DSpace/Manakin Repository

Utilização de cascalhos de perfuração oriundos das atividades de exploração de petróleo em revestimentos asfálticos de estradas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Heber Carlos.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, H. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1580591945385126 pt_BR
dc.contributor.advisor2 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor2ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Márcio Muniz de.
dc.contributor.referee1ID FARIAS, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5345279954551868 pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Gilmar Trindade.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, Gilmar Trindade pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6960917117472093 pt_BR
dc.contributor.referee3 NEVES, Gelmires Araújo.
dc.contributor.referee3ID NEVES, G. A. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3167458244674160 pt_BR
dc.contributor.referee4 AMORIM, Luciana Viana.
dc.contributor.referee4ID AMORIM, L.V. pt_BR
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/7209301206982076 pt_BR
dc.description.resumo Em todo o mundo, as operações das indústrias petrolíferas produzem uma quantidade significativa de resíduo oleoso, que por apresentar em sua composição teor de óleo, metais, sais, fenóis dentre outros, requer cuidados específicos. A utilização dos resíduos oleosos (cascalhos de perfuração) em revestimentos de concretos asfálticos de petróleo é uma alternativa a ser considerada, pois, a sua adoção minimizaria o efeito da migração de alguns componentes tóxicos de sua constituição para o lençol freático e os solos que circunvizinham as estradas, tornando-se assim, uma prática ambientalmente mais adequada que a técnica de “roadspreading”. Com esse objetivo foram selecionados resíduos oleosos provenientes da perfuração de poços de petróleo. O resíduo oleoso 1 (poço:4-SES-149A) e o resíduo oleoso 2 (poço:1-POTI-4-RN). Inicialmente foram realizadas caracterizações físicas, mineralógicas e ambientais dos materiais (determinação da massa específica, análise granulométrica, análise química, ATD, ATG, DRX e espectroscopia por absorção atômica) com o objetivo principal de conhecer suas propriedades essenciais para o desenvolvimento da pesquisa. Em seguida, a partir da análise teórica (revisão da literatura) e dos resultados das caracterizações físicas, mineralógicas e ambientais, foram estabelecidos os procedimentos normatizados para a mistura dos materiais e os critérios de aceitação dos resultados obtidos, realizando-se na seqüência a caracterização mecânica (ensaio de viscosidade, penetração, Marshall, resistência à tração por compressão diametral e Lottman). Por fim, foi construído um trecho experimental com o objetivo de verificar a migração ou não de constituintes tóxicos para o entorno do trecho. Os resultados obtidos indicaram que a utilização do resíduo oleoso 1 (filler) e o resíduo oleoso 2 (agregado miúdo), em revestimentos asfálticos, obedecendo a limites percentuais, é uma alternativa que deve ser considerada, pois o encapsulamento destes resíduos, em revestimentos asfálticos, não possibilita a lixiviação e contaminação dos solos vicinais pelos constituintes nocivos ao meio-ambiente presentes nos resíduos. Representando assim, uma alternativa para a redução do grave problema ambiental causado pela disposição inadequada dos resíduos oleosos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Processos. pt_BR
dc.title Utilização de cascalhos de perfuração oriundos das atividades de exploração de petróleo em revestimentos asfálticos de estradas. pt_BR
dc.date.issued 2008-08-29
dc.description.abstract In the whole world, the operations of the oil industries produce a huge volume of oily residue, which need specific cares due to the presence of oil, metals, salts, phenols and other composites. The alternative utilization of oily residues (perforation gravel) in asphaltic pavements must be considered, once its adoption would minimizes the migration effect of the toxic composites to the groundwater and soils that edges the road making this alternative a more suitable one from the environmental point of view, than the roadspreding one. Aiming this objective, it was selected oily residues from oil drilling wells: the oily residue 1(well:4-SES-149A) and the oily residue 2(well:1-POTI-4-RN). At first, it was realized physical, mineralogic and environmental characterization (specific mass, granulometric analysis, chemic analysis, DTA, TG, XRD and Atomic Absorption Spectroscopy) to discover their mainly properties to the development of this research. Beginning from the bibliographic review and of the results of the referred characterizations, it was possible to establish the normalized proceedings to mix the materials and the acceptance criteria of the achieved results. After these definitions, it was conducted the mechanical characterization essays (viscosity, penetration, Marshall, indirect tensile strength and Lottman). Finally, it was build na experimental pavement aiming to verify the migration of toxic composites to the edges of the pavement. The obtained results indicated that the utilization of the oily residue 1 (filler) and the oily residue 2 (fine aggregate) in asphaltic pavements, obeying to ratio limits is an alternative to be considered, once the encapsulation of these residues doesn’t permit the lixiviation and contamination of the vicinal soils by the harmful composites to the environment. It can be concluded that the utilization of the residues can be considered a viable alternative to the minimization of the great environmental impact caused by the inadequate disposal of the oily residues. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2378
dc.date.accessioned 2018-12-10T12:07:28Z
dc.date.available 2018-12-10
dc.date.available 2018-12-10T12:07:28Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Resíduo Oleoso. pt_BR
dc.subject Petróleo. pt_BR
dc.subject Revestimentos Asfálticos. pt_BR
dc.subject Oily Residue. pt_BR
dc.subject Petroleum. pt_BR
dc.subject Asphaltic Pavements. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of drill cuttings from petroleum exploration activities in road asphaltic coatings. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes. Utilização de cascalhos de perfuração oriundos das atividades de exploração de petróleo em revestimentos asfálticos de estradas. 2008. 142 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande-PB, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta