dc.creator.ID |
http://lattes.cnpq.br/3393803370264915 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
SARMENTO, M. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Amiraldo Alves da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar democrática e
como questão de pesquisa as principais possibilidades e desafios enfrentados pela
gestão escolar, no trabalho com uma gestão de cunho democrático e participativo no
contexto escolar. A partir desse delineamento, se definiu como objetivo geral,
analisar as possibilidades e desafios do gestor em efetivar um trabalho de cunho
democrático e participativo no âmbito escolar, e como objetivos específicos,
identificar as dificuldades enfrentadas no trabalho com uma gestão escolar
democrática e participativa; refletir a importância do Projeto Político Pedagógico da
escola em relação ao trabalho da gestão escolar e averiguar a relação entre a
existência de uma gestão democrática na escola e a qualidade das práticas que são
desenvolvidas na instituição. A pesquisa teve um caráter exploratório, realizada por
meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação e de
questionário como instrumento de coleta de dados, constituído a partir de sete
questõestema configuradas previamente. Participaram desse estudo a
coordenadora e a gestora de uma instituição de ensino da cidade de Santa Cruz na
Paraíba. Os resultados apontaram que os desafios da gestão democrática estão
ligados a diferentes questões como a falta de participação dos professores, pouca
visibilidade da relevância da coletividade em prol das questões relativas à qualidade
educativa da instituição, bem como que este tipo de gestão seja um instrumento que
dê sustentação para as diferentes vivências, conflitos e desafios do âmbito escolar.
Os resultados demonstraram também que existem possibilidades de exercício de
uma gestão democrática, desde que sejam permeadas por um trabalho coletivo e
que leve em consideração a diversidade de interesses dos sujeitos da instituição,
como forma de democratizar os processos decisórios efetivados na escola. Nessa
perspectiva, compreendesse que é necessário cada vez mais resgatar os espaços
de debate e diálogo no contexto escolar, como um caminho para se chegar a uma
reflexão coletiva das ações educativas desenvolvidas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Educacional. |
pt_BR |
dc.title |
Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-08T19:42:37Z |
|
dc.date.available |
2022-03-08 |
|
dc.date.available |
2022-03-08T19:42:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar democrática |
pt_BR |
dc.subject |
Democrática |
pt_BR |
dc.subject |
Participativa |
pt_BR |
dc.subject |
Desafios |
pt_BR |
dc.subject |
Possibilidades |
pt_BR |
dc.subject |
Management |
pt_BR |
dc.subject |
Democratic |
pt_BR |
dc.subject |
Participatory |
pt_BR |
dc.subject |
Challenges |
pt_BR |
dc.subject |
Possibilities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SARMENTO, Mayrla Marla Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Democratic and participative school management in school: between challenges and possibilities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SARMENTO, Mayrla Marla Lima. Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre
desafios e possibilidades. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |