DSpace/Manakin Repository

Avaliação do nível de autoconfiança dos alunos de graduação em Odontologia na realização do tratamento endodôntico.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7957202300822377 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROSENDO, Rosana Araújo.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4265443266983718 pt_BR
dc.contributor.referee1 SARMENTO, Tassia Cristina de Almeida Pinto.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8780072808231578 pt_BR
dc.contributor.referee2 FIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5520449990811519 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo desse trabalho foi avaliar o nível de autoconfiança dos alunos de graduação em Odontologia na realização das etapas do tratamento endodôntico em diferentes grupos dentais no curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa observacional, descritiva, de caráter transversal e quantitativa, na qual foi aplicado um questionário via plataforma Google Forms aos alunos que estavam cursando entre o sexto e o nono período letivo que aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram registrados na forma de banco de dados do programa de informática SPSS (Statistical Package for Social Sciences) for Windows, e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial bivariada. De acordo com os dados coletados no questionário, os resultados da pesquisa demonstraram que a maioria dos estudantes se sentem mais “confiantes” nas etapas de radiografia de odontometria (50,5%) e conemetria (45,6%) em dentes unirradiculares, se sentem “neutros” em todas as etapas de tratamento em dentes pré-molares. Já em relação aos molares, grande parte se sente “muito pouco confiante” para as etapas de radiografia de prova de cone (33,0%) e abertura coronária (32,0%). Observou-se também que não houve associação estatisticamente significativa entre o nível de autoconfiança dos alunos e o período letivo cursado. Portanto, concluise que os alunos se sentem confiantes nas etapas de tratamento endodôntico no grupo dos elementos dentários unirradiculares e pouco confiantes no grupo dos molares, independente do período letivo cursado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia pt_BR
dc.title Avaliação do nível de autoconfiança dos alunos de graduação em Odontologia na realização do tratamento endodôntico. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-04
dc.description.abstract The aim of this study was to assess the level of self-confidence of undergraduate dentistry students in performing the stages of endodontic treatment in different dental groups in the Dentistry course at the Federal University of Campina Grande. This is an observational, analytical, cross-sectional and quantitative research, in which a questionnaire was applied via the Google Forms platform to students who were attending between the sixth and ninth term who agreed to participate in the research. Data were recorded in the form of a database of the computer program SPSS (Statistical Package for Social Sciences) for Windows, and analyzed using descriptive and inferential bivariate statistics. According to the data collected in the questionnaire, the survey results showed that most students feel more "confident" in the radiography steps of odontometry (50.5%) and conemetry (45.6%) in single-rooted teeth, if they feel “neutral” at all stages of treatment in premolar teeth. In relation to molars, a large part feels “very little confident” for the steps of cone test radiography (33.0%) and coronary opening (32.0%). It was also observed that there was no statistically significant association between the level of self-confidence of students and the academic period attended. Therefore, it is concluded that students feel confident in the endodontic treatment stages in the single-rooted dental elements group and little confidence in the molar group, regardless of the academic period attended. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23892
dc.date.accessioned 2022-03-17T14:11:43Z
dc.date.available 2022-03-17
dc.date.available 2022-03-17T14:11:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tratamento endodôntico pt_BR
dc.subject Estudantes de odontologia - CSTR UFCG pt_BR
dc.subject Avaliação da autoconfiança - estudantes de Odontologia pt_BR
dc.subject Endodontia pt_BR
dc.subject Atendimento em endodontia pt_BR
dc.subject Ensino em endodontia pt_BR
dc.subject Endodontic treatment pt_BR
dc.subject Dentistry students - CSTR UFCG pt_BR
dc.subject Self-confidence assessment - Dentistry students pt_BR
dc.subject Endodontics pt_BR
dc.subject Endodontic care pt_BR
dc.subject Teaching in endodontics pt_BR
dc.subject Tratamiento de endodoncia pt_BR
dc.subject Estudiantes de Odontología - CSTR UFCG pt_BR
dc.subject Evaluación de la confianza en uno mismo - Estudiantes de odontología pt_BR
dc.subject Endodoncia pt_BR
dc.subject Cuidado de endodoncia pt_BR
dc.subject Enseñanza en endodoncia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Laryssa Tenório.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of the self-confidence level of undergraduate dentistry students in the performance of endodontic treatment pt_BR
dc.title.alternative Evaluación del nivel de confianza en sí mismo de los estudiantes de pregrado en odontología en la realización del tratamiento endodôntico pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Laryssa Tenório. Avaliação do nível de autoconfiança dos alunos de graduação em Odontologia na realização do tratamento endodôntico. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23892 pt_BR
dc.description.resumen El objetivo de este estudio fue evaluar el nivel de autoconfianza de los estudiantes de pregrado en Odontología en la realización de las etapas del tratamiento endodóntico en diferentes grupos odontológicos de la carrera de Odontología de la Universidad Federal de Campina Grande. Se trata de una investigación observacional, analítica, transversal y cuantitativa, en la que se aplicó un cuestionario a través de la plataforma Google Forms a los alumnos que cursaban entre el sexto y noveno trimestre que aceptaron participar en la investigación. Los datos se registraron en forma de base de datos del programa informático SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para Windows y se analizaron mediante estadística bivariada descriptiva e inferencial. Según los datos recopilados en el cuestionario, los resultados de la encuesta mostraron que la mayoría de los estudiantes se sienten más "seguros" en los pasos radiográficos de odontometría (50,5%) y conemetría (45,6%) en dientes unirradiculares, si se sienten "neutrales" en todas las etapas del tratamiento en dientes premolares. En relación a los molares, una gran parte se siente “muy poco segura” para los pasos de la radiografía de prueba de cono (33,0%) y la apertura coronaria (32,0%). También se observó que no hubo asociación estadísticamente significativa entre el nivel de autoconfianza de los estudiantes y el período académico al que asistieron. Por tanto, se concluye que los estudiantes se sienten confiados en las etapas del tratamiento endodóntico en el grupo de elementos dentarios unirradiculares y poca confianza en el grupo de los molares, independientemente del período académico al que asistieron. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta