dc.creator.ID |
NUNES, A. T. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, A. E. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
CARVALHO, Jeovanesa Régis. |
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dc.contributor.advisor-co1ID |
CARVALHO, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8327628358298810 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVANI, Carina. |
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dc.contributor.referee1ID |
SILVANI, C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Talita Miranda de. |
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dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, T. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O meio ambiente se encontra cada vez mais desgastado pelas atividades humanas em todos os
setores, não sendo diferente no setor da pavimentação que não apenas faz a retirada de materiais
do meio para produção das misturas, como também, produz gases nocivos à saúde humana com
as altas temperaturas de usinagem e compactação. Nesta perspectiva, observa-se que o ramo da
construção civil, mais específicamente no setor da pavimentação, vem buscando meios de
minimizar os desperdícios e danos causados a natureza, produzindo misturas asfálticas que se
tornem mais sustentáveis e menos agressíveis, reaproveitando detritos provenientes de antigos
revestimentos e misturas menos nocivas, à exemplo das MAMs (Misturas Asfálticas Mornas),
objetos de estudo deste trabalho. Assim, objetiva-se reduzir a retirada de material virgem da
natureza, sendo a intenção desta pesquisa utilizar o material reciclado de pavimentos antigos,
denominado de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), como fração da composição da nova
mistura, de forma que altere propriedades reológicas, e, por consequência diminuir a
temperatura de mistura e compactação do revestimento asfáltico, reduzindo a emissão de gasesestufa,
mantendo as propriedades reológicas e físicas necessárias para a camada superior do
pavimento. Buscando melhorar a trabalhabilidade do ligante asfáltico, CAP 50/70, adicionouse
a mistura um aditivo redutor de viscosidade que modifique a mistura sem alterar
características mecânicas. Com esta finalidade, optou-se pelo óleo de girassol, que é
proveniente de uma oleaginosa bastante produzida e comercializada não só em território
nacional, mas em todo o mundo. Este, foi adicionado ao ligante asfáltico em um teor de 2%, de
acordo com estudos preliminares. No primeiro momento, efetuaram-se os ensaios de
penetração, viscosidade rotacional e ponto de amolecimento, antes e depois do procedimento
de RTFO (Rolling Thin-Film Oven) para caracterizar o ligante asfáltico com e sem aditivo.
Adotou-se a metodologia SUPERPAVE (Super Performing Asphalt Pavements), na qual os
ensaios mecânicos utilizados foram Resistência à Tração, Módulo de Resiliência e Lottman
Modificado. Sendo assim, obtiveram-se resultados satisfatórios do uso do óleo de girassol como
modificador de viscosidade, apresentando redução de temperatura, o que resulta no aumento da
lubricidade do material que melhora a trabalhabilidade da mistura, contudo o valor obtido não
configura uma MAM. No âmbito da incorporação do material reciclado, obteve-se resultados
promissores de resistência a tração e módulo de resiliência, em que as misturas ensaiadas
apresentam maior resistência as solicitações de tração e de deformação permanente, devido a
maior rigidez ocasionada pelo material envelhecido do RAP, enquanto na análise do dano por
umidade induzida, a presença dos teores de 50% e 70% de RAP dificultaram a aglutinação da mistura, não alcançando o valor regido por norma, porém a incorporação de valores menores
alcançou o esperado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Avaliacão de óleo de girassol como aditivo de MAM visando a incorporação de elevadas quantidades de material fresado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
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dc.description.abstract |
The environment is increasingly eroded by human activities in all sectors, being no different in
the paving sector, which not only removes materials from the production environment for
mixtures, but also produces gases harmful to human health with the high machining and
compaction temperatures. In this perspective, it is observed that the civil construction industry,
more specifically in the paving sector, has been seeking ways to minimize waste and damage
to nature, producing asphalt mixtures that become more sustainable and less aggressive, reusing
debris from old coatings and less harmful mixtures, such as MAMs (Warm Asphaltic Mixtures),
objects of study in this work. Thus, the objective is to reduce the removal of virgin material
from nature, and the intention of this research is to use recycled material from old pavements,
called RAP, as a fraction of the composition of the new mixture, in order to change rheological
properties, and, consequently, decrease the mixing temperature and compaction of the asphalt
coating. the emission of greenhouse gases, maintaining as rheological properties and necessary
for the upper layer of the pavement. Seeking to improve the workability of the asphalt binder,
CAP 50/70, a viscosity reducing additive that modifies the mixture without altering mechanical
characteristics was added to the mixture. For this purpose, we opted for sunflower oil, which
comes from an oilseed that is widely produced and marketed not only in the national territory,
but throughout the world. This was added to the asphalt binder at a content of 2%, according to
preliminary studies. At first, penetration, rotational viscosity and softening point tests were
performed, before and after the RTFO (Rolling Thin-Film Oven) procedure to characterize the
asphalt binder with and without additive. The SUPERPAVE (Super Performing Asphalt
Pavements) methodology was adopted, in which the mechanical tests used were Tensile
Strength, Resilience Module and Modified Lottman. Therefore, satisfactory results were
obtained from the use of sunflower oil as a viscosity modifier, with a reduction in temperature,
which results in an increase in the lubricity of the material, which improves the workability of
the mixture, however, the value obtained does not constitute a MAM. Within the scope of the
incorporation of recycled material, promising results were obtained in terms of tensile strength
and resilience modulus, in which the tested mixtures present greater resistance to traction and
permanent deformation demands, due to the greater rigidity caused by the aged material of
RAP, while in the analysis of damage caused by induced moisture, the presence of 50% and
70% RAP contents hindered the agglutination of the mixture, not reaching the value ruled by
the norm, but the incorporation of lower values reached the expected value. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23729 |
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dc.date.accessioned |
2022-02-24T17:42:55Z |
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dc.date.available |
2022-02-24 |
|
dc.date.available |
2022-02-24T17:42:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Mistura asfáltica morna |
pt_BR |
dc.subject |
Material fresado - misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo de girassol - mistura asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Aditivo redutor de viscosidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Tipos de pavimento |
pt_BR |
dc.subject |
Granulometria dos agregados |
pt_BR |
dc.subject |
Cimento asfáltico de petróleo 50/70 |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaios de caracterização mecânica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de módulo de resiliência |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de resistência à tração indireta por compressão diametral |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de Lottman Modificado |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Warm asphalt mix |
pt_BR |
dc.subject |
Milled material - asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Sunflower oil - asphalt mix |
pt_BR |
dc.subject |
Viscosity reducing additive |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Types of pavement |
pt_BR |
dc.subject |
Aggregate granulometry |
pt_BR |
dc.subject |
Petroleum asphalt cement 50/70 |
pt_BR |
dc.subject |
Mechanical characterization tests |
pt_BR |
dc.subject |
Resilience module test |
pt_BR |
dc.subject |
Indirect tensile strength test by diametral compression |
pt_BR |
dc.subject |
Modified Lottman Assay |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Aluska Thayuanne Rocha. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of sunflower oil as a MAM additive aiming at the incorporation of high amounts of milled material. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Aluska Thayuanne Rocha. Avaliacão de óleo de girassol como aditivo de MAM visando a incorporação de elevadas quantidades de material fresado. 2021. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23729 |
pt_BR |