DSpace/Manakin Repository

Proposta de intervenção no Serviço Escola de Psicologia da UFCG com ênfase na cor e na ambiência.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FIALHO, A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6719845692046775 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANJOS, Kainara Lira dos.
dc.contributor.advisor1ID ANJOS, K. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2288961603074693 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Taciana Lima.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, T. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1669470706106346 pt_BR
dc.contributor.referee2 LEITE, Izabel Farias Batista.
dc.contributor.referee2ID LEITE, I. F. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0009775903342861 pt_BR
dc.description.resumo Nos últimos anos a ambiência e a humanização dos espaços na área da saúde tem ganhado cada vez mais destaque tanto nos estudos acadêmicos quanto nas políticas públicas, vide a criação da Política Nacional de Humanização (PNH) no Brasil em 2003. Neste âmbito, ressalta-se a importância das cores no processo de humanização desses espaços. Dito isto, o presente trabalho se propôs a analisar como a ambiência e utilização da cor contribuem para a humanização dos espaços a partir de uma proposta de intervenção no Serviço Escola de Psicologia (SEP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para tal utilizou-se como referência os conceitos da Psicologia das Cores, como também alguns métodos propostos pela Psicologia Ambiental para uma melhor compreensão das relações entre o espaço físico (estudos centrados no ambiente) e seus usuários (estudos centrados na pessoa). Para uma melhor compreensão da influência das cores na ambiência e humanização, também foram analisados alguns estudos correlatos que permitiram a apreensão de estratégias projetuais que pudessem contribuir para a proposta. Com a finalidade de viabilizar este trabalho, foi levado em consideração o conjunto que opera na unidade escola, desde a equipe de funcionários que precisa trabalhar em um ambiente qualificado para produzir ações humanizadoras, até os usuários que chegam fragilizados e em situação de vulnerabilidade, necessitados de um ambiente acolhedor que alcance suas expectativas com relação ao seu bem-estar e estabelecimento da saúde psicológica. Sendo assim, para os estudos centrados na pessoa foram utilizados o autorrelato e a observação sistemática. Já para os estudos centrados na ambiente foram realizados o walk-around-the-block e o mapeamento comportamental. A partir daí, foi possível a definição de um partido e de elementos que compuseram a proposta a partir das premissas inicialmente estabelecidas. Considerando que cabe a arquitetura conceber espaços para que atinjam aos objetivos propostos, atendendo as necessidades de seus usuários, salienta-se a importância de se produzir cada vez mais reflexões teóricas e criação de estratégias projetuais para que as mesmas possam ser efetivadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.title Proposta de intervenção no Serviço Escola de Psicologia da UFCG com ênfase na cor e na ambiência. pt_BR
dc.date.issued 2020-02-21
dc.description.abstract In recent years, the ambience and humanization of spaces in the health area has gained increasing prominence both in academic studies and in public policies, see the creation of the National Humanization Policy in Brazil in 2003. In this context, the importance of colors in the humanization process of these spaces. That said, the present work aimed to analyze how the ambience and use of color contribute to the humanization of spaces from an intervention proposal in the psychology school service of the Federal University of Campina Grande. For that, the concepts of Color Psychology were used as a reference, as well as some methods proposed by Environmental Psychology for a better understanding of the relationships between the physical space (studies centered on the environment) and its users (studies centered on the person). For a better understanding of the influence of colors in the ambience and humanization, some related studies were also analyzed that allowed the apprehension of design strategies that could contribute to the proposal. In order to make this work feasible, the group that operates in the school unit was taken into consideration, from the team of employees who need to work in a qualified environment to produce humanizing actions, to users who arrive in a fragile and vulnerable situation, in need a welcoming environment that meets your expectations regarding your well-being and psychological health. Therefore, self-report and systematic observation were used for person-centered studies. For studies focused on the environment, walkaround-the-block and behavioral mapping were performed. From there, it was possible to define a party and elements that made up the proposal based on the premises initially established. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23850
dc.date.accessioned 2022-03-16T12:20:07Z
dc.date.available 2022-03-16
dc.date.available 2022-03-16T12:20:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Serviço Escola de Psicologia da UFCG pt_BR
dc.subject UFCG School of Psychology Service pt_BR
dc.subject Cores de ambientes pt_BR
dc.subject Ambient colors pt_BR
dc.subject Ambiência e Arquitetura pt_BR
dc.subject Ambience and Architecture pt_BR
dc.subject Humanização na saúde pt_BR
dc.subject Humanization in health pt_BR
dc.subject Psicologia das Cores pt_BR
dc.subject Color Psychology pt_BR
dc.subject Psicologia Ambiental pt_BR
dc.subject Environmental Psychology pt_BR
dc.subject Espaços de áreas de saúde - humanização pt_BR
dc.subject Health area spaces - humanization pt_BR
dc.subject Cores e humanização de espaços pt_BR
dc.subject Colors and humanization of spaces pt_BR
dc.subject Política Nacional de Humanização pt_BR
dc.subject National Humanization Policy pt_BR
dc.subject Arquitetura de interiores pt_BR
dc.subject Interior architecture pt_BR
dc.subject Hospital Infantil Nemous pt_BR
dc.subject Nemous Children's Hospital pt_BR
dc.subject Hospital Infantil Teleton de Oncologia pt_BR
dc.subject Teleton Children's Hospital of Oncology pt_BR
dc.subject Planned Parenthood Diane L. Max Health Center pt_BR
dc.subject Planned Parenthood Diane L. Max Health Center pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIALHO, Arielly Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Intervention proposal in the UFCG Psychology School Service with emphasis on color and ambience. pt_BR
dc.identifier.citation FIALHO, Arielly Lopes. Proposta de intervenção no Serviço Escola de Psicologia da UFCG com ênfase na cor e na ambiência. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23850 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta