DSpace/Manakin Repository

Processo avaliativo de gestão escolar em prol da aprendizagem do discente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, N. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2852031545641389 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, Rômulo F.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo A presente pesquisa tem por objetivo analisar a dinâmica de produção de uma sistemática de avaliação da aprendizagem discente junto à gestão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Antunes de Oliveira, no município de Santa Cruz – PB. Este é um estudo de conclusão de curso da pós-graduação Lato Senso em Planejamento e Gestão Escolar da Universidade Federal de campina Grande – UFCG, Campus Cajazeiras – PB. Para a concentração do estudo, foi necessário realizar uma experiência pedagógica com intuito de analisar uma questão que envolvesse o exercício da gestão escolar. As informações iniciais para a construção da pesquisa foram coletadas por meio de dados foi utilizado o Instrumento que Analisa os Critérios da Eficácia Escolar (ACE). O instrumento objetiva-se em avaliar a qualidade da escola em conexão aos critérios designados como decisivos para o seu sucesso. Após fazer uma relação dos dados colhidos com as idas ao campo co ACE, pode-se perceber que os quesitos apontados no último instrumento influenciaram na sistemática da avaliação, dentre os critérios destaca-se: o ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a escola pesquisada trabalha com o Programa Primeiros Saberes da Infância (PIS) e pelo que foi visto, tal programa pode impossibilitar os professores da dinamização do seu fazer pedagógico, na construção do currículo, na atualização do PPP e no processo avaliativo. Conclui-se que a gestão escolar e os professores devem integrar-se a fim de construírem uma dinâmica da avaliação condizente com o público que está sendo avaliado. É necessário notar a avaliação sobre uma ótica evolutiva e individual da cada discente. Tal realidade requer que os indivíduos que compõem essa escola sejam mais determinados a refletirem sobre as suas concepções de sistemática da avaliação, sobretudo, como uma ação complementar no processo de formação e desenvolvimento humano, na aquisição de objetivos que contribuirão, inclusive, para a ascensão do pensamento autônomo, crítico e intelectual dos alunos.
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Educacional. pt_BR
dc.title Processo avaliativo de gestão escolar em prol da aprendizagem do discente. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This research aims to analyze the dynamics of production of a systematic evaluation of student learning with the management of the State School of Elementary Education Nestor Antunes de Oliveira, in the city of Santa Cruz - PB. This is a course conclusion study of the Lato Senso postgraduate course in Planning and School Management at the Federal University of Campina Grande – UFCG, Campus Cajazeiras – PB. For the concentration of the study, it was necessary to carry out a pedagogical experience in order to analyze an issue that involved the exercise of school management. The initial information for the construction of the research was collected through data using the Instrument that Analyzes the Criteria of School Effectiveness (ACE). The instrument aims to assess the quality of the school in relation to the criteria designated as decisive for its success. After making a list of the data collected with the trips to the field with the ACE, it can be seen that the questions pointed out in the last instrument influenced the evaluation system, among the criteria stands out: teaching and learning. In this sense, the researched school works with the Primeiras Saberes da Infância (PIS) Program and from what has been seen, such a program can make it impossible for teachers to boost their pedagogical work, in the construction of the curriculum, in the updating of the PPP and in the evaluation process. It is concluded that school management and teachers must be integrated in order to build an evaluation dynamics in line with the public being evaluated. It is necessary to note the evaluation on an evolutionary and individual perspective of each student. This reality requires that the individuals who make up this school are more determined to reflect on their conceptions of systematic evaluation, above all, as a complementary action in the process of training and human development, in the acquisition of objectives that will even contribute to the ascension autonomous, critical and intellectual thinking of students.
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23810
dc.date.accessioned 2022-03-09T18:55:07Z
dc.date.available 2022-05-09
dc.date.available 2022-03-09T18:55:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação de aprendizagem pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Programa Primeiros Saberes da Infância pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Early Childhood Learning Program pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Nadiel Cavalcante de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluative process of school management in favor of student learning. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Nadiel Cavalcante.Processo avaliativo de gestão escolar em prol da aprendizagem do discente. 2016. 129f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta