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Estudo do comportamento do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho de poços de perfuração de petróleo.

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dc.creator.ID MORAIS, V. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3890915784903828 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.advisor2 CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/3838850019150526
dc.description.resumo Dentre os desafios de projetar um pavimento que apresente um bom desempenho, a escolha dos materiais é um dos pontos mais importantes, e além disso, compreender a interação desses materiais. Entre os componentes do pavimento, o fíler apresenta importantes interações com o ligante, que é a formação do mástique asfáltico, que reflete nas propriedades das misturas asfálticas. Um dos materiais que vem sendo estudado como uma possibilidade de utilização como fíler em misturas asfálticas, é os cascalhos provenientes das atividades de perfuração de poços de petróleo. O presente trabalho, busca compreender o comportamento reológico do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho proveniente de poços de perfuração. Para tal, foi realizado a formação dos mástiques asfálticos em três proporções filer/CAP estabelecidos pela bibliografia, que são, 38% de resíduo de cascalho, 19% de resíduo de cascalho + 19% da cal, e 38% da cal. Por fim, foi realizado os ensaios reológicos de viscosidade rotacional, grau de desempenho (PG), MSCR e LAS, nas amostras dos mástiques asfálticos e o CAP puro. Os resultados indicam que a incorporação do resíduo de cascalho no ligante, aumenta a viscosidade e o módulo complexo, porém, reduz a resistência ao dano. Portanto, o comportamento do mástique asfáltico a partir da incorporação do resíduo de cascalho, apresenta uma menor susceptibilidade a variação térmica, e consequentemente, uma tendência ao aumento na resistência à deformação permanente, entretanto, apresenta uma menor vida de fadiga. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo do comportamento do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho de poços de perfuração de petróleo. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract Among the challenges of designing a floor that performs well, the choice of materials is one of the most important points, and in addition, understanding the interaction of these materials. Among the components of the pavement, the filer presents important interactions with the binder, which is the formation of asphalt mastic, which reflects on the properties of asphalt mixtures. One of the materials that has been studied as a possibility to be used as filer in asphalt mixtures, is the cuttings from oil well drilling activities. The present work seeks to understand the rheological behavior of asphalt mastic based on the addition of gravel from drilling wells. For this, the formation of asphalt mastics was carried out in three filer / CAP proportions established by the bibliography, which are 38% of gravel residue, 19% of gravel residue + 19% of lime, and 38% of lime. Finally, rheological tests of rotational viscosity, performance grade (PG), MSCR and LAS were performed on samples of asphalt mastics and pure CAP. The results indicate that the incorporation of the gravel residue in the binder, increases the viscosity and the complex module, however, reduces the damage resistance. Therefore, the behavior of the asphalt mastic from the incorporation of the gravel residue, presents a lower susceptibility to thermal variation, and consequently, a tendency to increase in the resistance to permanent deformation, however, it presents a shorter fatigue life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23716
dc.date.accessioned 2022-02-24T12:16:34Z
dc.date.available 2022-02-24
dc.date.available 2022-02-24T12:16:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mástique asfáltico pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Cascalho de poços de perfuração de petróleo pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Reologia de ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Resíduo de cascalho pt_BR
dc.subject Varredura de amplitude linear pt_BR
dc.subject Viscosidade rotacional pt_BR
dc.subject Asphalt mastic pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Gravel from oil drilling wells pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Asphalt binders pt_BR
dc.subject Rheology of asphalt binders pt_BR
dc.subject Gravel residue pt_BR
dc.subject Linear Amplitude Sweep pt_BR
dc.subject Rotational viscosity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Vinícius Medeiros de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the behavior of asphalt mastic from the addition of gravel from oil drilling wells. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Vinícius Medeiros de. Estudo do comportamento do mástique asfáltico a partir da adição de cascalho de poços de perfuração de petróleo. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23716 pt_BR


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