dc.creator.ID |
ARRUDA, A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0086964961356395 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVANI, Carina. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVANI, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
|
dc.contributor.advisor2Lattes |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
|
dc.contributor.referee1 |
AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de. |
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dc.contributor.referee2 |
MELO NETO, Osires de Medeiros. |
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dc.contributor.referee3 |
ALBUQUERQUE, Tairone. |
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dc.description.resumo |
Os pavimentos são parte integrante do desenvolvimento das regiões, garantindo
infraestrutura e conexões entre as áreas mais remotas. Sendo os mais utilizados, os
pavimentos flexíveis possuem vida útil de até 10 anos, desde que sejam feitas
manutenções períodicas. Na busca por manter a qualidade e durabilidade do pavimento,
algumas técnicas, como a utilização de ligantes modificados, para adiar a ocorrência de
defeitos, como as trincas por fadiga. Os principais fatores intervenientes à vida de fadiga
do pavimento são o ligante asfáltico, as propriedades dos agregados e o foco deste estudo:
as variações de frequência e temperatura. Para tal, foi realizada a caracterização mecânica
da mistura seguida pelo ensaio de vida de fadiga, considerando a variação de temperatura
e frequência. Após esta análise, foi possível observar que os pavimentos se comportam
de maneiras distintas quando expostos a frequências ou temperaturas diferentes. Quando
expostas a altos valores de frequência, da ordem de 30 Hz, as misturas apresentaram
menor vida de fadiga. Observou-se também que o pavimento, quando submetido a
maiores temperaturas, apresentou menor rigidez e maior deformação, necessitando de
menor número de aplicações de carga para atingir a condição de ruptura. A menores
temperaturas, da ordem de 10°C, observou-se que a rigidez influenciou no aumento do
número de aplicações necessárias para atingir a ruptura, indicando maior resistência da
mistura à fadiga. No entanto, a rigidez proveniente do ligante asfáltico e transmitida à
mistura asfáltica completa causou diferentes tipos de ruptura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Análise do fenômeno fadiga em diferentes condições de frequência e temperatura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
The pavements are an integral part of the development of the regions, ensuring
infrastructure and connections between the most remote areas. Being the most used,
flexible pavements have a useful life of up to 10 years, provided that periodic maintenance
is carried out. In the search for maintaining the quality and durability of the pavement,
there are some techniques, such as the use of modified binders, to delay the occurrence
of defects, like fatigue cracks. The main factors intervening in the fatigue life of the
pavement are the asphalt binder, the properties of the aggregates and the focus of this
study: frequency and temperature variations. To this end, the mechanical characterization
of the mixture was performed, followed by the fatigue life test, considering the variation
in temperature and frequency. After this analysis, it was possible to observe that
pavements behave in different ways when exposed to different frequencies or
temperatures. When exposed to high frequency values (30 Hz), the mixtures had a shorter
fatigue life. It was also observed that the pavement, when subjected to higher
temperatures, presented lower stiffness and greater deformation, requiring fewer load
applications to reach the failure condition. At lower temperatures (10ºC), it was observed
that stiffness influenced the increase in the number of applications necessary to reach
rupture, indicating greater resistance of the mixture to fatigue. However, the stiffness
from the asphalt binder and transmitted to the complete asphalt mixture caused different
types of rupture. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23726 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-24T17:19:46Z |
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dc.date.available |
2022-02-24 |
|
dc.date.available |
2022-02-24T17:19:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentos flexíveis |
pt_BR |
dc.subject |
Fadiga - pavimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Vida de fadiga |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentos asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Temperatura - pavimentos asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Patologias das misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Fadiga em revestimentos asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Revestimentos asfálticos - fadiga |
pt_BR |
dc.subject |
Degradação por fadiga - pavimentos asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Influência da temperatura - fadiga em pavimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Flexible floors |
pt_BR |
dc.subject |
Fatigue - floors |
pt_BR |
dc.subject |
Fatigue life |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt pavements |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Temperature - asphalt pavements |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Pathologies of asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Fatigue in asphalt coatings |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt coatings - fatigue |
pt_BR |
dc.subject |
Fatigue degradation - asphalt pavements |
pt_BR |
dc.subject |
Temperature influence - pavement fatigue |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARRUDA, Amanda Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Suitability and modeling of sustainable urban drainage systems from the perspective of precarious settlements. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARRUDA, Amanda Mendes. Adequabilidade e modelagem de sistemas de drenagem urbana sustentável na perspectiva do assentamento precário. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23726 |
pt_BR |