DSpace/Manakin Repository

Os caminhos da língua portuguesa no Brasil: as abordagens da fonética e da fonologia no livro didático do 7º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA , José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo A língua portuguesa no Brasil vem tomando diferentes aspectos, formas, frutos de mudanças históricas e sociais, pois a língua é uma “coisa” viva em constante transformação. Pensando nas convenções que a língua portuguesa tem intermediado historicamente para a fala do indivíduo, convenções vistas nos materiais didáticos, como o livro didático, por exemplo; este trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo de fonética e fonologia do livro didático de L.P do 7º ano do ensino fundamental, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Tal abordagem possui uma imensa importância para nós enquanto professores da língua materna, porque nos permite conhecer melhor como estão sendo abordados determinados conteúdos no Livro didático. Para verificar essas questões, optou-se pela revisão bibliográfica sobre o tema, tomando como base elementar os pressupostos teóricos de autores, como: BIDERMAN (2002), OLIVEIRA (1999), TEYSSIER (2007). Como resultado desta pesquisa, foi possível compreender que a evolução histórica da língua emprega hoje novas possibilidades de abordagem, de compreensão e de uso, considerando muitos aspectos, particularidades, tais como regionalismo, o coloquialismo e padrões formais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Os caminhos da língua portuguesa no Brasil: as abordagens da fonética e da fonologia no livro didático do 7º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-13
dc.description.abstract The Portuguese language in Brazil has been taking different aspects, forms, fruits of historical and social changes, since language is a living thing in constant transformation. Thinking about the conventions that the Portuguese language has historically intermediated for the speech of the individual, conventions seen in didactic materials, such as the textbook, for example; this work aims to analyze the phonetic and phonological content of the didactic book of L.P of the 7th year of elementary school, by the authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. Such an approach is of immense importance to us as teachers of the mother tongue, because it allows us to better understand how certain contents are approached in the textbook. In order to verify these questions, we opted for the bibliographical revision on the subject, taking as basic basis the theoretical presuppositions of authors, such as: BIDERMAN (2002), OLIVEIRA (1999), TEYSSIER (200). As a result of this research, it was possible to understand that the historical evolution of the language now employs new possibilities of approach, understanding and use, considering many aspects, particularities such as regionalism, colloquialism and formal patterns. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23862
dc.date.accessioned 2022-03-16T13:59:41Z
dc.date.available 2022-03-16
dc.date.available 2022-03-16T13:59:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Fonética pt_BR
dc.subject Fonologia pt_BR
dc.subject Língua portuguesa ­- ensino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Phonetics pt_BR
dc.subject Phonology pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jaqueline Alexandre.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The paths of the Portuguese language in Brazil: phonetics and phonology approaches in the 7th grade elementary school textbook. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jaqueline Alexandre. Os caminhos do ensino da língua portuguesa no Brasil: as abordagens da fonética e da fonologia no livro didático do 7º ano do ensino funadmental. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta