dc.creator.ID |
OLIVEIRA, R. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6003574708900577 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANJOS, Kainara Lira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANJOS, K. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2288961603074693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Karla Azevedo dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, K. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Heitor de Andrade. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, H. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa analisou como a concepção arquitetônica influencia na construção da ambiência em museus interativos.
Nesse sentido, buscou compreender de que forma os elementos que compõem estes ambientes possibilitam, com a ajuda da
interatividade, promover experiências imersivas e multissensoriais aos usuários. Para isso, a base teórica e
metodológica do presente trabalho compreende o uso da interatividade nos museus, a análise do espaço arquitetônico e
a psicologia ambiental (usuário versus ambiente). A revisão de literatura abrangeu temas ligados ao universo da concepção
museológica, práticas projetuais, expografia, recursos interativos e compreensão da influência do uso destes na
percepção que o visitante tem do espaço físico modificando a experiência da visita. Para esse estudo, a análise desenvolvida
corresponde a um estudo qualitativo, resultado de diversos campos de conhecimento relacionados ao desenvolvimento de
exposições temáticas com foco na construção da experiência do visitante. Metodologicamente foram escolhidos dois estudos de caso objetivando a análise de espaços em funcionamento, foram escolhidos o Museu do Futebol em São Paulo e o Paço do Frevo localizado no Recife, com base em critérios nacionais e regionais, respectivamente. Assim sendo, após avançar na
compreensão da experiência e dos fatores que a influenciam, foram propostas recomendações para a concepção ou
adaptação de novos ambientes museológicos que se proponham a ser interativos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.title |
O papel da Arquitetura na construção da ambiência em museus interativos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23768 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-04T12:51:24Z |
|
dc.date.available |
2022-03-04 |
|
dc.date.available |
2022-03-04T12:51:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Museus interativos |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiência em museus interativos |
pt_BR |
dc.subject |
Interatividade museológica |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia do ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de museus |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do espaço arquitetônico |
pt_BR |
dc.subject |
Paço do Frevo |
pt_BR |
dc.subject |
Museu do Futebol |
pt_BR |
dc.subject |
Interactive museums |
pt_BR |
dc.subject |
Ambience in interactive museums |
pt_BR |
dc.subject |
Museological interactivity |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Museum design |
pt_BR |
dc.subject |
Architectural space analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Paço do Frevo |
pt_BR |
dc.subject |
Football Museum |
pt_BR |
dc.subject |
Musées interactifs |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiance dans les musées interactifs |
pt_BR |
dc.subject |
Interactivité muséologique |
pt_BR |
dc.subject |
Psychologie environnementale |
pt_BR |
dc.subject |
Conception de musée |
pt_BR |
dc.subject |
Analyse de l'espace architectural |
pt_BR |
dc.subject |
Paço do Frevo |
pt_BR |
dc.subject |
Musée du Football |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Renata Carlos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of Architecture in the construction of ambience in interactive museums. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Le rôle de l'architecture dans la construction de l'ambiance dans les musées interactifs. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Renata Carlos de. O papel da Arquitetura na construção da ambiência em museus interativos. 2017. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23768 |
pt_BR |
dc.description.resume |
Cette recherche a examiné les influences de la conception
architecturale dans la création d’une ambiance dans les musées
interactifs. Les éléments qui rendent ces environnements
possibles, avec l'aide de contenus interactifs, immersifs et
promouvoir des expériences multisensorielles
aux utilisateurs
ont été étudiés. Pour cela, la base théorique et méthodologique
de ce travail comprend l'utilisation de l'interactivité dans les
musées, l'analyse de l'espace architectural et de la psychologie
de l'environnement (utilisateur par rapport à l'environnement). La
revue littérature porté sur des sujets liés au mode de la
conception du musée, les pratiques projectifs, expographie, des
fonctionnalités interactives et la compréhension de l'influence de
l'utilisation de ceuxci
dans la perception que le visiteur à
l'espace physique en modifiant l'expérience de la visite. Pour
cette étude, l'analyse développée représente une étude
qualitative, le résultat des différents domaines de connaissances
liés au développement d'expositions thématiques mettant
l'accent sur la construction de l'expérience des visiteurs. Deux
études de cas visant l'analyse de l'espace en fonctionnement ont
été choisies et effectué dans le musée de football à Sao Paulo
et le Paço do Frevo situé à Recife, en fonction de critères
nationaux et régionaux, respectivement. Par conséquent, après
l'avancement de la compréhension de l'expérience et les facteurs
qui l'influencent, on a proposé des lignes directrices projectifs
pour la conception ou l'adaptation des nouveaux environnements
de musées qui souhaitent d'être interactif. |
pt_BR |