DSpace/Manakin Repository

Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8175688200859315 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes. 
dc.contributor.referee2 Pires, Aparecida Carneiro.
dc.description.resumo Esse trabalho teve como problema de pesquisa: Como estão organizadas as práticas pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais no período de ensino remoto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral desse trabalho foi: Investigar como as práticas pedagógicas no ensino remoto estão sendo realizadas a partir do uso das tecnologias digitais pelos professores. Os principais autores que fundamental o referencial teórico foram: Arruda, Eucidio Pimenta (2020). Essa pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado nessa pesquisa foi um questionário com 3 sujeitos, de uma escola municipal do munícipio de Ipaumirim. Os dados foram analisados seguindo os princípios da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa a partir das respostas dos sujeitos que participaram da pesquisa foi de que o uso das tecnologias digitais deixa as aulas mais dinâmicas, o uso mais diário dessas tecnologias agora no ensino remoto está contribuindo para uma familiarização de outras tecnologias digitais. O que podem resultar em uma maior inserção das tecnologias digitais no retorno das aulas presenciais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-22
dc.description.abstract This work had as a research problem: How are pedagogical practices organized with the use of Digital Technologies in the period of remote teaching in the Initial Years of Elementary School? The general objective of this work was: To investigate how pedagogical practices in remote teaching are being carried out from the use of digital technologies by teachers. The main authors that fundamental the theoretical framework were: Arruda, Eucidio Pimenta (2020). This research was carried out from a qualitative approach. The data collection instrument used in this research was a questionnaire with 3 subjects, from a municipal school in the municipality of Ipaumirim. Data were analyzed following the principles of content analysis based on Bardin (2016). The main results of this research from the answers of the subjects who participated in the research was that the use of digital technologies makes classes more dynamic, the more daily use of these technologies now in remote teaching is contributing to a familiarization of other digital technologies. Which can result in a greater insertion of digital technologies in the return of face-to-face classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23819
dc.date.accessioned 2022-03-11T12:13:57Z
dc.date.available 2022-03-11
dc.date.available 2022-03-11T12:13:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Anos  iniciais pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Initial years pt_BR
dc.subject pedagogical practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Érika Paulino. 
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remote Teaching: Pedagogical Practices in the Early Years of Elementary Education in a Municipal School in Ipaumirim - CE. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Érika Paulino.Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim - CE. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta