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Avaliação de saída de emergência em edificações públicas educacionais. Estudo de caso: Universidade Federal de Campina Grande - PB.

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dc.creator.ID VITORINO, A. C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8284266702866337 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Andréa Carla Lima.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, A. C. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2045007192282761 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Dayse Luna.
dc.contributor.referee1ID BARBOSA, D. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOARES, Antônio Leomar Ferreira.
dc.contributor.referee2ID SOARES, A. L. F. pt_BR
dc.description.resumo A busca de concepções arquitetônicas variadas com modificações no sistema construtivo, edificações altas, grandes áreas sem compartimentação, uso de uma grande variedade de materiais combustíveis para revestimento, acabamento, divisórias e para fins decorativos podem aumentar os riscos de incêndio e causar prejuízos à vida, ao ambiente e à economia. No Brasil, esse cenário é gravado pelo aumento da densidade populacional e pela falta de planejamento urbano das cidades. Sendo assim, faz-se necessário pensar a elaboração de espaços públicos com potencial de reunião de pessoas - como instituição de ensino - de forma que o público presente tenha condições de evacuação da área em caso de sinistro, o que deve ser feito por meio de rotas de escape. A partir desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as saídas de emergência de blocos dos três setores do campus sede da Universidade Federal de Campina Grande segundo critérios estabelecidos na Norma Técnica 012/2015 do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Para tal, foi realizada a escolha de um bloco de cada setor a partir de critério preestabelecidos, a obtenção dos projetos arquitetônicos para verificação das saídas, bem como visitas in loco para detectar possíveis diferenças existentes entre os projetos e a situação real das edificações. Com a verificação realizada foi possível observar inconformidades em larguras de algumas escadas, portas e corredores, além de distâncias percorridas superiores às distâncias máximas recomendadas pela norma. Diante do quadro de falta de cumprimento normativo dos parâmetros mínimos exigidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Avaliação de saída de emergência em edificações públicas educacionais. Estudo de caso: Universidade Federal de Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract The search for varied architectural concepts with changes in the construction system, tall buildings, large areas without subdivisions, the use of a wide variety of combustible materials for coating, finishing, partitions and for decorative purposes can increase the risk of fire and cause damage to life, to the environment and economy. In Brazil, this scenario is recorded by the increase in population density and the lack of urban planning in cities. Therefore, it is necessary to think about the elaboration of public spaces with the potential to gather people - as an educational institution - so that the public present is able to evacuate the area in the event of an accident, which must be done through escape routes. From this context, the present work aimed to evaluate the emergency exits of blocks of the three sectors of the main campus of the Federal University of Campina Grande according to criteria established in Technical Standard 012/2015 of the Paraíba Military Fire Brigade. To this end, a block of each sector was chosen based on pre-established criteria, architectural projects were obtained to verify the exits, as well as on-site visits to detect possible differences between the projects and the real situation of the buildings. With the verification carried out, it was possible to observe nonconformities in the widths of some stairs, doors and corridors, in addition to distances traveled greater than the maximum distances recommended by the standard. Given the lack of regulatory compliance with the minimum parameters required. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23737
dc.date.accessioned 2022-02-24T20:05:28Z
dc.date.available 2022-02-24
dc.date.available 2022-02-24T20:05:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Edificações educacionais pt_BR
dc.subject Saída de emergência - edificações pt_BR
dc.subject Segurança contra incêndio pt_BR
dc.subject Proteção passiva pt_BR
dc.subject Norma Técnica 012/2015 pt_BR
dc.subject Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba pt_BR
dc.subject Fogo e incêndio pt_BR
dc.subject Incêndio e fogo pt_BR
dc.subject Universidade Federal de Campina Grande - PB - proteção contra incêndio pt_BR
dc.subject Biblioteca Central UFCG - saídas de emergência pt_BR
dc.subject Centro de Humanidades UFCG - saídas de emergência pt_BR
dc.subject Educational buildings pt_BR
dc.subject Emergency exit - buildings pt_BR
dc.subject Fire safety pt_BR
dc.subject Passive protection pt_BR
dc.subject Technical Standard 012/2015 pt_BR
dc.subject Paraiba Military Fire Department pt_BR
dc.subject Fire and fire pt_BR
dc.subject Federal University of Campina Grande - PB - fire protection pt_BR
dc.subject UFCG Central Library - emergency exits pt_BR
dc.subject UFCG Humanities Center - emergency exits pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VITORINO, Augusto César Meira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of emergency exits in public educational buildings. Case study: Federal University of Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation VITORINO, Augusto César Meira. Avaliação de saída de emergência em edificações públicas educacionais. Estudo de caso: Universidade Federal de Campina Grande - PB. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23737 pt_BR


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