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Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.

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dc.creator.ID SANTOS, K. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4161759470328746 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, José Deomar de Souza.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, J. D. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4746998969781203 pt_BR
dc.contributor.referee1 FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.contributor.referee2 LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos.
dc.description.resumo Os docentes enfrentam diversas dificuldades, como também mudanças na busca de aprendizagens significativas por parte dos discentes. No contexto da pandemia do COVID-19 as dificuldades aumentaram, sendo adotado pelos professores o ensino remoto como estratégia pedagógica para que os discentes continuassem a ter acesso à educação. Neste aspecto, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer as perspectivas e percepções acerca do ensino remoto dos docentes de Ciências do Ensino Fundamental II na cidade de Cajazeiras-PB. Foram realizadas entrevistas, com seis docentes do componente curricular Ciências Naturais atuantes na Rede Pública Municipal de Ensino de Cajazeiras, através do Google Meet com utilização de questionário semiestruturado. Para a interpretação do material coletado foi adotada a técnica da análise de conteúdo. As docentes entrevistadas têm entre 10 e 25 anos de atuação no ensino de Ciências. Nas aulas presenciais os recursos citados como maior utilização foram livro didático, projetor de slides, e quadro branco, quanto à participação dos discentes nas aulas as docentes consideraram satisfatória, e tiveram bom aproveitamento. No ensino remoto predomina o uso do Google Meet, YouTube, Google forms, WhattsApp, já o aproveitamento tornou-se regular devido a falta de apoio familiar e falta de acesso a internet com velocidade satisfatória para acompanhar as aulas e atividades. Conforme relato das entrevistadas, o ensino remoto sobrecarregou as demandas de trabalho docente, que mesmo com uso das tecnologias mantém o método tradicional de ensino. Destaca-se a necessidade da oferta de cursos de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, na busca de melhorar o desempenho docente, bem como maior qualidade no processo ensino-aprendizagem em situações extraordinárias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-04
dc.description.abstract Educators face a number of difficulties, such as changes in the search for significant learning on the part of students. In the context of the COVID-19 pandemic, the difficulties increased and educators needed to adopt remote teaching so that students could continue having access to an education. The aim of the present study was to investigate the perspectives and perceptions of high school science teachers regarding remote teaching in the city of Cajazeiras, state of Paraíba, Brazil. Interviews were held with six educators of natural sciences working in the municipal public school system through Google Meet. Data were collected with the aid of a questionnaire. Content analysis was employed for the interpretation of the material collected. The educators had between 10 and 25 years of experience in teaching science. During in-person classes, the resources most cited were textbooks, slide projectors and white board. The educators considered the participation of the students satisfactory, with a good performance level. During remote teaching, the use of Google Meet, YouTube, Google Forms and WhatsApp predominated, with performances only considered fair due to the lack of family support and a lack of access to the internet with satisfactory speed to follow the classes and activities. The interviewees reported that remote teaching increased the demands of the job and that they maintained the traditional teaching method even with the use of technologies. The findings underscore the need to offer continued education courses addressing the use of digital information and communication technologies to improve the performance of teachers and enhance the quality of the teaching and learning process in extraordinary situations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23724
dc.date.accessioned 2022-02-24T14:10:59Z
dc.date.available 2022-02-24
dc.date.available 2022-02-24T14:10:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Aulas online pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Educação na pandemia pt_BR
dc.subject remote teaching pt_BR
dc.subject Science pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject online classes pt_BR
dc.subject technologies pt_BR
dc.subject Education in the pandemic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remote teaching: perspectives and perceptions of science teachers from the Municipal Education Network of Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva. Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


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