dc.creator.ID |
GALDINO, D. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
RODRIGUES, J. K. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de. |
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dc.contributor.referee2 |
MELO NETO, Osires de Medeiros. |
|
dc.description.resumo |
O sistema de transporte rodoviário é o principal meio logístico do Brasil, sendo responsável
por grande parte do transporte de todas as cargas no território e locomoção de pessoas. No
entanto, apesar do alto grau de dependência do país em relação as rodovias, é notável que
grande parte da malha rodoviária brasileira apresenta diversos tipos de manifestações
patológicas, que são decorrentes do aumento imprevisto de cargas rodoviárias, falta de
manutenção preventiva e materiais aplicados de baixa resistência e durabilidade. Dessa
forma, as modificações de ligantes asfálticos possui como principal objetivo, encontrar
aditivos que misturados aos ligantes asfálticos , possam aumentar a resistência dos
pavimentos às deformações causadas por esforços mecânicos ou por variações térmicas,
trazendo também como consequência , melhorias das condições de segurança e conforto para
os usuários das rodovias e a redução dos custos com manutenções em curtos períodos de
tempo. De modo geral, essa pesquisa tem como objetivo fazer um comparativo das
propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificados por adição de lignina. Foram
realizados ensaios especiais como o de viscosidade rotacional e o testes de fluência e
recuperação sob tensões múltiplas, que tiveram o objetivo de determinar os parâmetros de
percentual de recuperação e compliância não recuperável do asfalto, todos antes e após o
envelhecimento a curto prazo (RTFO). Observou-se que os ligantes modificados por adição
de lignina se apresentaram mais resistentes à deformação permanente, variação de
temperatura, mas principalmente ao envelhecimento, comprovando que a utilização da
lignina, de um modo geral, se mostrou viável , se comparada ao ligante convencional. Além
disso, podendo também chegar à conclusão que teores mais elevados de lignina, em torno
de 9%, são os mais indicados para melhora dos índices de recuperação deformável do asfalto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Efeito da adição de lignina nas propriedades reológicas de ligantes asfálticos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-04-13 |
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dc.description.abstract |
The road transport system is the main logistical means in Brazil, being responsible for a large
part of the transport of all cargo in the territory and locomotion of people. However, despite
the country's high degree of dependence on highways, it is notable that a large part of the
Brazilian road network presents several types of pathological manifestations, which are due
to the unforeseen increase in road loads, lack of preventive maintenance and mandatory
materials. Low resistance and durability. Thus, as modifications of asphaltic binders have as
main objective, to find additives that mixed with asphalt binders, can increase the resistance
of the pavements to deformations caused by mechanical efforts or by thermal variations, also
bringing, as a consequence, improvements in the conditions of safety and comfort. For
highway users and reduced maintenance costs in short periods of time. In general, this
research aims to make a comparison of the rheological properties of asphalt binders modified
by the addition of lignin. Special tests were carried out, such as rotational viscosity test and
the creep and recovery tests under multiple stresses, which aim to determine the parameters
of percentage of recovery and non-recoverable compliance of the asphalt, all before and after
short-term aging (RTFO ) It was observed that the ligands modified by the addition of lignin
are more resistant to heat dissipation, temperature variation, but mainly to aging, proving
that the use of lignin, in general, proved to be viable rheologically, if compared to the ligand
conventional. In addition, it may also come to the conclusion that levels of lignin are the
most suitable for improving the rates of deformable recovery of asphalt. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23698 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-23T19:25:51Z |
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dc.date.available |
2022-02-23 |
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dc.date.available |
2022-02-23T19:25:51Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Lignina |
pt_BR |
dc.subject |
Reologia |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Geotécnica |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Cimento asfáltico de petróleo |
pt_BR |
dc.subject |
Viscosidade rotacional |
pt_BR |
dc.subject |
Modal Rodoviário Brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Manutenção de pavimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Lignin |
pt_BR |
dc.subject |
Rheology |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Petroleum asphalt cement |
pt_BR |
dc.subject |
Rotational viscosity |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Road Mode |
pt_BR |
dc.subject |
Floor maintenance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GALDINO, Dannylo Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Effect of lignin addition on the rheological properties of asphalt binders. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GALDINO, Dannylo Araújo. Efeito da adição de lignina nas propriedades reológicas de ligantes asfálticos. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23698 |
pt_BR |