dc.creator.ID |
RODRIGUES, C. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, F. T. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8227634952048103 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PANET, Miriam Farias. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PANET, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5425360948252283 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAUJO, Ricardo Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAUJO, R. P. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho trata da relação entre arquitetura escolar e práticas pedagógicas, ao compreender que o espaço físico da escola deve oferecer um ambiente que potencialize as relações de ensino e aprendizagem. Para isso, realiza estudo de caso da rede escolar de Boqueirão, na Paraíba, e desenvolve projeto de arquitetura de escola de ensino fundamental para a cidade, a fim de suprir as deficiências da arquitetura escolar local. Esse objetivo geral se subdivide em três objetivos específicos: (1) propor programa de necessidades que supra deficiências da rede escolar existente; (2) definir edifício adequado às condições socioeconômicas e ambientais locais; (3) estabelecer o edifício escolar como equipamento urbano possível de ser utilizado pela comunidade externa. Para isso, se fundamenta em pesquisa documentais, pesquisas bibliográficas e entrevistas com administradores das escolas locais. Por fim, conclui que é possível, mesmo dentro das limitações econômicas locais, ter uma arquitetura escolar mais qualificada e adequada a preceitos pedagógicos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.title |
3 escolas em 1: proposta de arquitetura escolar em Boqueirão / PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-03 |
|
dc.description.abstract |
The work deals with the relationship between school architecture and pedagogical practices, by understanding that the physical space of the school must offer an environment that enhances teaching and learning relationships. To this end, it carries out a case study of the school network of Boqueirão, in Paraíba, and develops an architecture project for an elementary school for the city, in order to overcome the deficiencies of the local school architecture. This general objective is subdivided into three specific objectives: (1) to propose a needs program that addresses deficiencies in the existing school network; (2) to define a building appropriate to local socioeconomic and environmental conditions; (3) to establish the school building as urban equipment that can be used by the external community. To this end, it is based on documentary research, bibliographical research and interviews with local school administrators. Finally, it concludes that it is possible, even within the local economic limitations, to have a more qualified school architecture and appropriate to pedagogical precepts. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23805 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-08T17:37:51Z |
|
dc.date.available |
2022-03-08 |
|
dc.date.available |
2022-03-08T17:37:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura Escolar e Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia e Arquitetura Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Boqueirão - PB - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de Arquitetura Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas rurais - Boqueirão - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas urbanas - Boqueirão - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Diretrizes do Ministério da Educação - Arquitetura Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos pré-projetuais |
pt_BR |
dc.subject |
Elementos construtivos |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Espaço Educativo Urbano e Rural - FNDE |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectivas do Projeto Espaço Educativo Urbano e Rural - FNDE |
pt_BR |
dc.subject |
School Architecture |
pt_BR |
dc.subject |
School Architecture and Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy and School Architecture |
pt_BR |
dc.subject |
Boqueirão - PB - school |
pt_BR |
dc.subject |
School Architecture Project |
pt_BR |
dc.subject |
Rural schools - Boqueirão - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Urban schools - Boqueirão - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Guidelines of the Ministry of Education - School Architecture |
pt_BR |
dc.subject |
Pre-project studies |
pt_BR |
dc.subject |
Constructive elements |
pt_BR |
dc.subject |
Urban and Rural Educational Space Project - FNDE |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectives of the Urban and Rural Educational Space Project - FNDE |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Camila Cruz Maciel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
3 schools in 1: school architecture proposal in Boqueirão / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Camila Cruz Maciel. 3 escolas em 1: proposta de arquitetura escolar em Boqueirão / PB. 2019. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23805 |
pt_BR |