DSpace/Manakin Repository

Práticas produtivas de produção textual na escola: caminhos a percorrer.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 MENDES, Tathiane Pereira.
dc.contributor.referee2 SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo O presente trabalho de Monografia apresenta reflexões a respeito do ensino de Língua Materna e aborda discussões referentes às práticas de escrita utilizadas pelo professor na sala de aula. Assim, os objetivos pretendidos são: discutir sobre a importância da escrita para a formação do aluno de ensino fundamental; debater sobre o uso de gêneros extuais nas práticas docentes e, por último, propor práticas produtivas de ensino da escrita em uma perspectiva sociointeracionista. O trabalho apresenta conceitos a respeito da visão de língua e linguagem, e questiona o modo como a produção textual é realizada nas ulas de língua portuguesa, levando em conta as dificuldades que o profissional enfrenta ao lidar com os gêneros textuais, pois, apesar de seus estudos não serem recentes, as suas inserções nas práticas docentes ainda são escassas. É sugerida, ainda, uma Sequência Didática enquanto proposta metodológica que consiste em trabalhar os gêneros textuais de forma sistemática. Para a execução das reflexões apresentadas, foi feito um levantamento bibliográfica utilizando-se dos pressupostos de Travaglia (2008), que discute as concepções de língua e linguagem, e como a visão destas podem influenciar o ensino de língua materna; Higounet (2003), autor que apresenta debate sobre as primeiras formas de escrita da humanidade; Koch e Elias (2008), autoras que refletem sobre a escrita numa perspectiva interativa; Antunes (2003), que apresenta novas formas de trabalhar a escrita na sala de aula; Bazerman (2011), que traz alguns conceitos a respeito dos gêneros textuais; Marcuschi (2008) autor que também discute conceitos sobre os gêneros e os tipos textuais, além de propor formas de sua inserção na sala de aula. A partir desse embasamento teórico torna-se possível ter um olhar mais amplo sobre a língua, saber o quanto é importante conhecer os vários conceitos que permeiam o seu estudo, e com isso, tentar aplicar os conhecimentos adquiridos com as teorias nas práticas de ensino na sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Práticas produtivas de produção textual na escola: caminhos a percorrer. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-30
dc.description.abstract This monograph presents reflections about the mother tongue teaching, and relates discussions about the writing practices used by the teacher in the classroom. Therefore, the intended objectives are to discuss the importance of writing for the training of elementary school students; to discuss the use of textual genres in teaching practices and, finally, to propose productive practices of writing teaching by sociointeractionist perspective. The work presents concepts about the vision of language and system language, and questions how the textual production is practiced in the Portuguese language classes, considering the difficulties that the teachers face when they use the textual genres, because although the studies of genres are not recent, their inclusion in teaching practices are still short. It is suggested also a Didactic Sequence as a methodological proposal to work the genres systematically. For the accomplishment of the presented reflections, it was made a bibliographic research, using the Travaglia‟s presuppositions (2008), who discusses the language and tongue conceptions, and how their vision can influence the mother tongue teaching. We used also the presuppositions of writes like: Higounet (2003), author who demonstrates discussions about the first humanity writing forms; Koch and Elijah‟s assumptions (2008), authors that reflect about writing, in an interactive perspective; Antunes (2003), who presents new ways to work the writing in the classroom; Bazerman (2011), who describes some concepts about the textual genres; Marcuschi (2008), who also discusses concepts of genres and textual types, and proposes ways of their integration in the classroom. From this theoretical basis, it is possible to have a better opinion about the language, to understand how knowing is important the various concepts that permeate its study, and, consequently, the people can try to apply the acquired knowledge with the teaching theories and practices in classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23865
dc.date.accessioned 2022-03-16T17:46:44Z
dc.date.available 2022-03-16
dc.date.available 2022-03-16T17:46:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua materna - ensino pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Ensino - língua e linguagem pt_BR
dc.subject Mother tongue - teaching pt_BR
dc.subject Text production pt_BR
dc.subject Textual Genre pt_BR
dc.subject Teaching - language and language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Anajara Reinaldo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Productive practices of textual production at school: ways to go. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Anajara Reinaldo de. Práticas produtivas de produção textual na escola: caminhos a percorrer. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta