DSpace/Manakin Repository

O ensino da leitura na escola: análise da habilidade de inferência no desenvolvimento da compreensão leitora no 9º ano do Ensino Fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 OLEGÁRIO, Maria da Luz.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/0643525641386157 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes OLEGÁRIO, Maria da Luz. pt_BR
dc.contributor.referee1 ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.referee2 GONDIM, Patrícia Guedes Corrêa.
dc.description.resumo Neste trabalho, procuramos analisar e problematizar o ensino da leitura no Ensino Fundamental II, bem como a habilidade de compreensão e inferência que estão sendo desenvolvidas nas avaliações externas, em especial o SAEPE (sistema de avaliação do ensino de Pernambuco). Buscamos, assim, apresentar uma breve discussão teórica a respeito das avaliações externas, principalmente as realizadas no estado de Pernambuco SAEPE e como esta aborda e trabalha o ensino de leitura, como também refletir sobre como os resultados obtidos por essas avaliações podem contribuir e influenciar essencialmente para a realização de metodologias e ferramentas que contemplem a melhoria dessas habilidades e competências leitoras de compreensão e inferência e, consequentemente, formar leitores conscientes na construção de sentido, dando um real e verdadeiro significado aos textos. Para isso, respaldamo-nos toda a pesquisa com fundamentações de vários estudiosos sobre os aspectos aqui abordados: a leitura e o trabalho com os processos de níveis de compreensão e inferência para a formação de um sujeito leitor socialmente atuante e as avaliações externas suas perspectivas e contribuições para processo de ensino e aprendizagem escolar no campo da leitura. Posteriormente, foi feito um plano de intervenção cujo objetivo é trazer novas possibilidades e estratégias de metodologias com a leitura e os processos de compreensão e inferência, que poderão ser utilizados em sala de aula, a partir do diagnóstico feito pelo professor através das avaliações externas e ou por ele mesmo, em quais níveis de aprendizagem, leitura e compreensão se encontram os alunos e quais estratégias utilizar para que consigam alcançar o parâmetro desejado e assim tentar diminuir suas deficiências durante o processo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title O ensino da leitura na escola: análise da habilidade de inferência no desenvolvimento da compreensão leitora no 9º ano do Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract In this work, we try to analyze and problematize the teaching of reading in Elementary School II, as well as the comprehension and inference skills that are being developed in the external evaluations, especially the SAEPE (Pernambuco teaching evaluation system). We therefore seek to present a brief theoretical discussion about external evaluations, especially those carried out in the state of Pernambuco SAEPE, and how it deals with reading teaching, as well as to reflect on how the results obtained by these evaluations can contribute and influence essentially for the accomplishment of methodologies and tools that contemplate the improvement of these abilities and reading competences of understanding and inference and, consequently, to train conscious readers in the construction of sense, giving real and true meaning to the texts. For this, we support all research with the foundations of several scholars on the aspects discussed here: reading and working with the processes of levels of understanding and inference for the formation of a socially active reader subject and the external evaluations their perspectives and contributions to the process of teaching and learning in the field of reading. Subsequently, an intervention plan was designed to bring new possibilities and strategies of methodologies with reading and comprehension and inference processes, which can be used in the classroom, based on the diagnosis made by the teacher through external evaluations and or by themselves, at what levels of learning, reading, and understanding are students and what strategies to use to achieve the desired parameter and thus to try to reduce their deficiencies during the process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23791
dc.date.accessioned 2022-03-07T15:20:20Z
dc.date.available 2022-03-07
dc.date.available 2022-03-07T15:20:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Leitura - ensino fundamental II pt_BR
dc.subject SAEPE - Sistema de Avaliação do Ensino de Pernambuco pt_BR
dc.subject Leitura - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.subject Reading - elementary school II pt_BR
dc.subject SAEPE - Pernambuco Education Assessment System pt_BR
dc.subject Reading - teaching and learning pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Juclécia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching reading at school: analysis of inference skills in the development of reading comprehension in the 9th grade of Elementary School II. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Juclécia da Silva. O ensino da leitura na escola: análise da habilidade de inferência no desenvolvimento da compreensão leitora no 9º ano do Ensino Fundamental II . 2018. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta