DSpace/Manakin Repository

Poder, educação e resistência em tempos de neoliberalismo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4552861692256832 pt_BR
dc.creator.Lattes NUNES, I. A. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de; pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 TONETTO, Élida Pasini.
dc.contributor.referee3 GIORDANI, Ana Claudia de Carvalho.
dc.description.resumo Esse texto monográfico tem como intuito promover uma discussão voltada a denunciar uma tendência de condução do sistema educacional brasileiro por uma racionalidade neoliberal, bem como a compreensão dos processos de resistência, indissociavelmente atrelados a esta – ou quaisquer outras – força de condução de sujeitos e populações escolares. Para executar tal tarefa organizei um percurso analítico/argumentativo que se deu sobre três etapas complementares, a primeira destas é composta majoritariamente por um arranjo conceitual, ao qual cabe responsabilidade de alicerçar a maior parte das discussões trazidas no desenvolvimento da pesquisa, dentro desse arranjo ocupam lugar de destaque os debates conceituais que permeiam o campo do poder – em especial na sua configuração entendida nessa pesquisa como neoliberalismo – em interação com contextos educacionais brasileiros; já a segunda é concebida através da interação de uma arguição, voltada a explicitar as potencialidades advindas dos currículos escolares, e uma análise prática de importantes componentes curriculares que compõem a educação básica do Brasil; enquanto que a terceira etapa se desenvolve objetivando esquivar a pesquisa de um ponto de vista fatalista e irremediável, frente as redes de controle desveladas nas etapas anteriores, ao passo que busca elucidar estratégias de contra organização a essas lógicas de controle. Todas essas etapas, assim como os demais componentes que integram esse estudo, foram construídos e organizados sobre uma perspectiva metodológica póscrítica, na qual os conhecimentos e saberes que não tem sua origem no ambiente acadêmico são encarados como igualmente relevantes, fomentando uma pesquisa pautada em articulações e bricolagens não somente entre teoria e prática, mas também entre o saber catedrático e o saber marginal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Poder, educação e resistência em tempos de neoliberalismo. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-01
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23814
dc.date.accessioned 2022-03-10T17:59:09Z
dc.date.available 2022-03-10
dc.date.available 2022-03-10T17:59:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sistema educacional brasileiro pt_BR
dc.subject Poder pt_BR
dc.subject Resistência pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Cartografias pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Brazilian educational system pt_BR
dc.subject Power pt_BR
dc.subject Resistance pt_BR
dc.subject Neoliberalism pt_BR
dc.subject Resume pt_BR
dc.subject Cartographies pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Italo Anderson Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Power, education and resistance in times of neoliberalism. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Italo Anderson Duarte. Poder, educação e resistência em tempos de neoliberalismo. 2021. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen Este texto monográfico tiene la intención de promover una discusión dirigida a denunciar uma tendencia de conducción del sistema educativo brasileño por uma racionalidad neoliberal; así como la comprensión de los procesos de resistencia, indisociablemente alterados de esta, o cualquier otra fuerza de conducción de sujetos y poblaciones escolares. Para ejecutar tal tarea organice un precurso analítico/argumentativo que se dio sobre tres etapas complementarias; la primera de estas es compuesta mayoritariamente por un boceto conceptual, al cual cabe la responsabilidad de alinear la mayor parte de las discusiones recolectadas en el desenvolvimiento de la investigación, dentro de este boceto ocupan un lugar destacado los debates conceptuales que cubren el campo del poder, en especial en su configuración entendida en esta investigación como neoliberalismo en interacción con contextos educativos brasileños; la segunda es concebida a través de la interacción de una argumentación dirigida a explicar claramente las potencialidades que vienen de los currículos escolares y un análisis practico de importantes componentes curriculares que componen la educación básica de Brasil; mientras tanto la tercer etapa se desenvuelve objetivamente en esquivar la búsqueda de un punto fatalista e irremediable frente a las redes de control reveladas en las etapas anteriores, al paso que busca aclarar estrategias de contra organización a esas lógicas de control. Todas estas etapas, así como los demás componentes que integran este estudio, fueron construidos e organizados sobre uma perspectiva metodológica poscritica, en la cual los conocimientos y saberes que no tienen su origen en el ambiente académico son encarados como igualmente relevantes, fomentando uma investigación pautada en artículos y bricolaje, no solamente entre teoría y práctica, sino también entre el saber catedrático y el saber marginal. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta