dc.contributor.advisor1 |
CASTRO, Onireves Monteiro de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CASTRO, O. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARRETO , Maria Irisdene Batista. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOARES, Luiza de Marilac Ramos. |
|
dc.description.resumo |
O estudo das categorias gramaticais e das relações existentes entre as palavras
sempre constituiu grande parte das aulas de língua portuguesa nas escolas
brasileiras. Por um lado, a morfologia como a parte da gramática que estuda o
vocábulo. Por outro, a sintaxe como a análise das combinações das palavras na
organização das frases, bem como na observação e classificação das funções
exercidas por elas. Dois campos que se complementam, porém que geram muita
dificuldade para o professor ministrá-los e para o aluno compreendê-los. Por esse
motivo, tem-se a necessidade da união desses dois campos de modo a um contribuir
para a compreensão do outro, formando o que é conhecido como morfossintaxe.
Sabendo dessas dificuldades em se trabalhar com a morfologia e a sintaxe, esta obra
veio com o intuito de oferecer um suporte que possa auxiliar professor e aluno na lida
com esses assuntos. A presente dissertação tem como objetivo contribuir para as
aulas de língua portuguesa, no tocante ao estudo da morfossintaxe do período
simples no oitavo ano do ensino fundamental. Para a criação do referido trabalho,
foram abordadas obras de autores consagrados, como AZEREDO (2000), CAMARA
JR (2007), FERRAREZI JR (2012), FRANCHI (2006), TRAVAGLIA e outros a fim de
criar um arcabouço teórico como base epistemológica. Para esse fim de ajudar no
ensino da morfossintaxe, foi criado um manual de apoio que procura oferecer
conceitos referentes à morfossintaxe e exercícios que contribuam para a construção
desse conhecimento por parte do aluno. Para a composição desse manual, foram
priorizados textos que fazem parte da realidade do aluno, como: tirinhas, piadas,
poemas, notícias de famosos, visando tornar o trabalho com elementos gramaticais
um estudo significativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Morfossintaxe do período simples: perspectiva com alunos do oitavo ano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-02-19 |
|
dc.description.abstract |
The study of grammatical categories and the relationships between words has always
constituted a large part of Portuguese language classes in Brazilian schools. On the
one hand, morphology as the part of the grammar that studies the word. On the other,
the syntax as the analysis of the combinations of words in the organization of
sentences, as well as in the observation and classification of the functions exercised
by them. Two fields that complement each other, but that generate a lot of difficulty for
the teacher to teach them and for the student to understand them. For this reason, it is
necessary to unite these two fields in order to contribute to the understanding of the
other, forming what is known as morphosyntax. Knowing these difficulties in working
with morphology and syntax, this work came with the intention of offering a support
that can help teacher and student in dealing with these subjects. The purpose of this
dissertation is to contribute to the Portuguese language classes in the study of the
morphosyntax of the simple period in the eighth year of elementary school. In order to
create such a work, works by well-known authors such as AZEREDO (2000),
CAMARA JR (2007), FERRAREZI JR (2012), FRANCHI (2006), TRAVAGLIA and
others have been approached in order to create a theoretical framework as an
epistemological basis . In order to help in the teaching of morphosyntax, a support
manual was created that seeks to offer concepts related to morphosyntax and
exercises that contribute to the construction of this knowledge by the student. For the
composition of this manual, prioritized texts that are part of the student's reality, such
as: comic strips, jokes, poems, celebrity news, aiming to make work with grammar
elements a meaningful study. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23751 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-03T12:26:27Z |
|
dc.date.available |
2022-03-03 |
|
dc.date.available |
2022-03-03T12:26:27Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Morfossintaxe |
pt_BR |
dc.subject |
Morfologia |
pt_BR |
dc.subject |
Sintaxe |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Morphosyntax |
pt_BR |
dc.subject |
Morphology |
pt_BR |
dc.subject |
Syntax |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Francisco Paulo Bezerra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Simple period morphosyntax: perspective with eighth grade students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Francisco Paulo Bezerra. Morfossintaxe do período simples: perspectiva com alunos do oitavo ano. 2017. 152p. Dissertação - (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |