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Aplicação de redes neurais artificiais na previsão de acidentes rodoviários em pistas simples: estudo do trecho da BR-230 pertencente ao estado da Paraíba.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, I. M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2003009506775932 pt_BR
dc.contributor.advisor2 QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
dc.contributor.advisor2ID QUEIROZ JÚNIOR, H. S.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1612814908242211
dc.contributor.referee1 SANTA CRUZ, Walter.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de.
dc.contributor.referee3 ALVES, Itiel Alexandre Rodrigues.
dc.description.resumo No Brasil, os acidentes viários constituem uma das grandes problemáticas sociais e da saúde pública no país. Na Paraíba, em específico, não é diferente, o caminho que une a cidade de Campina Grande ao sertão do estado traz números expressivos. Uma das formas de mitigação que tem sido estudada é a aplicação de redes neurais para a previsão de acidentes, sendo o objetivo do presente projeto desenvolver modelo de rede neural artificial para prever a frequência de acidentes em rodovias de pista simples da BR-230 com trecho do município de Campina Grande ao município de Cachoeira dos Índios, no estado da Paraíba. Para fins comparativos, foram utilizadas três diferentes formas de análise dos dados a partir de uma rede neural escolhida com base nos resultados obtidos em testes, as quais correspondem a análise com margens de erros com faixas variando de 5 a 30 km, a análise dividindo a rodovia em trechos de 5 a 30 km e a terceira análise consistiu em dividir a rodovia em trechos entre municípios. Esse procedimento de análise por diferentes métodos permitiu concluir que a melhor forma de avaliar trechos onde é necessária intervenção com medidas de segurança é dividindo a rodovia entre seus municípios, resultando em extensões maiores com maior taxa de acerto para rede neural. Baseado nos resultados foi possível observar que o trecho onde mais ocorrem acidentes fica compreendido entre o município de Sousa e Cachoeira dos Índios, passando por Cajazeiras, onde há uma maior concentração de casos levando em conta a proporcionalidade da extensão do trecho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Aplicação de redes neurais artificiais na previsão de acidentes rodoviários em pistas simples: estudo do trecho da BR-230 pertencente ao estado da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-21
dc.description.abstract In Brazil, road accidents are one of the major social and public health problems in the country. In Paraíba, in particular, it is no different, the path that connects the city of Campina Grande to the state's backlands brings expressive numbers. One of the forms of mitigation that has been studied is the application of neural networks for the prediction of accidents, the objective of this project being to develop an artificial neural network model to predict the frequency of accidents on single-lane highways on the BR-230 with stretch from the municipality of Campina Grande to the municipality of Cachoeira dos Índios, in the state of Paraíba. For comparative purposes, three different forms of data analysis were used from a neural network chosen based on the results obtained in tests, which correspond to the analysis with error margins with ranges ranging from 5 to 30 km, the analysis dividing the highway in stretches of 5 to 30 km and the third analysis consisted of dividing the highway into stretches between municipalities. This analysis procedure by different methods allowed us to conclude that the best way to assess stretches where intervention with safety measures is necessary is to divide the highway between its municipalities, resulting in larger extensions with a higher rate of correctness for the neural network. Based on the results it was possible to observe that the stretch where accidents occur most is between the municipality of Sousa and Cachoeira dos Índios, passing through Cajazeiras, where there is a greater concentration of cases taking into account the proportionality of the stretch. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23714
dc.date.accessioned 2022-02-24T11:55:44Z
dc.date.available 2022-02-24
dc.date.available 2022-02-24T11:55:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Redes neurais artificiais pt_BR
dc.subject Previsão de acidentes em rodovias pt_BR
dc.subject Acidentes rodoviários - prevenção pt_BR
dc.subject Pista simples - previsão de acidentes pt_BR
dc.subject Engenharia de tráfego pt_BR
dc.subject Rodovias - previsão de acidentes pt_BR
dc.subject Rodovia BR - 230 - Paraíba pt_BR
dc.subject Modelo de previsão de acidentes pt_BR
dc.subject Rodovias federais pt_BR
dc.subject Inteligência artificial pt_BR
dc.subject Aprendizagem de máquina pt_BR
dc.subject Multi-Layer perception pt_BR
dc.subject Artificial neural networks pt_BR
dc.subject Prediction of road accidents pt_BR
dc.subject Road accidents - prevention pt_BR
dc.subject Single lane - accident prediction pt_BR
dc.subject Traffic engineering pt_BR
dc.subject Highways - accident forecast pt_BR
dc.subject Highway BR - 230 - Paraíba pt_BR
dc.subject Accident prediction model pt_BR
dc.subject Federal highways pt_BR
dc.subject Artificial intelligence pt_BR
dc.subject Machine learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Mariana Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of artificial neural networks in the prediction of road accidents in single lanes: study of the stretch of the BR-230 belonging to the state of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Mariana Alves. Aplicação de redes neurais artificiais na previsão de acidentes rodoviários em pistas simples: estudo do trecho da BR-230 pertencente ao estado da Paraíba. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23714 pt_BR


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