dc.creator.ID |
MEDEIROS, H. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2626682063200243 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Izabelle Marie Trindade. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, I. M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2003009506775932 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTA CRUZ, Walter. |
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dc.contributor.referee1ID |
SANTA CRUZ, W. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEIRA, Leonardo Herszon. |
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dc.contributor.referee2ID |
MEIRA, L. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes. |
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dc.contributor.referee3ID |
BRAGA, I. Y. L. G. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As rotatórias surgiram como ótimas soluções para os problemas de tráfego de grandes centros
urbanos com a melhoria na segurança, pois aumenta a capacidade da interseção e diminui o
tempo de espera, porém uma interseção mal projetada pode interferir nesses aspectos. Neste
trabalho objetivou analisar a operacionalidade e eficiência de uma rotatória do município de
Campina Grande-PB no que tange o nível de serviço e atraso. Para análise dessa interseção foi
construída matriz de origem-destino escolhendo o horário e dois dias da semana considerados
com maior fluxo, os dados foram coletados a partir de uma gravação com celular e um tripé
divididos em quatro vídeos de 15 minutos. O software utilizado para microssimulação foi o
PTV Vissim (Traffic Simulation Software) e optou por utilizar os modelos Wiedemann 74 e o
99 para a partir dos resultados obtidos definir o modelo com melhor representatividade, usando
a quantidade de veículos contabilizados no mesmo intervalo de tempo da simulação como valor
de referência para calibração, os parâmetros ajustados foram escolhidos com base na literatura.
A determinação do gap crítico foi realizada com a coleta de dados na via com maior volume de
modo a obter o maior número de brechas aceitas e rejeitadas. Com essas brechas calculou-se a
crítica pelos métodos determinísticos de Raff e Wu e com o método usando a simulação
determinou-se outro gap crítico utilizado nesse trabalho. A partir da construção da matriz de
origem-destino determinou que a segunda-feira possui o maior fluxo de tráfego. Para simulação
calibrada com o modelo Wiedemann 74, obteve-se um erro médio de 14,4%, com relação a
quantidade de veículos e para calibração com Wiedemann 99 pôde-se obter um erro de apenas
11,8%. Os métodos determinísticos não mostraram eficácia e precisão na determinação do gap
crítico, sendo o método com uso de simulador mais efetivo ao fornecer a brecha 2,5s,
constatando que os motoristas da cidade são mais agressivos nas interseções quando comparada
a outras regiões. Ao avaliar a simulação com funcionamento das rotatórias em três casos
distintos determinou-se que ela opera com nível de serviço B e caso em que se tem prioridade
das vias principais e semáforos instalados nas mesmas fornece o melhor nível de serviço. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação de interseção do tipo rotatória no Município de Campina Grande, utilizando software de microssimulação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
Roundabouts emerged as great solutions to solve traffic congestions in large urban centers. This
solution improves traffic safety and security once it increases the intersection capacity and
reduces waiting time. However, poorly designed intersections can interfere in these aspects.
This research aims to analyze the operational capability and efficiency of a roundabout located
in the city of Campina Grande. The study focuses mainly on the critical delay and service level
of the roundabout. In order to evaluate this intersection, we build an origin-destination matrix
based on the hour and day of the highest traffic flow. Data were collected using a tripod and a
cellphone recording, divided into four videos of 15 minutes each. For microsimulation, we used
the Vissim software and Wiedmann 74 and 99 models. From the results obtained through
microsimulation, we choose the most representative model by using the number of vehicles
counted at the same time-lapse as a calibration parameter. Adjusted parameters were selected
based on the literature. The critical gap was selected based on data collected from the road with
the most significant traffic volume in order to obtain the biggest number of accepted and
rejected gaps. Besides, the critical gap was calculated using the Raff and Wu deterministic
methods, while the simulation method was used to calculate other gap used in this study.
According to the results obtained with the origin-destination matrix, Monday is the weekday
that presents the highest traffic flow. Using the Wiedemann 74 model, the average error
regarding vehicles number was 14,4%, while using the Wiedmann 99 model, the average error
was only 11,8%. The deterministic methods did not show effectiveness and accuracy to
determine the critical gap. Whereas, the simulation method was effective because it calculated
a gap of 2.5 seconds, which means that drivers in Campina Grande are more aggressive in
intersections if compared to other cities. After evaluating the simulation results into three
different cases, we found that the roundabout operates at a service level B. Cases that provide
the greatest service level are the ones that prioritize the main road and semaphores installed in
it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23733 |
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dc.date.accessioned |
2022-02-24T19:10:46Z |
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dc.date.available |
2022-02-24 |
|
dc.date.available |
2022-02-24T19:10:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia de tráfego |
pt_BR |
dc.subject |
Trânsito - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Software de microssimulação |
pt_BR |
dc.subject |
Microssimulação de trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Tráfego - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Rotatória |
pt_BR |
dc.subject |
Software PTV Vissim |
pt_BR |
dc.subject |
PTV Vissim - Software |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic Simulation Software |
pt_BR |
dc.subject |
Modelos de Wiedemann |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos determinísticos de Raff e Wu |
pt_BR |
dc.subject |
Gap crítico |
pt_BR |
dc.subject |
Interseções |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação de trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação de tráfego |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Microsimulation software |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic microsimulation |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Roundabout |
pt_BR |
dc.subject |
Vissim PTV Software |
pt_BR |
dc.subject |
PTV Vissim - Software |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic Simulation Software |
pt_BR |
dc.subject |
Wiedemann models |
pt_BR |
dc.subject |
Deterministic methods by Raff and Wu |
pt_BR |
dc.subject |
Critical gap |
pt_BR |
dc.subject |
Intersections |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic simulation |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic simulation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Hamilton Martins de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of a roundabout intersection in the city of Campina Grande, using microsimulation software. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Hamilton Martins de. Avaliação de interseção do tipo rotatória no Município de Campina Grande, utilizando software de microssimulação. 2021. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23733 |
pt_BR |