DSpace/Manakin Repository

Formação e atuação docente para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como temática a Formação e Atuação Docente para o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e compreende uma reflexão que busca compreensão e aprendizagem. O trabalho tem como objetivo geral: analisar a formação e atuação dos docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de história. E como objetivos específicos: caracterizar o processo de formação dos professores no ensino de história dos anos Iniciais; identificar os métodos e conteúdos utilizados pelos docentes no ensino de história e estabelecer a relação entre a formação e atuação dos docentes na atualidade Para a realização desse trabalho inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, buscando através de teóricos como: Rocha (1999), PCN’s (2001), Fonseca (2003 e 2007), Imbernón (2006) e Bittencourt (2008). Optamos por uma pesquisa exploratória através de um questionário voltado para professoras formadas em Pedagogia e atuando nos anos iniciais do ensino fundamental para obtermos dados para responder nossas indagações. Através dos resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível ver que alguns dos docentes demonstram domínio do saberes almejado na formação e sabe como desenvolvê-los na atuação em sala de aula, e até atualizá-lo quando necessário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação e atuação docente para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-17
dc.description.abstract This work is subject to Training and Practice Lecturer for History Teaching in the Early Years of Elementary Education, and comprises a reflection that seeks understanding and learning. The work has the general objective: to analyze the formation and performance of teachers in primary education Years Initials in the discipline of history. And as specific objectives: to characterize the process of training of teachers in the teaching of history the years Initials; identify the methods and content used by teachers in the teaching of history and establish the relationship between the education and performance of teachers today for the realization of this work initially we conducted a literature search on the subject, searching through theoretical as Rock (1999) NCP's (2001), Fonseca (2003 and 2007), Imbernon (2006) and Bittencourt (2008). We opted for an exploratory research through a questionnaire aimed at teachers trained in pedagogy and acting in the early years of elementary school to obtain data to answer our questions. The results obtained in this research, it was possible to see that some of the teachers demonstrate the desired domain knowledge in training and know how to develop them in action in the classroom, and to update it when necessary. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23889
dc.date.accessioned 2022-03-17T12:44:40Z
dc.date.available 2022-03-17
dc.date.available 2022-03-17T12:44:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Formação e atuação docente pt_BR
dc.subject Ensino de história - anos iniciais pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject History - elementary school pt_BR
dc.subject Teacher training and performance pt_BR
dc.subject History teaching - early years pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Daniele de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training and performance for the teaching of history in the early years from elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Daniele de Oliveira. Formação e atuação docente para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta