DSpace/Manakin Repository

As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7465344341052741 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRIS, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo A pesquisa tem como foco o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula. A partir desse tema surgiu a problemática: como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como prática pedagógica nos Anos Inicias? E o objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sousa-PB. A Metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, foi elaborado dois questionários no Google Formulário, um para professores e outro para a gestão da escola. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise de dados foi possível compreender que os poucos recurso disponíveis na escola as professoras utilizavam como métodos de ensino, mesmo que forma interdisciplinar, visto que, alguns equipamentos precisavam de manutenção, e que não eram feitos há um tempo, isso prejudicava a utilização, já que, perdiam muito tempo tentando consertá-los. Sobre a organização das práticas pedagógicas de alfabetização com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, os entrevistados falaram de uma forma mais superficial, explicaram que o planejamento ocorre semanalmente, e utilizam ferramentas de apoio tecnológico seguindo orientações da supervisora. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-18
dc.description.abstract The research focuses on the use of Information and Communication Technologies in the classroom. From this theme arose the problem: how are Information and Communication Technologies used as a pedagogical practice in the Early Years? And the general objective of the research was: To analyze how teachers use Information and Communication Technologies in the teaching and learning process in the early years of the Initial Years of Elementary School in a public school in the city of Sousa-PB. The research methodology had a qualitative approach, two questionnaires were prepared in Google Form, one for teachers and another for school management. Data analysis was based on Bardin's Content Analysis (2016). From the data analysis it was possible to understand that the few resources available in the school the teachers used as teaching methods, even in an interdisciplinary way, since some equipment needed maintenance, and that had not been made for a while, this harmed the use, since they wasted a lot of time trying to fix them. About the organization of pedagogical literacy practices with the use of Information and Communication Technologies at school, the interviewees spoke in a more superficial way, explained that planning takes place weekly, and use technological support tools following the supervisor's guidelines. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815
dc.date.accessioned 2022-03-10T17:59:24Z
dc.date.available 2022-03-10
dc.date.available 2022-03-10T17:59:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Anos Iniciais pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Initial Years pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Information and Communication Technologies in the process of teaching and learning in the Early Years of Elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. As tecnologias da Informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta