DSpace/Manakin Repository

Gênero notícia no contexto social: uma prática de multiletramentos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SUARES, F. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7717791910048061 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 SILVA , Jorgevaldo de Souza.
dc.description.resumo O presente trabalho destaca a contribuição que a Linguística Textual vem desenvolvendo nos últimos anos, trazendo o texto como ferramenta indispensável a ser trabalhado em sala de aula, desconstruindo, assim, a visão estruturalista que estava atrelada a um ensino voltado para o estudo da palavra e frase, de forma descontextualizada. Além disso, destacamos a importância dos gêneros textuais nesse processo de ensino da Língua Portuguesa, por contribuir na construção de um ensino significativo para o aluno, ao situá-lo nos vários contextos sociais, em que ele se encontra. Como é perceptível, a linguagem dos novos gêneros, tornam-se cada vez mais maleáveis, entre eles estão os gêneros digitais tais como: blog, e-mail, chat, dentre outros. Nessa perspectiva destacaremos o gênero notícia e sua participação na prática dos multiletramentos. Por este viés, o presente trabalho tem como objetivo geral, destacar a relevância das práticas de letramento e multiletramentos nas atividades de leitura e produção textual, especificamente por meio do gênero notícia. Como objetivos específicos: apresentar as contribuições que a Linguística Textual trouxe para o trabalho com o texto; enfatizar a importância do gênero textual como ferramenta indispensável na construção do texto e compreender a importância do trabalho com o texto, no ensino aprendizagem, no que diz respeito à leitura e à escrita na perspectiva dos multiletramentos Para tanto, nos fundamentamos, principalmente, nos trabalhos desenvolvidos por Marcuschi (2002, 2005, 2008) Koch (1997), Costa Val (1999), Antunes (2010), Rojo (2012, 2015); Soares (1999, 2002, 2009) e Kleiman (1995), os quais deram uma enorme contribuição para os estudos da Língua Portuguesa. Já a metodologia está pautada em uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa, nos quais foram utilizados como instrumento de pesquisa: livros; artigos acadêmicos, revistas e sites acadêmicos da web, com a intenção de aprofundar o processo de uso dos multiletramentos por meio do gênero notícia e sua aplicabilidade no ensino médio. Para isso, apresentamos uma proposta pedagógica, a ser apresentada a professores do 1° ano, no intuito de contribuir na sua prática pedagógica em sala de aula, no que se refere à leitura e escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Gênero notícia no contexto social: uma prática de multiletramentos. pt_BR
dc.date.issued 2017-11-12
dc.description.abstract This present monograph emphasise the massive contribution that Textual Linguistic has been developed in the recent years, bringing to text as an indispensable resource to be developed in the classroom, therefore deconstructing the structuralist view which was linked to a decontextualized teaching focused on the study of word and phrase. In addition, we underscored the importance of textual genres in this process of teaching the Portuguese language to contributing to the construction of a meaningful teaching for the student to place him in various social contexts, in which he finds himself. As it is perceptible, the language of the new genres become increasingly malleable, among them are the digital genres, such as: blog, email, chat, among others. In and it is within this perspective that we will highlight the genre News and its participation in the practice of multiliteracies. By this biases, the present monograph as a general objective, to highlight the relevance of literacy and multilearning practices in reading and textual production activities, specifically through the news genre and as specific objectives: to show the contributions that Textual Linguistics brought to working with texts; to emphasize the importance of textual genres as indispensable tool in the construction of the text and aims to comprehend the relevance of working with text , in teaching-learning, with regard to reading and writing from the perspective of multiliteracies. Therefore, we base, meanling, in the works developed by Marcuschi (2002, 2005, 2008) Koch (1997), Costa Val (1999), Antunes (2010), Rojo (2012, 2015); Soares (1999, 2002, 2009) e Kleiman (1995), who made an enormous contribution to the studies of Portuguese language. Regarding the methodology is based on a bibliographic research,qualitative nature, in which they were used as a research instrument : books; academic articles ,magazines and academic websites with an intention to deepen the process of using multiliteracies, through the genre not known and its applicability in high school. For this puporse, we present a pedagogical proposal, to be presented to teachers of the 1st grade, high school , in order to contribute to their pedagogical practice in the classroom, regarding to reading and writing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23877
dc.date.accessioned 2022-03-16T19:14:00Z
dc.date.available 2022-03-16
dc.date.available 2022-03-16T19:14:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Linguística textual pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Notícia - gênero textual pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Textual linguistics pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject News - textual genre pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Multiliteracy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SUARES, Fernanda Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative News genre in the social context: a practice of multiliteracies. pt_BR
dc.identifier.citation SUARES, Fernanda Alves. Gênero notícia no contexto social: uma prática de multiletramentos. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta