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Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.

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dc.creator.ID FERREIRA, W. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7502147350586531 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROCHA, Diego Marceli.
dc.contributor.advisor1ID ROCHA, D. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3149875009074968 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREGOLENTE, Douglas.
dc.contributor.referee2 SILVA, João Maria da.
dc.description.resumo Desde 2016, o sistema educacional paraibano passa por uma série de modificações que buscam incorporar a dinâmica das Escolas de Tempo Integral na realidade dos alunos do Estado da Paraíba. Esse processo discute, além dos aspectos associados às mudanças estruturais das escolas, também questões relacionadas ao currículo e ao trabalho docente. Nesse cenário, e em especial, aquele associado ao Ensino de Física, buscamos analisar a influência das crenças de autoeficácia, de um grupo de professores de Física, em seu trabalho docente. Por meio de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, entrevistamos quatro professores que lecionam a respeito dos saberes físicos em Escolas de Tempo Integral no alto sertão paraibano. É importante destacar que todos os participantes da pesquisa, vivenciaram a mudança de realidade da modalidade de Ensino Regular para de Tempo Integral. O estudo demonstrou que as crenças de autoeficácia dos professores, em atuar na modalidade de Tempo Integral, têm ações sólidas no desempenho de atividades e na tomada de decisões de seus julgamentos, frente as adaptações e as diversas situações de adversidade na modalidade de Ensino de Tempo Integral. Além disso, a investigação expôs a importância da formação acadêmica, voltada às práticas docentes, a serem aplicadas nessa modalidade de ensino. Práticas que discutam a importância de métodos inovadores para formação dos discentes para que, assim, possam desenvolver as competências necessárias para os desafios do século XXI. Por fim, o estudo demonstrou a relevância das pesquisas de forma qualitativa, a partir das crenças de autoeficácia dos professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-20
dc.description.abstract Since 2016, the educational system in Paraíba has undergone a series of changes that seek to incorporate the dynamics of Full-Time Schools into the reality of students in the State of Paraíba. This process discusses, in addition to aspects associated with structural changes in schools, also issues related to the curriculum and teaching work. In this scenario, and especially that associated with Physics Teaching, we seek to analyze the influence of self-efficacy beliefs of a group of Physics teachers in their teaching work. Through a study of a qualitative nature, of the case study type, we interviewed four teachers who teach about physical knowledge in Full-Time Schools in the high sertão of Paraíba. It is important to highlight that all the research participants experienced the change in reality from the regular teaching modality to full-time. The study showed that teachers' self-efficacy beliefs, in working in the Full-Time modality, have solid actions in the performance of activities and in the decision-making of their judgments, in the face of adaptations and the various adversity situations in the Time Teaching modality. full In addition, the investigation exposed the importance of academic training, focused on teaching practices, to be applied in this teaching modality. Practices that discuss the importance of innovative methods for training students so that they can develop the necessary skills for the challenges of the 21st century. Finally, the study demonstrated the relevance of qualitative research, based on teachers' self-efficacy beliefs. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750
dc.date.accessioned 2022-02-25T13:57:30Z
dc.date.available 2022-02-25
dc.date.available 2022-02-25T13:57:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Autoeficácia pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Escola de Tempo Integral pt_BR
dc.subject Self-efficacy pt_BR
dc.subject Teaching Physics pt_BR
dc.subject Full Time School pt_BR
dc.subject Crenças - Professores de Física pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Walison Arruda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Self-efficacy beliefs of physics teachers from Alto Sertão Paraibano: an analysis of the transition from the regular teaching model to the full-time model. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Walison Arruda. Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


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