dc.creator.ID |
OLIVEIRA, J. M. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5663620062448404 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Everton Vieira da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira. |
|
dc.description.resumo |
As pessoas tem buscado na educação uma forma de desenvolvimento pessoal,
profissional e econômico, por isso, é comum que jovens e adultos que, por diversos
fatores, não conseguiram concluir o ensino regular buscarem na modalidade EJA obter
seus interesses formativos. É importante que as instituições de ensino desenvolvam
currículos que atendam e incluam esses sujeitos no sistema educacional. No ensino de
Química, é evidente que a proposta para o ensino regular não se adequa ao público da
EJA, por isso, os profissionais buscam desenvolver propostas que tornem a aprendizagem
mais significativa, apesar de todos os seus contextos. Este estudo buscou apresentar uma
proposta de currículo para o ensino de Química na Modalidade EJA para turmas do
primeiro ano do ensino médio. Buscou-se através de bancos de dados, artigos que
abordassem a temática e com isso construir as propostas curriculares para o ensino de
Química na EJA. Essas propostas foram organizadas e estruturadas em quadros, contendo
informações dos conteúdos a serem aplicadas, assim como, a metodologia, avaliação e as
expectativas de aprendizagem. Foi então construído um currículo para atender os quatro
bimestres letivos, também, foi introduzido na mesma um projeto integrador para que
possa ser desenvolvido com os alunos da referida modalidade. Portanto, percebeu-se que
é possível desenvolver o processo de ensino aprendizagem de Química na EJA com as
particularidades dos sujeitos envolvidos, porém, é necessário que os alunos tenham o
comprometimento em querer aprender, assim como, a escola fornecer as condições para
que o docente possa desenvolver suas metodologias inovadoras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-11-30 |
|
dc.description.abstract |
The people have looking for education as way of personal development, professional and
economic, therefore, it is usual young and adults, for several factors, they did not get
conclude the regular education and seek in the EJA modality their formative interest. It is
important that educational institutions develop curriculum that serves and include these
subjects in the educational system. In Chemistry teaching, it is evident that the proposal
for regular education is not adequate for the EJA public, wherefore, the professionals look
for proposals that make learning more meaningful, despite all their contexts. This study
sought to present a curriculum proposal for teaching Chemistry in the EJA Modality for
classes in the first grade of high school. Searched through databases, articles about the
theme, and thereby to construct the curriculum proposals for teaching Chemistry in EJA.
These proposals were organized and structured in chart, containing information about the
contents to be applied, as well as the methodology, evaluation and learning expectations.
A curriculum was created to serve the four academic terms, and an integrative project
was introduced in the same project can be developed with students of the said modality.
Therefore, it was realized that it is possible to develop the teaching and learning process
of Chemistry in EJA with the particularities of the subjects involved, however, it is
necessary that students have a commitment to wanting to learn, as well as, the school
providing the conditions for the teacher to be able to develop their innovative
methodologies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23813 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-10T17:40:17Z |
|
dc.date.available |
2022-03-10 |
|
dc.date.available |
2022-03-10T17:40:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias inovadoras |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Innovative methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The chemistry curriculum in youth and adult education: a proposal for the 1st year of high school in the light of the BNCC. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro. O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |