DSpace/Manakin Repository

O livro didático na aula de história: a ação docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DINIZ, M. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0966815496398480 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.contributor.advisor1ID FORTUNATO, Maria Lucinete. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0372177131712462 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.referee2 MELO, Rosilene Alves de.
dc.description.resumo Este estudo problematiza o uso do livro didático de História na sala de aula, na atualidade, tendo como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Dione Diniz Oliveira Dias, do município de Sousa-PB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica sobre o tema enfocado, fontes documentais – LDB, PCN’s, etc. e de entrevistas semiestruturadas, com professores de História e alunos da referida escola. O objetivo principal não foi investigar apenas a qualidade do livro didático, mas, principalmente, abordar a idéia do perfil de um profissional bem qualificado e apto para a utilização desse material, verificando a dificuldade do seu uso no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, pensando o livro didático como um artefato cultural, cuja importância para o ensino-aprendizagem envolve diferentes sujeitos, dentre eles, o professor e o aluno. Para tanto, consideramos as questões relacionadas à formação do docente e à produção desse material, numa busca contínua para novas interpretações e questionamentos acerca do seu uso e melhoramentos na prática escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O livro didático na aula de história: a ação docente. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-10
dc.description.abstract This study discuss the use of the textbook of history in the classroom, at present, having as research locus the State School of Elementary and Secondary Education Prof. Dione Diniz Oliveira Dias, the municipality of Sousa-PB. The survey was conducted through literature review on the subject focused, documentary sources LDB, NCPs etc. and the application of semistructured interviews with history teachers and students of that school. The main objective was not to investigate only the quality of the textbook, but mainly address the idea of the profile of a well qualified and professional able to use this material, checking the difficulty of its use in the workplace and at the same time thinking the textbook as a cultural artifact, whose importance to the teachinglearning involves different subjects, among them, the teacher and the student. To this end, we consider the issues related to the training of teachers and the production of this material, in a constant search for new interpretations and questions about its use and improvements in school practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888
dc.date.accessioned 2022-03-17T12:19:55Z
dc.date.available 2022-03-17
dc.date.available 2022-03-17T12:19:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Ação docente - Licenciatura em história pt_BR
dc.subject History - teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Teaching action - Degree in history pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Maria Ranyelle.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The textbook in the history class: the teaching action. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Maria Ranyelle. O livro didático na aula de história: a ação docente. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta