DSpace/Manakin Repository

Importância dos deveres de casa: por uma necessária sistemática de sua implementação na escola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/3746369697096113 pt_BR
dc.creator.Lattes BRAGA, E. M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes Wiama de Jesus Freitas; pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Juliane.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objeto de estudo uma necessária sistemática de trabalho pedagógico com deveres de casa. Como parte do cenário de pesquisa e locus de parte empírica dos estudos foi escolhida em uma determinada unidade escolar da Rede Pública de Ensino do Município de São João do Rio do Peixe-PB e, como a questão de pesquisa este trabalho foi norteado pela principal inquietação: como se articular uma eficaz sistemática de desenvolvimento de trabalho pedagógico em relação aos deveres de casa, a partir da escola? Este estudo decorre, fundamentalmente, de problemática relativa a essa questão vivida cotidianamente pela autora. O objetivo geral dessa produção foi o de levantar as possibilidades de se instituir uma eficaz sistemática de desenvolvimento de trabalho pedagógico em relação aos deveres de casa, a partir da escola. Haja vista da importância dos deveres de casa para os processos de aprendizagem dos educandos. O que passa pela autonomia do aprender, pelas interações entre escola-família e, especialmente, em família no que concerne às formas possíveis (inicialmente) em que possam ser estabelecidas tais interações. Como procedimentos metodológicos desse trabalho foram empreendidas pesquisa bibliográfica sobre o tema para um melhor entendimento e aprofundamento, no tocante ao domínio da temática deveres de casa; observações em encontros pedagógicos com professores da escola- locus, uma incursão de intervenção pedagógica que se constituiu de uma experiência vivencial implementada por intermédio de uma disciplina da Pós em Gestão Escolar – UAE-CFP/UFCG, que culminou em uma oficina pedagógica, coordenada pela autora desse trabalho, na qual refletiu-se sobre a temática de deveres de casa e as possibilidades de sistematização de uma dinâmica institucional para com os deveres de casa, junto ao corpo docente da unidade escolar. Dentre os resultados desse estudo está o fato incontestável da necessidade dos deveres de casa, os desafios de organização do trabalho pedagógico na escola, o compromisso político e conhecimento técnico nas práticas educativas para se articular e implementar, ao longo do tempo, práticas educativas sistemáticas para se gerir os deveres de casa como elemento estratégico de consolidação da aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Educacional. pt_BR
dc.title Importância dos deveres de casa: por uma necessária sistemática de sua implementação na escola. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This work has as its object of study a necessary systematic of pedagogical work with homework. As part of the research scenario and locus of the empirical part of the studies, it was chosen in a certain school unit of the Public Education Network of the Municipality of São João do Rio do Peixe-PB and, as the research question, this work was guided by the main concern : how to articulate an effective system for the development of pedagogical work in relation to homework, starting at school? This study stems, fundamentally, from a problem related to this issue experienced daily by the author. The general objective of this production was to raise the possibilities of instituting an effective system for the development of pedagogical work in relation to homework, starting at school. In view of the importance of homework for students' learning processes. What passes for the autonomy of learning, for the interactions between school-family and, especially, in the family regarding the possible ways (initially) in which such interactions can be established. As methodological procedures of this work, bibliographic research was undertaken on the subject for a better understanding and deepening, regarding the domain of the subject of homework; observations in pedagogical meetings with teachers from the school-locus, an incursion of pedagogical intervention that consisted of a living experience implemented through a discipline of the Post in School Management - UAE-CFP/UFCG, which culminated in a pedagogical workshop, coordinated by the author of this work, in which she reflected on the subject of homework and the possibilities of systematizing an institutional dynamic for homework, together with the teaching staff of the school unit. Among the results of this study is the undeniable fact of the need for homework, the challenges of organizing pedagogical work at school, the political commitment and technical knowledge in educational practices to articulate and implement, over time, systematic educational practices to manage homework as a strategic element for consolidating student learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23799
dc.date.accessioned 2022-03-07T19:43:09Z
dc.date.available 2022-03-07
dc.date.available 2022-03-07T19:43:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Deveres de Casa pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Sistemática de implementação de deveres de casa pt_BR
dc.subject Homework pt_BR
dc.subject Teaching-Learning pt_BR
dc.subject Homework implementation system pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAGA, Elza Maria Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Importance of homework: for a necessary systematic of its implementation at school. pt_BR
dc.identifier.citation BRAGA, Elza Maria Gonçalves. Importância dos deveres de casa: por uma necessária sistemática de sua implementação na escola. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta