DSpace/Manakin Repository

O agir didático instrucional de professores de língua portuguesa em orientações para a escrita de gêneros textuais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MACEDO, D. D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7766713047070452 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Maria de Fátima.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290512017403409 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 RIBEIRO, Roziane Marinho.
dc.contributor.advisor-co1ID RIBEIRO, Roziane M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9508938213112138 pt_BR
dc.contributor.referee1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee2 LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga.
dc.contributor.referee3 RAMOS, Fabiana.
dc.description.resumo O presente estudo tem como objetivo geral analisar o agir didático revelado por professores de língua portuguesa, durante intervenções em que orientam os alunos à realização da produção escrita de gêneros textuais. Como objeto de estudo, delimitamos o agir didático desses professores, durante as intervenções mencionadas. Como objetivos específicos, traçamos: (1) identificar os gestos didáticos acionados pelos docentes durante orientações para a escrita de gêneros textuais; (2) caracterizar o agir didático mobilizado pelos professores durante essas orientações; (3) interpretar as tematizações sobre o agir didático e os gestos didáticos mobilizados pelos professores em sessões de autoconfrontação simples (ACS). Para tanto, fundamentamo-nos no campo da Linguística Aplicada, tendo em vista a análise do uso da linguagem mediante práticas sócio-historicamente situadas (MOITA LOPES, 2006). De forma específica, nos ancoramos nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999, 2004, 2006, 2008, 2012), da Didática das Línguas (AEBY-DAGHÉ; DOLZ, 2008; DOLZ, 2009, 2016; DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2019; SCHNEUWLY, 2009) e da Clínica da Atividade (CLOT, 2006; LOUSADA, 2006; MACHADO, 2007; SOUZA-E-SILVA, 2004). Este estudo se enquadra no paradigma qualitativo de pesquisa (MINAYO, 2009), de cunho interpretativo (MOREIRA; CALEFFE, 2008), cuja abordagem é de base etnográfica (CAVALLEIRO, 2013; MATTOS, 2011). Foi organizado o seguinte percurso metodológico: (1) entrevista pré-tarefa áudio gravada; (2) acompanhamento e gravações, em vídeo, de aulas de dois professores de língua portuguesa; (3) sessões de autoconfrontação simples (ACS) com cada participante. O corpus deste estudo foi constituído pelas gravações produzidas ao longo desse percurso, as quais foram realizadas com dois professores atuantes na cidade de Campina Grande – PB, vinculados a Escolas Cidadãs Integrais, em turmas do Ensino Médio. Através da análise dos dados, percebemos que o modo como os professores orientaram os alunos para a realização da produção escrita revela um sistema de gestos que emprega um contorno particular às situações de ensino analisadas. O agir didático instrucional pôde ser caracterizado pelo acionamento desse sistema e sinalizou a materialização de uma intencionalidade didática. Durante as ACS, os professores se referiram às motivações, intenções e mobilização de recursos materiais e comportamentais, inerentes a essas situações de ensino. A partir disso, observamos a emergência de diferentes tipos de agir didático instrucional: o afetivo, o reflexivo e o normativo. Diante disso, salientamos a relevância da reflexão acerca das orientações em questão, as compreendendo não como um momento em que o docente somente atribui ao aluno uma ação, mas como uma situação didática em que mobiliza o seu agir, no sentido de orientar, instruir e prescrever a produção. Por fim, apontamos para a necessidade de pesquisas que investiguem a reverberação do agir didático instrucional nas produções escritas dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem pt_BR
dc.title O agir didático instrucional de professores de língua portuguesa em orientações para a escrita de gêneros textuais. pt_BR
dc.date.issued 2021-02
dc.description.abstract The current study has the objective of analyzing the didactic action revealed by Portuguese language teachers, during interventions in which they guide students in the written production of textual genres. As the study object, we delimited the didactic action of these teachers in the mentioned interventions. As specific objectives, we set: (1) to identify the didactic gestures used by teachers during guidelines for the writing of textual genres; (2) to characterize the didactic action mobilized by teachers during these orientations; (3) to interpret the themes about didactic action and didactic gestures mobilized by teachers in simple selfconfrontation sessions (SCS).To this end, we are based on the Applied Linguistics field, with a view to analyzing the use of language through social and historical situated practices (MOITA LOPES, 2006). We are also anchored in the assumptions of Sociodiscursive Interactionism, ISD, (BRONCKART, 1999, 2004, 2006, 2008, 2012) and in the Didactics of Languages, especially related to the contributions about the writing and mother tongue teachings (AEBY-DAGHÉ; DOLZ, 2008; DOLZ, 2009, 2016; DOLZ; GAGNON; DECANDIUM, 2019; SCHNEUWLY, 2009). In view of the discussions about the specificities of the teaching work and the contributions of the self-confrontation method for the reflection on this work (CLOT, 2006; LOUSADA, 2006; MACHADO, 2007; SOUZA-E-SILVA, 2004), we also consider the contributions from the Activity Clinic.This study is inserted in the qualitative paradigm of research (MINAYO, 2009), it has an interpretative nature (MOREIRA; CALEFFE, 2008) and its approach is ethnographic basis (CAVALLEIRO, 2013; MATTOS, 2011). That said, the following methodological path was organized: (1) audio recorded pretask interview; (2) monitoring and video recordings of two Portuguese language teachers’ classes; (3) SCS sessions with each participant. Thus, the corpus of this study consists of audio and video recordings produced along this route. These recordings were made with two teachers that work in the city of Campina Grande - PB, linked to Integral Citizen Schools, in high school classes. Through the reading of the data, it was possible to point out that the didactic gestures revealed by the teachers give a particular outline to the teaching sequences (TS) taught by them, revealing a path that outlines the way each teacher led students to the written production. From that, we were able to characterize the instructional didactic action, mobilized by these professionals through the teaching situations in question. Considering the themes presented by the teachers throughout the SCS sessions, we observed that the mobilization of this action was permeated by external motivations and internalized intentions of each participant. Based on this, we point out the emergence of different types of instructional didactic action: affective, reflective and normative. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23895
dc.date.accessioned 2022-03-17T14:35:20Z
dc.date.available 2022-03-17
dc.date.available 2022-03-17T14:35:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Agir didático pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Gestos didáticos pt_BR
dc.subject Produção escrita de gêneros textuais pt_BR
dc.subject Didactic action pt_BR
dc.subject Sociodiscursive interactionism pt_BR
dc.subject Didactic gestures pt_BR
dc.subject Written production of textual genres pt_BR
dc.subject Acto didáctico pt_BR
dc.subject Interaccionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Gestos didácticos pt_BR
dc.subject Producción escrita de géneros textuales pt_BR
dc.subject Acte didactique pt_BR
dc.subject Interactionnisme sociodiscursif pt_BR
dc.subject Gestes didactiques pt_BR
dc.subject Production écrite de genres textuels pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACÊDO, Danielly Dayane Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The instructional didactic action of portuguese language teachers in guidelines for writing textual genres. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MACÊDO, D. D. S. de. O agir didático instrucional de professores de língua portuguesa em orientações para a escrita de gêneros textuais. 2021. 257 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23895 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta