dc.creator.ID |
FONSECA, M. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4238324195677625 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PINHEIRO, Maria do Socorro. |
|
dc.description.resumo |
Entendemos que o aprendizado é bem mais significativo para o aluno, quando este
participa do processo de construção do seu conhecimento. Dessa forma, não
podemos conceber um ensino-aprendizagem desvinculado desse processo e nem
mesmo pensar em métodos educacionais, dissociados hoje das tecnologias e mídias
digitais, já que esses são constitutivos da vida dos alunos. Nessa perspectiva, essa
pesquisa propõe uma reflexão em relação aos trabalhos com leitura e escrita em
sala de aula, de modo a considerar dois aspectos importantes para os alunos, que é
a demanda social contemporânea, no caso das tecnologias e mídias digitais, e o
discurso argumentativo, visto que este, apesar de ser inato ao ser humano, precisa
ser sistematizado e estudado nos bancos escolares. Para isso, a nossa pesquisa
tem como objetivo principal investigar a importância da leitura, compreensão e
produção do gênero argumentativo para as aulas de Língua Portuguesa, na
perspectiva dos multiletramentos. Ela é de caráter bibliográfico, documental
exploratória, e explicativa sob uma abordagem qualitativa, e seguirá o aporte teórico
metodológico a partir dos estudos de Rojo (2012-2013-2015); Bakhtin (2002);
Marcuschi (2008); Koch (2011); Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014); Koche (2014);
Koch e Elias (2017); Fiorin (2018); Tanzin Neto (2014), os documentos oficiais que
regem a educação brasileira, a exemplo da LDB (1996), dos PCN (1998) e do BNCC
(2017), entre outros autores. Após estudo e revisão da literatura, realizamos uma
análise da unidade 3 do Livro Didático Português Linguagens, de Cereja e Cochar
(2015), com intuito de verificar como os autores sistematizam os estudos dos
gêneros argumentativos debate regrado e artigo de opinião. Como resultado,
pudemos constatar que o livro não contempla todos os aspectos relacionados à
estrutura composicional dos gêneros em questão nem os elementos linguísticos da
argumentação. A partir da análise, apresentamos uma proposta de intervenção
destinada a professores de Língua Portuguesa dos nonos anos. Essa sugere
atividades complementares às do livro didático, a serem realizadas a partir do uso de
um ambiente virtual (o Edmodo). Com isso, esperamos que tantos docentes como
discentes possam estar inseridos em eventos de multiletramentos e possam
ressignificar o ensino de forma dinâmica e eficaz. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e produção de textos argumentativos através dos multiletramentos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-04-24 |
|
dc.description.abstract |
We understand that the learning is greatly significant for the student when this is a
participant on his knowledge construction process. Therefore, it cannot to be
considered a teaching-learning process dissociated of this procedure and not even to
think in educational methods decoupled of the digital technologies and media, as
those elements are constitutive aspects of the students’ life. In view of this, the
research proposes a reflection in relation to the activities with reading and writing in
classroom in order to consider two important aspects for the students, i.e., the
contemporary social demand in digital technologies and media, and the
argumentative discourse, since this element has to be systematized and investigated
in the school contexts, although it is innate to the human. To this end, the study has
as main objective to investigate the importance about the reading, comprehension
and production of argumentative genre for the Portuguese language classes through
the multiliteracies perspective. The research contain a bibliographic,documentary
exploratory and explicative character under a qualitative approach and it will use the
methodologic and theoretical input from the studies by Rojo (2012-2013-2015);
Bakhtim (2002); Marcuschi (2008); Koch (2011); Perelman and Olbrechts-Tyteca
(2014); Koche (2014); Koch and Elias (2017); Fiorin (2018); Tanzin Neto (2014);
among others. In addition to official documents that rules the Brazilian education, for
instance of the LDB (1996), the PCN (1998) and the BNCC (2017), among others.
Authors. After studying and revision of this literature, we conducted an analysis of the
third unit from the Textbook Portuguese Languages, by Cereja and Cochar (2015),
with the goal to check how the authors systematize the studies about the
argumentative genres, the regimented debate and opinion piece. As the result of this
research, it was observed that the book does not include all the aspects related to the
compositional structure of the genres in study, and the linguistic elements from the
argumentation. By the analysis, we present a proposal of intervention destined to the
Portuguese language teachers of the ninth-grade class. This action suggests
complementary activities those from the textbook to be developed through the use of
a virtual platform (the Edmodo). With this, we hope that teachers and students can be
inserted in multiliteracies events and so they can give a new meaning to the teaching
with a dynamic and effective way. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23753 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-03T13:14:33Z |
|
dc.date.available |
2022-03-03 |
|
dc.date.available |
2022-03-03T13:14:33Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero argumentativo |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramento |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative genre |
pt_BR |
dc.subject |
Multiliteracy |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FONSECA, Maria Gorete. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and production of argumentative texts through multiliteracies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FONSECA, Maria Gorete. Leitura e produção de textos argumentativos através dos multiletramentos. 2019. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. |
pt_BR |