dc.creator.ID |
http://lattes.cnpq.br/9305041088964872 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
NASCIMENTO, N. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COELHO, Raimundo de Fátima Neves. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA , José Amiraldo Alves da. |
|
dc.description.resumo |
O presente artigo traz o relato da experiência do projeto vivencial desenvolvido na EEEFM Nelson Batista Alves, localizada no município de Bernardino Batista-PB. O referido projeto se configura como a última etapa do Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Escolar da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras-PB. Teve por objetivo contribuir com o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do Ensino Médio. Esta experiência educativa partiu do seguinte problema: Quais estratégias metodológicas são viáveis para oportunizar experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e escrita aos alunos do ensino médio? Por tratar-se de uma instituição em nível médio e tendo em vista a necessidade de preparação dos estudantes nesta fase do ensino para os estudos posteriores, utilizou-se como metodologia atividades voltadas para a produção de textos dissertativo-argumentativos. As etapas de desenvolvimento da experiência pedagógica consistiram em: i) apresentação geral do projeto para os alunos; ii) produção de texto a partir de uma problemática social; iii) exibição de vídeos aulas; iv) correção técnica dos textos; v) estudos de textos voltados para o tema proposto; vi) reescrita do texto apresentando argumentos consistentes. Resultados: A realização das atividades aqui registradas mostrou que é possível aprimorar os processos de ensinar e aprender a partir das inovações metodológicas que incorporem a tecnologia como ferramenta de suporte pedagógico acompanhadas de uma mediação pedagógica competente. Sendo assim, o professor, independentemente de sua área de atuação, poderá trabalhar produções dissertativas, utilizando-se desta ferramenta. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Educacional. |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias metodológicas para o aprimoramento da leitura e escrita dos alunos do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-09-02 |
|
dc.description.abstract |
This article presents the experience report of the experiential project developed at EEEFM Nelson Batista Alves, located in the municipality of Bernardino Batista-PB. This project is configured as the last stage of the Specialization Course in School Planning and Management at the Federal University of Campina Grande, Campus Cajazeiras-PB. It aimed to contribute to the development of reading and writing skills of high school students. This educational experience started from the following problem: What methodological strategies are viable to provide learning experiences in the context of reading and writing to high school students? As it is a high school institution and in view of the need to prepare students at this stage of education for further studies, activities aimed at the production of argumentative-essay texts were used as methodology. The stages of development of the pedagogical experience consisted of: i) general presentation of the project to the students; ii) production of text from a social issue; iii) exhibition of video lessons; iv) technical correction of texts; v) studies of texts focused on the proposed theme; vi) rewriting of the text presenting consistent arguments. Results: The activities recorded here showed that it is possible to improve the teaching and learning processes based on methodological innovations that incorporate technology as a pedagogical support tool accompanied by competent pedagogical mediation. Therefore, the teacher, regardless of his area of expertise, can work with dissertation productions, using this tool. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23797 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-07T19:29:56Z |
|
dc.date.available |
2022-03-07 |
|
dc.date.available |
2022-03-07T19:29:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias Metodológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Methodological Strategies |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Nicleide Maria do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Methodological strategies for the improvement of reading and writing of high school students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Nicleide Maria do. Estratégias metodológicas para o aprimoramento da leitura e escrita dos alunos do ensino médio. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |