DSpace/Manakin Repository

Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/3393803370264915 pt_BR
dc.creator.Lattes SARMENTO, M. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Amiraldo Alves da Silva.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar democrática e como questão de pesquisa as principais possibilidades e desafios enfrentados pela gestão escolar, no trabalho com uma gestão de cunho democrático e participativo no contexto escolar. A partir desse delineamento, se definiu como objetivo geral, analisar as possibilidades e desafios do gestor em efetivar um trabalho de cunho democrático e participativo no âmbito escolar, e como objetivos específicos, identificar as dificuldades enfrentadas no trabalho com uma gestão escolar democrática e participativa; refletir a importância do Projeto Político Pedagógico da escola em relação ao trabalho da gestão escolar e averiguar a relação entre a existência de uma gestão democrática na escola e a qualidade das práticas que são desenvolvidas na instituição. A pesquisa teve um caráter exploratório, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação e de questionário como instrumento de coleta de dados, constituído a partir de sete questõestema configuradas previamente. Participaram desse estudo a coordenadora e a gestora de uma instituição de ensino da cidade de Santa Cruz na Paraíba. Os resultados apontaram que os desafios da gestão democrática estão ligados a diferentes questões como a falta de participação dos professores, pouca visibilidade da relevância da coletividade em prol das questões relativas à qualidade educativa da instituição, bem como que este tipo de gestão seja um instrumento que dê sustentação para as diferentes vivências, conflitos e desafios do âmbito escolar. Os resultados demonstraram também que existem possibilidades de exercício de uma gestão democrática, desde que sejam permeadas por um trabalho coletivo e que leve em consideração a diversidade de interesses dos sujeitos da instituição, como forma de democratizar os processos decisórios efetivados na escola. Nessa perspectiva, compreendesse que é necessário cada vez mais resgatar os espaços de debate e diálogo no contexto escolar, como um caminho para se chegar a uma reflexão coletiva das ações educativas desenvolvidas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Educacional. pt_BR
dc.title Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809
dc.date.accessioned 2022-03-08T19:42:37Z
dc.date.available 2022-03-08
dc.date.available 2022-03-08T19:42:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar democrática pt_BR
dc.subject Democrática pt_BR
dc.subject Participativa pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Possibilidades pt_BR
dc.subject Management pt_BR
dc.subject Democratic pt_BR
dc.subject Participatory pt_BR
dc.subject Challenges pt_BR
dc.subject Possibilities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SARMENTO, Mayrla Marla Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Democratic and participative school management in school: between challenges and possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation SARMENTO, Mayrla Marla Lima. Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta