DSpace/Manakin Repository

Escolas públicas padronizáveis: uma proposta arquitetônica para Campina Grande / PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TRUTA, F. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1410502128196387 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BONATES, Mariana Fialho.
dc.contributor.advisor1ID BONATES, M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4495152040676713 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Tatiana Moura.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, T. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 LEITE, Izabel Farias Batista.
dc.contributor.referee2ID LEITE, I. F. B. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma proposta arquitetônica, a nível de estudo preliminar, de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Campina Grande - PB. O desenvolvimento deste projeto se apoia na discussão acerca das soluções arquitetônicas de projetos-padrão, elegendo alguns pontos utilizados como parâmetros e baseados nos autores e nas reflexões subsidiadas a partir da análise dos projetos correlatos: o sistema construtivo, a flexibilidade, a relação com o lugar e a humanização do projeto para os usuários. Para tal, esse estudo dividiu-se em quatro etapas: (I) desenvolvimento de referencial teórico voltados ao debate do uso de projetos-padrão para o ambiente escolar; (II) estudo de projetos correlatos representantes de diferentes tipos de projeto-padrão; (III) diagnóstico da área de intervenção e análise de condicionantes físicos, ambientais e legais; e (IV) desenvolvimento do estudo preliminar. A solução alcançada propõe a padronização de elementos construtivos como modulação de vãos e sistema estrutural em pré-moldados de concreto, sendo, no entanto, uma resposta direta ao meio físico e social onde está inserida. Ao passo em que há a preocupação da racionalização de obras públicas, destaca-se também a importância de gerar qualidade ao ambiente escolar, evitando a apatia e estimulando relações positivas dos alunos com a escola e da escola com a comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.title Escolas públicas padronizáveis: uma proposta arquitetônica para Campina Grande / PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-17
dc.description.abstract This work presents a architectural project proposal, at preliminary study level, of a publick elementary school in the city of Campina Grande - PB. This project's development is based on the discussion about the architectural solutions of standard projects, choosing the following aspects used as parameters, based on the authors and on the reflections afterwards the analysis of the related projects: the constructive system, flexibility, the relations with the place and the project humanization. Therefore, this study was divided in four stages: (i) development of a theoretical framework aimed at discussing the use of standard projects for the school environment; (ii) study of related projects representing different types of standard project; (iii) diagnosis of the intervention area and analysis of physical, environmental and legal constraints; and (iv) development of the architectural project. The proposed solution uses the standardization of constructive elements such as modulation of spans and structural system in precast concrete and it is, however, a direct response to the physical and social environment where it is inserted. While there is a concern for the rationalization of public works, it is also important to generate quality in the school environment, avoiding apathy and encouraging positive relationships between students and school and the community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786
dc.date.accessioned 2022-03-07T13:47:24Z
dc.date.available 2022-03-07
dc.date.available 2022-03-07T13:47:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escolas públicas padronizáveis - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Arquitetura de escolas pt_BR
dc.subject Proposta arquitetônica - escolas públicas pt_BR
dc.subject Projeto padrão - escolas públicas pt_BR
dc.subject Sistemas construtivos pt_BR
dc.subject Centros de Estudo e Aprendizagem Integral - CEAIS pt_BR
dc.subject Centro de Ensino Unificado - SP pt_BR
dc.subject Arquitetura escolar pt_BR
dc.subject Standardizable public schools - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject School architecture pt_BR
dc.subject Architectural proposal - public schools pt_BR
dc.subject Standard project - public schools pt_BR
dc.subject Construction systems pt_BR
dc.subject Centers for Integral Study and Learning - CEAIS pt_BR
dc.subject Unified Teaching Center - SP pt_BR
dc.subject School architecture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TRUTA, Fabrícia Carneiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Standardizable public schools: an architectural proposal for Campina Grande / PB. pt_BR
dc.identifier.citation TRUTA, Fabrícia Carneiro. Escolas públicas padronizáveis: uma proposta arquitetônica para Campina Grande / PB. 2018. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta