dc.creator.ID |
SOUTO FILHO, H. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8690899171572408 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Karla Azevedo dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, K. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3713049558913309 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Raoni Venâncio dos Santos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, R. V. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1144772512685166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ROCHA, Lívia de Almeida. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ROCHA, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2802070495950238 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta uma proposta, em nível de anteprojeto arquitetônico, de um Centro Educacional Médio profissionalizante para o município de São Mamede, Paraíba. A ideia para a realização desta pesquisa surgiu a partir de alguns questionamentos sobre como a arquitetura escolar é tratada no Brasil, com destaque para os pequenos centros urbanos do estado da paraíba. Buscou-se entender o processo de desenvolvimento dos programas de necessidades para edifícios escolares brasileiros e como a arquitetura pode contribuir de forma a melhorá-los. O projeto foi idealizado para servir como um espaço comunitário, fugindo do conceito de escola apenas como um lugar de formação, mas entendendo sua função social transformando-a em um ambiente para interação da população. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.title |
Afinal, de quem é a escola?: proposta de um centro educacional para o Município de São Mamede - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08 |
|
dc.description.abstract |
This work presents a proposal, at level of draft architectural project, of a Medium vocational Educational Center for the São Mamede city, Paraíba. The idea for the realization of this research came from some questions abouthow school architecture is treated in Brazil, with emphasis on the small urban centers of the state of Paraíba. It was sought to understand the process of developing the needs programs for Brazilian school buildings and how architecture can contribute to improve them. The project was designed to serve as a community space, escaping from the concept of school only as a place of formation, but understanding its social function transforming it into an environment for the interaction of the population. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23903 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-17T19:19:18Z |
|
dc.date.available |
2022-03-17 |
|
dc.date.available |
2022-03-17T19:19:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta de centro educacional |
pt_BR |
dc.subject |
São Mamede - PB - projeto de centro educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissionalizante |
pt_BR |
dc.subject |
Quaterno contemporâneo |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema Educacional de São Mamede - PB |
pt_BR |
dc.subject |
CEU Pimentas - Guarulhos - SP |
pt_BR |
dc.subject |
Centro Educacional Steinpark / nbundm |
pt_BR |
dc.subject |
Espaços de cultura de lazer |
pt_BR |
dc.subject |
School architecture |
pt_BR |
dc.subject |
Educational center proposal |
pt_BR |
dc.subject |
São Mamede - PB - educational center project |
pt_BR |
dc.subject |
Vocational Education |
pt_BR |
dc.subject |
Contemporary quatern |
pt_BR |
dc.subject |
São Mamede Educational System - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Steinpark Educational Center / nbundm |
pt_BR |
dc.subject |
Leisure culture spaces |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUTO FILHO, Hilton Messias de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
After all, whose school is it?: proposal of an educational center for the Municipality of São Mamede - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUTO FILHO, Hilton Messias de. Afinal, de quem é a escola?: proposta de um centro educacional para o Município de São Mamede - PB. 2017. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23903 |
pt_BR |