DSpace/Manakin Repository

Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2403950445314095 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Geranilde Silva e.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, G. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3118237950456062 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.referee2 BARRETO, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Este trabalho desenvolveu-se com o objetivo de investigar a formação leitora dos alunos do 9º ano e, mais especificamente, elaborar um Caderno de Oficina que auxilie os professores do Ensino Fundamental II no trabalho com essa formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em turmas do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel, em Juazeiro do Norte CE. O aparato teórico teve como base as contribuições de BAMBERGER (1986), CALVINO (2007), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MORAIS (1996), MANGUEL (1997), MAIA (2007), MARTINS (2000), PINHEIRO (2001), dentre outros. A análise dos dados confirmou a hipótese de que a prática de leitura para a formação de bons leitores não deve se restringir apenas à leitura dos textos disponíveis no livro didático, adaptados e/ou fragmentados, ou àquelas literaturas disponibilizadas e cobradas pelo currículo escolar, mas deve expandir-se para a leitura de textos literários na íntegra, como os da literatura infanto-juvenil e de outros livros que agradem o público em questão. Desse modo, concluiu-se que a elaboração de uma proposta de trabalho com a leitura de forma descontraída e lúdica pode despertar o gosto pela leitura, provocar mudanças humanas fundamentais à formação cidadã e que o papel do professor como mediador nesse processo é de fundamental importância. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2017-01-21
dc.description.abstract This work was developed with the objective of investigating the reading formation of the 9th grade students and, more specifically, elaborating a Workshop Book that will assist elementary school teachers in the work with this training. For that, a field research was carried out in the 9th grade classes of the state public school of Elementary and Middle School Presidente Geisel. The theoretical apparatus was based on the contributions made by BAMBERGER (1986), CALVINO (2007), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MORORES (1996), MANGUEL (1997), MARTINS (2000), PINHEIRO (2001), among others. The analysis of the data confirmed the hypothesis that the practice of reading for the formation of good readers should not be restricted to reading the texts available in the textbook, adapted and / or fragmented, or to those literatures made available and collected by the school curriculum, but Should expand to the reading of literary texts in full, such as those of children's literature and other books that please the public in question. Thus, it was concluded that the preparation of a work proposal with reading in a relaxed and playful way can arouse the taste for reading, bring about fundamental human changes to the citizen's formation and that the role of the teacher as mediator in this process is of fundamental importance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23725
dc.date.accessioned 2022-02-24T14:19:59Z
dc.date.available 2022-02-25
dc.date.available 2022-02-24T14:19:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação do leitor pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Intertextualidade pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Elementary school - reading pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Intertextuality pt_BR
dc.subject Literary text pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Erdenia Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ugly Raimundo in the magical and wonderful never-ending land: a proposal to mediate the reading of the literary text in Elementary School II. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Erdenia Alves. Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. 2019. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta