DSpace/Manakin Repository

Retextualização de gêneros escritos a partir de criações lexicais: práticas pedagógicas possíveis no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9177175739459369 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 GRANGEIRO, Cláudia Rejanne Pinheiro.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Nosso propósito com o presente trabalho é sugerir práticas de ensino que envolvem atividades de leitura, compreensão e produção de gêneros textuais escritos, evidenciando a retextualização como estratégia indispensável á leitura e produção de gêneros textuais diversos, propor subsídios teóricos-metodológicos aplicáveis as práticas de retextualização no Ensino fundamental II, a partir da adoção de criações lexicais. Para tanto, Temos como produto um Caderno Pedagógico com orientações e atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, direcionado a esse nível de ensino. Faremos uso, para compor as propostas de atividades, textos de gêneros variados, e de circulação nas séries do segundo ciclo, seguindo as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001). É de se considerar que atividades de retextualização contribuem para o desenvolvimento das competência comunicativas dos alunos. Entende-se também que o estudo dos fenômenos de criação léxica constitui um modo de ampliar e enriquecer o seu conteúdo lexical. Esta proposta tem por base os estudos de marcuschi (2010), Dell´Isola (2007), Koch e Elias (2015), Correia e Almeida (2012), Carvalho (1984), dentre outros, não menos importantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Retextualização de gêneros escritos a partir de criações lexicais: práticas pedagógicas possíveis no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2016-12-09
dc.description.abstract Our purpose with the present work is to suggest teaching practices that involve activities of reading, understanding and production of written textual genres, highlighting retextualization as an indispensable strategy for reading and producing different textual genres, proposing theoretical-methodological subsidies applicable to retextualization practices in Elementary School II, from the adoption of lexical creations. To this end, we have as a product a Pedagogical Notebook with guidelines and activities to be developed in the classroom, aimed at this level of education. We will make use, to compose the proposals of activities, texts of varied genres, and of circulation in the series of the second cycle, following the suggestions of the National Curricular Parameters of Portuguese Language (2001). It is important to consider that retextualization activities contribute to the development of students' communicative competence. It is also understood that the study of lexical creation phenomena constitutes a way of expanding and enriching its lexical content. This proposal is based on studies by marcuschi (2010), Dell'Isola (2007), Koch and Elias (2015), Correia and Almeida (2012), Carvalho (1984), among others, no less important. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23782
dc.date.accessioned 2022-03-07T12:12:40Z
dc.date.available 2022-03-03
dc.date.available 2022-03-07T12:12:40Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa-ensino pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Portuguese language-teaching pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Arlany Emanuel da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Retextualization of written genres from lexical creations: possible pedagogical practices in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Arlany Emanuel da. Rextetualização de gêneros escritos a partir de criações lexicais: práticas pedagógicas possíveis no ensino fundamental. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta