DSpace/Manakin Repository

3 escolas em 1: proposta de arquitetura escolar em Boqueirão / PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, C. C. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, F. T. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8227634952048103 pt_BR
dc.contributor.referee1 PANET, Miriam Farias.
dc.contributor.referee1ID PANET, M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5425360948252283 pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAUJO, Ricardo Pereira de.
dc.contributor.referee2ID ARAUJO, R. P. pt_BR
dc.description.resumo O trabalho trata da relação entre arquitetura escolar e práticas pedagógicas, ao compreender que o espaço físico da escola deve oferecer um ambiente que potencialize as relações de ensino e aprendizagem. Para isso, realiza estudo de caso da rede escolar de Boqueirão, na Paraíba, e desenvolve projeto de arquitetura de escola de ensino fundamental para a cidade, a fim de suprir as deficiências da arquitetura escolar local. Esse objetivo geral se subdivide em três objetivos específicos: (1) propor programa de necessidades que supra deficiências da rede escolar existente; (2) definir edifício adequado às condições socioeconômicas e ambientais locais; (3) estabelecer o edifício escolar como equipamento urbano possível de ser utilizado pela comunidade externa. Para isso, se fundamenta em pesquisa documentais, pesquisas bibliográficas e entrevistas com administradores das escolas locais. Por fim, conclui que é possível, mesmo dentro das limitações econômicas locais, ter uma arquitetura escolar mais qualificada e adequada a preceitos pedagógicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.title 3 escolas em 1: proposta de arquitetura escolar em Boqueirão / PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-03
dc.description.abstract The work deals with the relationship between school architecture and pedagogical practices, by understanding that the physical space of the school must offer an environment that enhances teaching and learning relationships. To this end, it carries out a case study of the school network of Boqueirão, in Paraíba, and develops an architecture project for an elementary school for the city, in order to overcome the deficiencies of the local school architecture. This general objective is subdivided into three specific objectives: (1) to propose a needs program that addresses deficiencies in the existing school network; (2) to define a building appropriate to local socioeconomic and environmental conditions; (3) to establish the school building as urban equipment that can be used by the external community. To this end, it is based on documentary research, bibliographical research and interviews with local school administrators. Finally, it concludes that it is possible, even within the local economic limitations, to have a more qualified school architecture and appropriate to pedagogical precepts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23805
dc.date.accessioned 2022-03-08T17:37:51Z
dc.date.available 2022-03-08
dc.date.available 2022-03-08T17:37:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Arquitetura Escolar pt_BR
dc.subject Arquitetura Escolar e Pedagogia pt_BR
dc.subject Pedagogia e Arquitetura Escolar pt_BR
dc.subject Boqueirão - PB - escola pt_BR
dc.subject Projeto de Arquitetura Escolar pt_BR
dc.subject Escolas rurais - Boqueirão - PB pt_BR
dc.subject Escolas urbanas - Boqueirão - PB pt_BR
dc.subject Diretrizes do Ministério da Educação - Arquitetura Escolar pt_BR
dc.subject Estudos pré-projetuais pt_BR
dc.subject Elementos construtivos pt_BR
dc.subject Projeto Espaço Educativo Urbano e Rural - FNDE pt_BR
dc.subject Perspectivas do Projeto Espaço Educativo Urbano e Rural - FNDE pt_BR
dc.subject School Architecture pt_BR
dc.subject School Architecture and Pedagogy pt_BR
dc.subject Pedagogy and School Architecture pt_BR
dc.subject Boqueirão - PB - school pt_BR
dc.subject School Architecture Project pt_BR
dc.subject Rural schools - Boqueirão - PB pt_BR
dc.subject Urban schools - Boqueirão - PB pt_BR
dc.subject Guidelines of the Ministry of Education - School Architecture pt_BR
dc.subject Pre-project studies pt_BR
dc.subject Constructive elements pt_BR
dc.subject Urban and Rural Educational Space Project - FNDE pt_BR
dc.subject Perspectives of the Urban and Rural Educational Space Project - FNDE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Camila Cruz Maciel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative 3 schools in 1: school architecture proposal in Boqueirão / PB. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Camila Cruz Maciel. 3 escolas em 1: proposta de arquitetura escolar em Boqueirão / PB. 2019. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23805 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta