DSpace/Manakin Repository

Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4125585047400342 pt_BR
dc.creator.Lattes NASCIMENTO, A. M. Â. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumo O presente estudo discute, especialmente, as contribuições dos usos dos gêneros Contos Maravilhosos e Minicontos no desenvolvimento de práticas de mediação da leitura e, por conseguinte de produção textual. Nesta direção, o objetivo maior deste trabalho é propor subsídios teórico-metodológicos aplicáveis às práticas de mediação da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental, a partir de usos de Contos Maravilhosos e de Minicontos. Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e baseia-se nos fundamentos da Linguística Textual e da Linguística Aplicada e possui como principais referenciais teóricos: Bortoni-Ricardo (2012), Dionísio (2002), Kleiman (1995; 2013), Koch (2010), Marcuschi (2008), Rojo e Moura (2012), Tardif (2010), dentre outros. Ao final da discussão e atendendo ao objetivo geral da pesquisa, apresenta-se sob a forma de oficinas pedagógicas, baseada no procedimento de sequência didática proposta por Scheneuwly e Dolz (2004), as proposições teórico-metodológicas estruturadas a partir dos Contos Maravilhosos (GRIMM; GRIMM, 2012) e Minicontos (WANKE, 1992). Tais proposições estão ancoradas, na perspectiva dos multiletramentos, especialmente, a partir do desenvolvimento de atividades de retextualização, dando espaço ao uso das novas tecnologias aplicáveis ao ensino. Portanto, defende-se nesta dissertação o conhecimento teórico aliado à metodologias ativas, especialmente em favor da formação do leitor proficiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-04-25
dc.description.abstract The present study discusses, in particular, the contributions of the uses of the genres Marvelous Tales and Minicontos in the development of practices of mediation of the reading and, consequently of textual production. In this direction, the main objective of this work is to propose theoretical-methodological subsidies applicable to the practices of mediation of reading in the 6th year of elementary school, from the use of wonderful short stories and mini-videos. In this sense, the research is characterized as bibliographical and is based on the foundations of Textual Linguistics and Applied Linguistics and has as main theoretical references: Bortoni-Ricardo (2012), Dionísio (2002), Kleiman (1995; 2013), Koch (2010), Marcuschi (2008), Rojo e Moura (2012), Tardif (2010), among others. At the end of the discussion and in view of the general objective of the research, the pedagogical workshops, based on the didactic sequence procedure proposed by Scheneuwly and Dolz (2004), are presented. The theoretical-methodological propositions structured from the Marvelous Tales, GRIMM, 2012) and Minicontos (WANKE, 1992). These propositions are anchored in the multilevel perspective, especially from the development of retextualization activities, giving space to the use of new technologies applicable to teaching. Therefore, this dissertation defends theoretical knowledge combined with active methodologies, especially in favor of proficient reader training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23785
dc.date.accessioned 2022-03-07T13:46:53Z
dc.date.available 2022-03-07
dc.date.available 2022-03-07T13:46:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Mediação de leitura pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Contos Maravilhosos pt_BR
dc.subject Minicontos pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reading mediation pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Wonderful tales pt_BR
dc.subject Short stories pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From wonderful tales to mini tales: reading, mediation and pedagogical practices applicable to the 6th grade of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do. Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta