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Avaliação de interseção do tipo rotatória no Município de Campina Grande, utilizando software de microssimulação.

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dc.creator.ID MEDEIROS, H. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2626682063200243 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, I. M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2003009506775932 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTA CRUZ, Walter.
dc.contributor.referee1ID SANTA CRUZ, W. pt_BR
dc.contributor.referee2 MEIRA, Leonardo Herszon.
dc.contributor.referee2ID MEIRA, L. H. pt_BR
dc.contributor.referee3 BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes.
dc.contributor.referee3ID BRAGA, I. Y. L. G. pt_BR
dc.description.resumo As rotatórias surgiram como ótimas soluções para os problemas de tráfego de grandes centros urbanos com a melhoria na segurança, pois aumenta a capacidade da interseção e diminui o tempo de espera, porém uma interseção mal projetada pode interferir nesses aspectos. Neste trabalho objetivou analisar a operacionalidade e eficiência de uma rotatória do município de Campina Grande-PB no que tange o nível de serviço e atraso. Para análise dessa interseção foi construída matriz de origem-destino escolhendo o horário e dois dias da semana considerados com maior fluxo, os dados foram coletados a partir de uma gravação com celular e um tripé divididos em quatro vídeos de 15 minutos. O software utilizado para microssimulação foi o PTV Vissim (Traffic Simulation Software) e optou por utilizar os modelos Wiedemann 74 e o 99 para a partir dos resultados obtidos definir o modelo com melhor representatividade, usando a quantidade de veículos contabilizados no mesmo intervalo de tempo da simulação como valor de referência para calibração, os parâmetros ajustados foram escolhidos com base na literatura. A determinação do gap crítico foi realizada com a coleta de dados na via com maior volume de modo a obter o maior número de brechas aceitas e rejeitadas. Com essas brechas calculou-se a crítica pelos métodos determinísticos de Raff e Wu e com o método usando a simulação determinou-se outro gap crítico utilizado nesse trabalho. A partir da construção da matriz de origem-destino determinou que a segunda-feira possui o maior fluxo de tráfego. Para simulação calibrada com o modelo Wiedemann 74, obteve-se um erro médio de 14,4%, com relação a quantidade de veículos e para calibração com Wiedemann 99 pôde-se obter um erro de apenas 11,8%. Os métodos determinísticos não mostraram eficácia e precisão na determinação do gap crítico, sendo o método com uso de simulador mais efetivo ao fornecer a brecha 2,5s, constatando que os motoristas da cidade são mais agressivos nas interseções quando comparada a outras regiões. Ao avaliar a simulação com funcionamento das rotatórias em três casos distintos determinou-se que ela opera com nível de serviço B e caso em que se tem prioridade das vias principais e semáforos instalados nas mesmas fornece o melhor nível de serviço. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Avaliação de interseção do tipo rotatória no Município de Campina Grande, utilizando software de microssimulação. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract Roundabouts emerged as great solutions to solve traffic congestions in large urban centers. This solution improves traffic safety and security once it increases the intersection capacity and reduces waiting time. However, poorly designed intersections can interfere in these aspects. This research aims to analyze the operational capability and efficiency of a roundabout located in the city of Campina Grande. The study focuses mainly on the critical delay and service level of the roundabout. In order to evaluate this intersection, we build an origin-destination matrix based on the hour and day of the highest traffic flow. Data were collected using a tripod and a cellphone recording, divided into four videos of 15 minutes each. For microsimulation, we used the Vissim software and Wiedmann 74 and 99 models. From the results obtained through microsimulation, we choose the most representative model by using the number of vehicles counted at the same time-lapse as a calibration parameter. Adjusted parameters were selected based on the literature. The critical gap was selected based on data collected from the road with the most significant traffic volume in order to obtain the biggest number of accepted and rejected gaps. Besides, the critical gap was calculated using the Raff and Wu deterministic methods, while the simulation method was used to calculate other gap used in this study. According to the results obtained with the origin-destination matrix, Monday is the weekday that presents the highest traffic flow. Using the Wiedemann 74 model, the average error regarding vehicles number was 14,4%, while using the Wiedmann 99 model, the average error was only 11,8%. The deterministic methods did not show effectiveness and accuracy to determine the critical gap. Whereas, the simulation method was effective because it calculated a gap of 2.5 seconds, which means that drivers in Campina Grande are more aggressive in intersections if compared to other cities. After evaluating the simulation results into three different cases, we found that the roundabout operates at a service level B. Cases that provide the greatest service level are the ones that prioritize the main road and semaphores installed in it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23733
dc.date.accessioned 2022-02-24T19:10:46Z
dc.date.available 2022-02-24
dc.date.available 2022-02-24T19:10:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Engenharia de tráfego pt_BR
dc.subject Trânsito - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Software de microssimulação pt_BR
dc.subject Microssimulação de trânsito pt_BR
dc.subject Tráfego - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Rotatória pt_BR
dc.subject Software PTV Vissim pt_BR
dc.subject PTV Vissim - Software pt_BR
dc.subject Traffic Simulation Software pt_BR
dc.subject Modelos de Wiedemann pt_BR
dc.subject Métodos determinísticos de Raff e Wu pt_BR
dc.subject Gap crítico pt_BR
dc.subject Interseções pt_BR
dc.subject Simulação de trânsito pt_BR
dc.subject Simulação de tráfego pt_BR
dc.subject Traffic engineering pt_BR
dc.subject Traffic - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Microsimulation software pt_BR
dc.subject Traffic microsimulation pt_BR
dc.subject Traffic - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Roundabout pt_BR
dc.subject Vissim PTV Software pt_BR
dc.subject PTV Vissim - Software pt_BR
dc.subject Traffic Simulation Software pt_BR
dc.subject Wiedemann models pt_BR
dc.subject Deterministic methods by Raff and Wu pt_BR
dc.subject Critical gap pt_BR
dc.subject Intersections pt_BR
dc.subject Traffic simulation pt_BR
dc.subject Traffic simulation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Hamilton Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of a roundabout intersection in the city of Campina Grande, using microsimulation software. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Hamilton Martins de. Avaliação de interseção do tipo rotatória no Município de Campina Grande, utilizando software de microssimulação. 2021. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23733 pt_BR


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