreasing the pavement production temperature and the energy consumption, replacing the hot mix asphalt by warm-mix asphalt (WMA) is desirable. The utilisation of WMA poses to maintain and even enhance the pavement quality by using lower temperatures of execution. Therefore, new alternatives arise to achieve the objective. The use of oleic additives as asphalt binders modifiers can be a viable tool and beneficial to the environment as it can change its viscosity-temperature behaviour. Therefore, this research aims to evaluate thebasic and advanced rheological characteristics of the refined cotton oil addition to the asphalt binder in the contents of 1%, 2%, 3%, 4%, 5% and 6%. The samples were analysed by the tests of penetration, softening point, rotational viscosity, Rolling Thin Film Oven Test (RTFOT), Performance Grade (PG), continuous PG and Multiple Stress Creep Recovery (MSCR). The results showed that the oil addition in the studied contents allowed a reduction up to 10 oC in the production temperatures of the asphalt mixture in relation the non-modified binder. After the analyses of all results, it was determined that 4% was the optimum content of refined cottonseed oil addition, offering a decrease of 6°C, allowing to classify the mixture as WMA. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23674 |
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dc.date.accessioned |
2022-02-22T19:03:17Z |
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dc.date.available |
2022-02-22 |
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dc.date.available |
2022-02-22T19:03:17Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Cimento asfáltico de petróleo |
pt_BR |
dc.subject |
Reologia - cimento asfáltico de petróleo |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo de algodão - misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Aditivo verde - misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de penetração |
pt_BR |
dc.subject |
Envelhecimento a curto prazo - RTFO |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Petroleum asphalt cement |
pt_BR |
dc.subject |
Rheology - petroleum asphalt cement |
pt_BR |
dc.subject |
Cottonseed oil - asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Aeotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Green additive - asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Penetration test |
pt_BR |
dc.subject |
Short term aging - RTFO |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Ivna de Sousa. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Effect of the addition of refined cottonseed oil on the rheological properties of petroleum asphalt cement. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Ivna de Sousa. Efeito da adição do óleo de algodão refinado nas propriedades reológicas do cimento asfáltico de petróleo. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23674 |
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