DSpace/Manakin Repository

Abordagem dos modelos atômicos nos livros didáticos de química: uma análise conceitual e de incoerências.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Abordar o conteúdo de modelo atômico nos livros didáticos de Ensino Médio, foi de extrema importância para analisar e comparar a linha de compreensão, que pode divergir, de livro para livro, na busca por identificar concordâncias e discordâncias e analisar a forma como essas influenciam no processo da construção do conhecimento do discente. A amostra foi composta por quatro livros do primeiro ano do Ensino Médio, PNLD 2016. O procedimento metodológico decorre dos seguintes pontos de identificação dos conceitos, contexto histórico e incoerência. Dessa forma buscou-se observar os fatores que poderiam contribuir ou prejudicar de forma significativa a construção do conhecimento em relação aos modelos atômicos. De acordo com os resultados foram identificadas discordâncias na abordagem do modelo atômico de Thomson, que é a base para a compreensão do modelo atômico de Rutherford. Outro ponto de alerta é a atribuição de Modelo Planetário, feita pelos autores, ao modelo de Rutherford, pois Rutherford não poderia afirmar que os elétrons estariam em movimento circular em volta do núcleo pois isto iria de encontro frontal com as leis do eletromagnetismo já bem consolidadas naquela época. Em relação aos modelos de Dalton e Bohr, não se detectou incoerências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Quimica. pt_BR
dc.title Abordagem dos modelos atômicos nos livros didáticos de química: uma análise conceitual e de incoerências. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract Addressing the content of the atomic model in high school textbooks was extremely important to analyze and compare the line of understanding, which may differ from book to book, in the search for identifying agreements and disagreements and analyze how they influence the student's knowledge construction process. The sample consisted of four books for the first year of high school, PNLD 2016. The methodological procedure stems from the following points of identification of concepts, historical context and inconsistency. In this way, we sought to observe the factors that could significantly contribute or harm the construction of the knowledge in relation to atomic models. According to the results disagreements were identified in the approach of the Thomson atomic model, which is the basis for understanding the Rutherford atomic model. Another point of alert is the attribution of the Planetary Model, made by the authors, to the Rutherford model, since Rutherford could not say that electrons would be in circular motion around the nucleus as this would meet frontal with the laws of electromagnetism already well established at that time. Regarding the Dalton and Bohr models, no inconsistencies were detected. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23823
dc.date.accessioned 2022-03-11T13:28:06Z
dc.date.available 2022-03-11
dc.date.available 2022-03-11T13:28:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química ensino pt_BR
dc.subject Modelo atômico pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Conceitos pt_BR
dc.subject Incoerências pt_BR
dc.subject Teaching chemistry pt_BR
dc.subject Atomic model pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Concepts pt_BR
dc.subject Inconsistencies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Ana Karelline Alexandre.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Approach to atomic models in textbooks of chemistry: a conceptual analysis and inconsistencies. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Ana Karelline Alexandre. Abordagem dos modelos atômicos nos livros didáticos de química: uma análise conceitual e de incoerências. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta