dc.creator.ID |
TRUTA, F. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1410502128196387 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BONATES, Mariana Fialho. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BONATES, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4495152040676713 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Tatiana Moura. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RODRIGUES, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LEITE, Izabel Farias Batista. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LEITE, I. F. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta uma proposta arquitetônica, a nível de estudo preliminar, de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Campina Grande - PB. O desenvolvimento deste projeto se apoia na discussão acerca das soluções arquitetônicas de projetos-padrão, elegendo alguns pontos utilizados como parâmetros e baseados nos autores e nas reflexões subsidiadas a partir da análise dos projetos correlatos: o sistema construtivo, a flexibilidade, a relação com o lugar e a humanização do projeto para os usuários. Para tal, esse estudo dividiu-se em quatro etapas: (I) desenvolvimento de referencial teórico voltados ao debate do uso de projetos-padrão para o ambiente
escolar; (II) estudo de projetos correlatos representantes de diferentes tipos de projeto-padrão; (III) diagnóstico da área de intervenção e análise de condicionantes físicos, ambientais e legais; e (IV)
desenvolvimento do estudo preliminar. A solução alcançada propõe a padronização de elementos construtivos como modulação de vãos e sistema estrutural em pré-moldados de concreto, sendo, no entanto, uma resposta direta ao meio físico e social onde está inserida. Ao passo em
que há a preocupação da racionalização de obras públicas, destaca-se também a importância de gerar qualidade ao ambiente escolar, evitando a apatia e estimulando relações positivas dos alunos
com a escola e da escola com a comunidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.title |
Escolas públicas padronizáveis: uma proposta arquitetônica para Campina Grande / PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-17 |
|
dc.description.abstract |
This work presents a architectural project proposal, at preliminary study
level, of a publick elementary school in the city of Campina Grande - PB.
This project's development is based on the discussion about the
architectural solutions of standard projects, choosing the following
aspects used as parameters, based on the authors and on the reflections
afterwards the analysis of the related projects: the constructive system,
flexibility, the relations with the place and the project humanization.
Therefore, this study was divided in four stages: (i) development of a
theoretical framework aimed at discussing the use of standard projects
for the school environment; (ii) study of related projects representing
different types of standard project; (iii) diagnosis of the intervention area
and analysis of physical, environmental and legal constraints; and (iv)
development of the architectural project. The proposed solution uses the
standardization of constructive elements such as modulation of spans
and structural system in precast concrete and it is, however, a direct
response to the physical and social environment where it is inserted. While
there is a concern for the rationalization of public works, it is also
important to generate quality in the school environment, avoiding apathy
and encouraging positive relationships between students and school
and the community. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-07T13:47:24Z |
|
dc.date.available |
2022-03-07 |
|
dc.date.available |
2022-03-07T13:47:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas padronizáveis - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura de escolas |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta arquitetônica - escolas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto padrão - escolas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas construtivos |
pt_BR |
dc.subject |
Centros de Estudo e Aprendizagem Integral - CEAIS |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Ensino Unificado - SP |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Standardizable public schools - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
School architecture |
pt_BR |
dc.subject |
Architectural proposal - public schools |
pt_BR |
dc.subject |
Standard project - public schools |
pt_BR |
dc.subject |
Construction systems |
pt_BR |
dc.subject |
Centers for Integral Study and Learning - CEAIS |
pt_BR |
dc.subject |
Unified Teaching Center - SP |
pt_BR |
dc.subject |
School architecture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TRUTA, Fabrícia Carneiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Standardizable public schools: an architectural proposal for Campina Grande / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TRUTA, Fabrícia Carneiro. Escolas públicas padronizáveis: uma proposta arquitetônica para Campina Grande / PB. 2018. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786 |
pt_BR |