DSpace/Manakin Repository

Estudo de redução de temperatura de misturas asfálticas e a influência da adição de cera de abelha.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FELIPE, A. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9024000987986024 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SOUSA, Talita Miranda de.
dc.contributor.advisor2ID SOUSA, T. M.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/4764328206136385
dc.description.resumo As misturas asfálticas usinadas à quente passam por um processo de aquecimento com altas temperaturas, o que ocasiona gastos energéticos elevados e emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente e aos trabalhadores expostos. Além disso, as altas temperaturas também influenciam na qualidade do ligante. Buscando amenizar esses problemas, foram desenvolvidos estudos para reduzir as temperaturas de usinagem e compactação das misturas, dando origem às misturas asfálticas mornas (MAMs), em que são desenvolvidas com uso de aditivos. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as alterações nas propriedades mecânicas de uma mistura asfáltica quando utilizada suas temperaturas de usinagem e compactação aproximadas ao obtido para uma mistura asfáltica morna com uso de 5% de cera de abelha, buscando compará-las. Utilizando o método de dosagem SUPERPAVE e as temperaturas encontradas no ensaio de Viscosidade Rotacional, foram moldados os corpos de prova para realização dos ensaios de Resistência a Tração e Módulo Resiliência. Nesse contexto, com os resultados obtidos pode-se concluir que o uso da cera de abelha, no teor de 5%, para reduzir as temperaturas de usinagem e compactação não mostrou resultados significativos quando comparados a mistura asfáltica puro na mesma faixa e variação de temperatura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo de redução de temperatura de misturas asfálticas e a influência da adição de cera de abelha. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract Hot-machined asphalt mixtures undergo a heating process at high temperatures, which causes high energy costs and harmful gas emissions to the environment and to exposed workers. Furthermore, high temperatures also influence the quality of the binder. Seeking to alleviate these problems, studies were carried out to reduce the machining and compaction temperatures of the mixtures, giving rise to warm asphalt mixtures (WMAs), in which they are developed with the use of additives. Thus, the objective of this research was to evaluate the changes in the mechanical properties of an asphalt mixture when using its approximate machining and compaction temperatures to what was obtained for a warm asphalt mixture using 5% beeswax, seeking to compare them . Using the SUPERPAVE dosing method and the temperatures found in the Rotational Viscosity test, the specimens were molded to carry out the Tensile Strength and Modulus Resilience tests. In this context, with the results obtained, it can be concluded that the use of beeswax, at 5% content, to reduce machining and compaction temperatures did not show significant results when compared to pure asphalt mixture in the same range and temperature variation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23734
dc.date.accessioned 2022-02-24T19:21:29Z
dc.date.available 2022-02-24
dc.date.available 2022-02-24T19:21:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Cera de abelha - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Temperatura em misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Redução de temperatura - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas mornas pt_BR
dc.subject Granulometria pt_BR
dc.subject Abrasão Los Angeles pt_BR
dc.subject Dosagem superpave pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Beeswax - asphalt mixes pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Asphalt binders pt_BR
dc.subject Temperature in asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Temperature reduction - asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Warm asphalt mixes pt_BR
dc.subject Granulometry pt_BR
dc.subject Abrasion Los Angeles pt_BR
dc.subject Superpave dosage pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FELIPE, Ana Cecília de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of temperature reduction of asphalt mixtures and the influence of the addition of beeswax. pt_BR
dc.identifier.citation FELIPE, Ana Cecília de Araújo. Estudo de redução de temperatura de misturas asfálticas e a influência da adição de cera de abelha. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23734 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta