dc.creator.ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Izabelle Marie Trindade. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, I. M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2003009506775932 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
QUEIROZ JÚNIOR, H. S. |
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dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1612814908242211 |
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dc.contributor.referee1 |
SANTA CRUZ, Walter. |
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dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de. |
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dc.contributor.referee3 |
ALVES, Itiel Alexandre Rodrigues. |
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dc.description.resumo |
No Brasil, os acidentes viários constituem uma das grandes problemáticas sociais e da saúde
pública no país. Na Paraíba, em específico, não é diferente, o caminho que une a cidade de
Campina Grande ao sertão do estado traz números expressivos. Uma das formas de mitigação
que tem sido estudada é a aplicação de redes neurais para a previsão de acidentes, sendo o
objetivo do presente projeto desenvolver modelo de rede neural artificial para prever a
frequência de acidentes em rodovias de pista simples da BR-230 com trecho do município de
Campina Grande ao município de Cachoeira dos Índios, no estado da Paraíba. Para fins
comparativos, foram utilizadas três diferentes formas de análise dos dados a partir de uma rede
neural escolhida com base nos resultados obtidos em testes, as quais correspondem a análise
com margens de erros com faixas variando de 5 a 30 km, a análise dividindo a rodovia em
trechos de 5 a 30 km e a terceira análise consistiu em dividir a rodovia em trechos entre
municípios. Esse procedimento de análise por diferentes métodos permitiu concluir que a
melhor forma de avaliar trechos onde é necessária intervenção com medidas de segurança é
dividindo a rodovia entre seus municípios, resultando em extensões maiores com maior taxa de
acerto para rede neural. Baseado nos resultados foi possível observar que o trecho onde mais
ocorrem acidentes fica compreendido entre o município de Sousa e Cachoeira dos Índios,
passando por Cajazeiras, onde há uma maior concentração de casos levando em conta a
proporcionalidade da extensão do trecho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação de redes neurais artificiais na previsão de acidentes rodoviários em pistas simples: estudo do trecho da BR-230 pertencente ao estado da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-21 |
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dc.description.abstract |
In Brazil, road accidents are one of the major social and public health problems in the country.
In Paraíba, in particular, it is no different, the path that connects the city of Campina Grande to
the state's backlands brings expressive numbers. One of the forms of mitigation that has been
studied is the application of neural networks for the prediction of accidents, the objective of this
project being to develop an artificial neural network model to predict the frequency of accidents
on single-lane highways on the BR-230 with stretch from the municipality of Campina Grande
to the municipality of Cachoeira dos Índios, in the state of Paraíba. For comparative purposes,
three different forms of data analysis were used from a neural network chosen based on the
results obtained in tests, which correspond to the analysis with error margins with ranges
ranging from 5 to 30 km, the analysis dividing the highway in stretches of 5 to 30 km and the
third analysis consisted of dividing the highway into stretches between municipalities. This
analysis procedure by different methods allowed us to conclude that the best way to assess
stretches where intervention with safety measures is necessary is to divide the highway between
its municipalities, resulting in larger extensions with a higher rate of correctness for the neural
network. Based on the results it was possible to observe that the stretch where accidents occur
most is between the municipality of Sousa and Cachoeira dos Índios, passing through
Cajazeiras, where there is a greater concentration of cases taking into account the
proportionality of the stretch. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23714 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-24T11:55:44Z |
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dc.date.available |
2022-02-24 |
|
dc.date.available |
2022-02-24T11:55:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Redes neurais artificiais |
pt_BR |
dc.subject |
Previsão de acidentes em rodovias |
pt_BR |
dc.subject |
Acidentes rodoviários - prevenção |
pt_BR |
dc.subject |
Pista simples - previsão de acidentes |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia de tráfego |
pt_BR |
dc.subject |
Rodovias - previsão de acidentes |
pt_BR |
dc.subject |
Rodovia BR - 230 - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo de previsão de acidentes |
pt_BR |
dc.subject |
Rodovias federais |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência artificial |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de máquina |
pt_BR |
dc.subject |
Multi-Layer perception |
pt_BR |
dc.subject |
Artificial neural networks |
pt_BR |
dc.subject |
Prediction of road accidents |
pt_BR |
dc.subject |
Road accidents - prevention |
pt_BR |
dc.subject |
Single lane - accident prediction |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Highways - accident forecast |
pt_BR |
dc.subject |
Highway BR - 230 - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Accident prediction model |
pt_BR |
dc.subject |
Federal highways |
pt_BR |
dc.subject |
Artificial intelligence |
pt_BR |
dc.subject |
Machine learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Mariana Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Application of artificial neural networks in the prediction of road accidents in single lanes: study of the stretch of the BR-230 belonging to the state of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Mariana Alves. Aplicação de redes neurais artificiais na previsão de acidentes rodoviários em pistas simples: estudo do trecho da BR-230 pertencente ao estado da Paraíba. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23714 |
pt_BR |