dc.creator.ID |
PONTES, J. B. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3575526842254956 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
HAGUETTE, André |
|
dc.contributor.advisor1ID |
HAGUETTE, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objetivo analisar, dentro do contexto sócio-político-religioso da época, as condições que permitiram a eclosão do movimento social protagonizado
por Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro. Entendendo ser o discurso messiânico uma das -formas possíveis de expressão dos movimentos sociais nos modos de produção pré-capitalistas, pretende-se mostrar que Antônio Conselheiro, em sua luta contra a dominação sócio-política do latifúndio, recorreu a sua memória religiosa e encontrou, a partir das experiências de vida comunitária dos primeiros cristãos, o paradigma de organização social que serviu de sucedâneo ideal à estrutura social vigente Dentro dessa compreensão, a comunidade de Canudos é entendida como a
contraproposta dos oprimidos social e politicamente á forma de organização social opressora. Para a consecução dos objetivos propostos, -foram desenvolvidos
três capítulos. No primeiro, é -feita uma contextualização de alguns movimentos messiânicos ocorridos em diferentes contextos sócio-históricos. Nesse capítulo, pretende-se estabelecer as pre-condicões para a eclosão dos movimentos messiânicos. No segundo capítulo, é -feita uma retrospectiva histórica da trajetória de Antônio Conselheiro
desde sua saída do Ceará, sua peregrinação pelos sertões nordestinos, seus referenciais ideológicos, a formação da comunidade de Canudos e as causas que levaram à sua destruição. Finalmente, no terceiro capítulo, -faz-se uma discussão sobre os limites explicativos das diferentes vertentes teóricas 0 trabalho termina concluindo que. a) Canudos -foi uma tentativa de reiver nos sertões nordestinos os momentos áureos do cristianismo primitivo, b) Sua organização socioeconómica, na medida em que se -firma como antítese às estruturas sócio-políticas vigentes, entrou em rota de colisão com
a sociedade hegemônica, sendo por esse motivo esmagada c) O sebastianismo não inspirou Antônio Conselheiro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.title |
Canudos: messianismo e conflito social. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1992-08 |
|
dc.description.abstract |
The present work has the objective of analysing, within the religious-socio-political context of that epoch, the conditions that permited the emergence o-f the social movement protagonized by Antonio Vicente Mendes Maciel, Antonio Conselheiro. Understandi ng that the messianic discourse is one o-f the possible forms of expression of social movements within precapitalist modes of production, the work intends to show that Antonio Conselheiro, ín his struggle against the socioeconomic domination of the "Latifúndio", returned to nis religious memory and found (discovered), through experiences
of communitarían life of the first christians, the paradigm of social organization that served as a substituting ideal ímodel) of the existent social structure. Within that
comprehension, the "Canudos" community is understood as a social and politicai counterproposal of the oppressed to oppressive social organization. To realize the proposed objectives, three chapters were written. In the first, a diagnostic was made of some messianic movements that occured in diverse socio-historic contexts. In that chapter, ít was intended to establish the preconditions for the floreshing of messianic movements. In the second chapter, a historie retrospective of the trajectory of Antonio Conselheiro was established since his departure from Ceara, his pilgrimage to northeastern "sertões" (drylands), his ideological background, the creation o-f
the Canudos community and the causes that led to íts destruction Finally, ín the trhird chapter there is a discussion of the diverse theoretical approaches to that issue. The work concludes that. a) Canudos was an attemp to relive ín the northeastern drylands the highlights of primitive christiandom, b) 1ts socio-economic organization, to the extend that emerged as an antithesis to existent socio-politicalal structure, collided with the hegemome society, which led to its destruction and c) the "Sebastianismo" did not inspire Antonio Conselheiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2372 |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-08T17:54:15Z |
|
dc.date.available |
2018-12-08 |
|
dc.date.available |
2018-12-08T17:54:15Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Canudos - Bahia |
pt_BR |
dc.subject |
Messianismo |
pt_BR |
dc.subject |
Conflitos Social |
pt_BR |
dc.subject |
Movimentos Messiânicos |
pt_BR |
dc.subject |
História da Bahia - Canudos |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento Social de Canudos - BA |
pt_BR |
dc.subject |
Sertão da Bahia - Canudos |
pt_BR |
dc.subject |
Antônio Vicente Mendes Maciel - Canudos |
pt_BR |
dc.subject |
Antônio Conselheiro |
pt_BR |
dc.subject |
Messianic Movements |
pt_BR |
dc.subject |
Social Movement of Canudos - BA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PONTES, João Batista Arruda. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Canudos: messianism and social conflict. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PONTES, João Batista Arruda. Canudos: messianismo e conflito social. 1992. 251f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1992. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2372 |
pt_BR |