dc.creator.ID |
LOBO, H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BONATES, Mariana Fialho. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BONATES, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4495152040676713 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Tatiana Moura |
|
dc.contributor.referee2 |
LEITE, Izabel Farias Batista. |
|
dc.description.resumo |
A valorização do patrimônio histórico e artístico nacional por
meio de um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável
estão entre os principais caminhos de se manter vivo
os saberes populares. O presente trabalho tem como principal
objetivo elaborar uma proposta arquitetônica, em nível
preliminar, de uma Escola de Artes e Ofícios que atenda a
jovens entre 18 a 25 anos, de ambos os sexos, no município
de Crato (CE), como um mecanismo de se preservar
os conhecimentos e técnicas do artesanato na região por
meio de uma escola de capacitação profissional e desenvolvimento
de habilidades manuais. Por meio de visitas e entrevistas
com artesãos, além de leituras acerca de projetos
escolares, buscou-se refletir como a arquitetura e o plano
pedagógico podem contribuir para a humanização e valorização
do ambiente de ensino e dos usuários presentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.title |
Escola de artes e ofícios em Crato (CE): memória e cultura no interior do sertão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The valorization of national historical and artistic heritage
through more sustainable socio-economic development are
among the main ways of keeping popular knowledge alive.
The main subjective of this work is elaborate an architectural
proposal, at a preliminary level, of a School of Arts and Crafts
that serves 18 to 25 year olds of both sexes, in the municipality
of Crato (CE), as a mechanism of the preservation of
the knowledge and techniques of handicrafts in the region
through a vocational training school and the development
of manual skills. Through visits and interviews with artisans, as
well as readings about school projects, it was sought to reflect
how the architecture and pedagogical plan can contribute
to the humanization and appreciation of the teaching environment
and the present users. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23777 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-04T18:53:55Z |
|
dc.date.available |
2022-03-04 |
|
dc.date.available |
2022-03-04T18:53:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Crato - CE - Escola de Artes e Ofícios |
pt_BR |
dc.subject |
Escola de Artes e Ofícios - Crato - CE |
pt_BR |
dc.subject |
Sertão Cearense - cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Internacional de Hout Bay |
pt_BR |
dc.subject |
Colégio Ekiraya |
pt_BR |
dc.subject |
Casa da Criança Indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Partido arquitetônico |
pt_BR |
dc.subject |
Condicionantes ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
Condicionantes legais |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta Arquitetônica |
pt_BR |
dc.subject |
Crato - CE - School of Arts and Crafts |
pt_BR |
dc.subject |
School of Arts and Crafts - Crato - CE |
pt_BR |
dc.subject |
Sertão Cearense - culture |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Professional training |
pt_BR |
dc.subject |
Hout Bay International School |
pt_BR |
dc.subject |
Ekiraya College |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous Children's House |
pt_BR |
dc.subject |
Architectural party |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental constraints |
pt_BR |
dc.subject |
Legal conditions |
pt_BR |
dc.subject |
Architectural Proposal |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOBO, Haziel Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School of Arts and Crafts in Crato (CE): memory and culture in the hinterland. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOBO, Haziel Pereira. Escola de artes e ofícios em Crato (CE): memória e cultura no interior do sertão. 2018. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23777 |
pt_BR |