DSpace/Manakin Repository

Sobre a (in)adequação da aplicabilidade da lei 10.639/03: análise dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/7485573577029676 pt_BR
dc.creator.Lattes DANTAS, L. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo Os documentos oficiais mostram uma inquietação quanto aos aspectos pluriculturais e étnico- raciais para a formação humana integral do indivíduo. Então, a lei nº 10.639/03, alterada pela lei nº 11.645/2008, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, na esfera da educação pública e privada. Sob esta ótica, objetivou-se analisar como a Lei tem se materializado nos livros didáticos de Língua Portuguesa, através do texto literário, no ensino fundamental II, entre 2005 a 2014, especificamente, o 9º ano, adotados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Francisco Maia”, em Jericó – PB. Apesar do tom obrigatório que especifica a lei, há a necessidade de expansão e reconhecimento desses textos literários nos livros didáticos e, na formação do docente para garantir a sua plena efetivação, principalmente, da desmistificação na abordagem dessa lei que está além da perspectiva da desigualdade étnica-racial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Sobre a (in)adequação da aplicabilidade da lei 10.639/03: análise dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-12
dc.description.abstract The official documents show concern itself as multicultural and ethic-racial aspects for the integral human formation in particular way. Then, the law nº10.639/03, changed by the law nº 11.645/2008, which it includes into the Guideline Laws and Fundamental Education (LDB) the precision of History and Afro-Brazilian culture teaching, in the institutions of fundamental and high School teaching in the public and private education sphere. Under this view, this paper has as objective to analyze how the Law has accomplished in the Portuguese Language teaching books, of the fundamental teaching II, between from 2005 until 2014 specifically, the 9th grade, through the literary texts, adopted in State School of High and fundamental School “Francisco Maia”, in Jericó-PB. Although, the obligatory tone that specify the law, there is the necessity of expansion and recognizing of these literary texts in the teaching books and in the formation of the teacher to make sure the full effectuation, mainly, the revealing in the approach of this Law that is besides the perspective of the Ethic- racial inequality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23792
dc.date.accessioned 2022-03-07T15:27:40Z
dc.date.available 2022-03-07
dc.date.available 2022-03-07T15:27:40Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Educação – legislação - Brasil pt_BR
dc.subject Ensino fundamental II pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - livro didático pt_BR
dc.subject Língua afro- brasileira pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Education - legislation - Brazil pt_BR
dc.subject Elementary School II pt_BR
dc.subject Portuguese language - textbook pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Luciana Martins de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative On the (in)adequacy of the applicability of law 10.639/03: analysis of Portuguese language textbooks for elementary school II. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Luciana Martins de Sousa. Sobre a (in)adequação da aplicabilidade da lei 10.639/03: análise dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2016. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta