DSpace/Manakin Repository

Análise do fenômeno fadiga em diferentes condições de frequência e temperatura.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARRUDA, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0086964961356395 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1ID SILVANI, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2Lattes MENDONÇA, A. M. G. D.
dc.contributor.referee1 AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de.
dc.contributor.referee2 MELO NETO, Osires de Medeiros.
dc.contributor.referee3 ALBUQUERQUE, Tairone.
dc.description.resumo Os pavimentos são parte integrante do desenvolvimento das regiões, garantindo infraestrutura e conexões entre as áreas mais remotas. Sendo os mais utilizados, os pavimentos flexíveis possuem vida útil de até 10 anos, desde que sejam feitas manutenções períodicas. Na busca por manter a qualidade e durabilidade do pavimento, algumas técnicas, como a utilização de ligantes modificados, para adiar a ocorrência de defeitos, como as trincas por fadiga. Os principais fatores intervenientes à vida de fadiga do pavimento são o ligante asfáltico, as propriedades dos agregados e o foco deste estudo: as variações de frequência e temperatura. Para tal, foi realizada a caracterização mecânica da mistura seguida pelo ensaio de vida de fadiga, considerando a variação de temperatura e frequência. Após esta análise, foi possível observar que os pavimentos se comportam de maneiras distintas quando expostos a frequências ou temperaturas diferentes. Quando expostas a altos valores de frequência, da ordem de 30 Hz, as misturas apresentaram menor vida de fadiga. Observou-se também que o pavimento, quando submetido a maiores temperaturas, apresentou menor rigidez e maior deformação, necessitando de menor número de aplicações de carga para atingir a condição de ruptura. A menores temperaturas, da ordem de 10°C, observou-se que a rigidez influenciou no aumento do número de aplicações necessárias para atingir a ruptura, indicando maior resistência da mistura à fadiga. No entanto, a rigidez proveniente do ligante asfáltico e transmitida à mistura asfáltica completa causou diferentes tipos de ruptura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Análise do fenômeno fadiga em diferentes condições de frequência e temperatura. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract The pavements are an integral part of the development of the regions, ensuring infrastructure and connections between the most remote areas. Being the most used, flexible pavements have a useful life of up to 10 years, provided that periodic maintenance is carried out. In the search for maintaining the quality and durability of the pavement, there are some techniques, such as the use of modified binders, to delay the occurrence of defects, like fatigue cracks. The main factors intervening in the fatigue life of the pavement are the asphalt binder, the properties of the aggregates and the focus of this study: frequency and temperature variations. To this end, the mechanical characterization of the mixture was performed, followed by the fatigue life test, considering the variation in temperature and frequency. After this analysis, it was possible to observe that pavements behave in different ways when exposed to different frequencies or temperatures. When exposed to high frequency values (30 Hz), the mixtures had a shorter fatigue life. It was also observed that the pavement, when subjected to higher temperatures, presented lower stiffness and greater deformation, requiring fewer load applications to reach the failure condition. At lower temperatures (10ºC), it was observed that stiffness influenced the increase in the number of applications necessary to reach rupture, indicating greater resistance of the mixture to fatigue. However, the stiffness from the asphalt binder and transmitted to the complete asphalt mixture caused different types of rupture. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23726
dc.date.accessioned 2022-02-24T17:19:46Z
dc.date.available 2022-02-24
dc.date.available 2022-02-24T17:19:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Pavimentos flexíveis pt_BR
dc.subject Fadiga - pavimentos pt_BR
dc.subject Vida de fadiga pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Pavimentos asfálticos pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Temperatura - pavimentos asfálticos pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Patologias das misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Fadiga em revestimentos asfálticos pt_BR
dc.subject Revestimentos asfálticos - fadiga pt_BR
dc.subject Degradação por fadiga - pavimentos asfálticos pt_BR
dc.subject Influência da temperatura - fadiga em pavimentos pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Flexible floors pt_BR
dc.subject Fatigue - floors pt_BR
dc.subject Fatigue life pt_BR
dc.subject Asphalt binders pt_BR
dc.subject Asphalt pavements pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Temperature - asphalt pavements pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Pathologies of asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Fatigue in asphalt coatings pt_BR
dc.subject Asphalt coatings - fatigue pt_BR
dc.subject Fatigue degradation - asphalt pavements pt_BR
dc.subject Temperature influence - pavement fatigue pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARRUDA, Amanda Mendes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Suitability and modeling of sustainable urban drainage systems from the perspective of precarious settlements. pt_BR
dc.identifier.citation ARRUDA, Amanda Mendes. Adequabilidade e modelagem de sistemas de drenagem urbana sustentável na perspectiva do assentamento precário. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23726 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta