DSpace/Manakin Repository

Impactos da pandemia do COVID 19 no ensino odontológico: estudo com alunos do Curso de Odontologia da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, F. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3818625640206685 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Lucina Ellen Dantas.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, L. E. C. pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Faldryene de Sousa Queiroz.
dc.contributor.referee1ID FEITOSA, F. S. Q. pt_BR
dc.contributor.referee2 PENHA, Elizandra silva da.
dc.contributor.referee2ID PENHA, E. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7550484144185158 pt_BR
dc.description.resumo Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 no ensino odontológico na visão dos estudantes do curso de Odontologia da UFCG. Métodos: Neste estudo transversal, foi enviado um questionário online (Google Forms®) por email, para todos os alunos matriculados entre os meses de novembro e dezembro de 2020, buscando avaliar o perfil sociodemográfico e acadêmico, a condição de saúde física e mental, e a experiência educacionaldo ensino remoto. Os dados foram registrados no programa SPSS® (versão 23.0) e analisados por meio de estatística descritiva e inferência uni e bivariada. Resultados: 163 estudantes participaram do estudo, a maioria cursando do 1º ao 6º período, mulheres entre 21-24 anos de idade. Como reflexo do isolamento social, observou-se uma baixa prevalência da COVID-19 entre os estudantes (10,4%), porém a maioria relatou que o isolamento afetou muito/demasiadamente a sua saúde mental, e que o medo em adquirir a doença estava fortemente presente entre os estudantes. Quase todos os alunos realizaram atividades acadêmicas voltadas ao curso no período, porém aqueles que cursavam o 4º/5º ano classificaram o ensino remoto como inviável para as disciplinas do curso de Odontologia (p< 0,05). Mais de 90% dos alunos mostraram uma autopercepção negativa da pandemia na sua formação profissional. Conclusão: Foi notório o impacto que pandemia vem acarretando na vida dos estudantes. Os efeitos negativos gerados pelo atraso acadêmico e os problemas psicológicos decorrentes desse momento atípico e desafiador pode ter reflexo em toda a vida dos mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia pt_BR
dc.title Impactos da pandemia do COVID 19 no ensino odontológico: estudo com alunos do Curso de Odontologia da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-28
dc.description.abstract Objective: Evaluate the impact of the COVID-19 pandemic on dental education in the view of students in the Dentistry course at UFCG. Methods: In this cross-sectional study, an online questionnaire (Google Forms®) was sent by email, to all students enrolled between the months of November and December 2020, seeking to assess the sociodemographic and academic profile, the condition of physical and mental health, and the educational experience of remote education. Data were recorded in the SPSS® program (version 23.0) and analyzed using descriptive statistics and univariate and bivariate inference. Results: 163 students participated in the study, most of them attending the 1st to the 6th period, women between 21-24 years of age. As a reflection of social isolation, there was a low prevalence of COVID-19 among students (10.4%), but the majority reported that isolation affected their mental health a lot / too much, and that fear of acquiring the disease was strongly present among students. Almost all students performed academic activities related to the course in the period, but those who were in the 4th / 5th year classified remote education as unfeasible for the subjects of the Dentistry course (p <0.05). More than 90% of students showed a negative self-perception of the pandemic in their professional training. Conclusion: The impact that the pandemic has been having on students' lives was notorious. The negative effects generated by the academic delay and the psychological problems resulting from this atypical and challenging moment can be reflected in their entire lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23918
dc.date.accessioned 2022-03-18T11:13:08Z
dc.date.available 2022-03-18
dc.date.available 2022-03-18T11:13:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudantes de Odontologia - CSTR - UFCG pt_BR
dc.subject Pandemia de COVID 19 e ensino odontológico pt_BR
dc.subject Ensino odontológico na pandemia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Coronavírus pt_BR
dc.subject Odontologia e ensino remoto pt_BR
dc.subject Biossegurança no ambiente odontológico pt_BR
dc.subject Dentistry Students - CSTR - UFCG pt_BR
dc.subject COVID 19 pandemic and dental education pt_BR
dc.subject Dental education in the pandemic pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Coronavirus pt_BR
dc.subject Dentistry and remote teaching pt_BR
dc.subject Biosafety in the dental environment pt_BR
dc.subject Estudiantes de Odontología - CSTR - UFCG pt_BR
dc.subject Pandemia de COVID 19 y educación dental pt_BR
dc.subject Educación dental en la pandemia pt_BR
dc.subject Enseñanza remota pt_BR
dc.subject Odontología y enseñanza a distancia pt_BR
dc.subject Bioseguridad en el entorno odontológico pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Fabiana Larissa Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Impacts of COVID - 19's pandemic on dental education: study with students of the UFCG Dentistry course. pt_BR
dc.title.alternative Impactos de la pandemia de COVID - 19 en la educación dental: estudio con estudiantes del curso de Odontología UFCG pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Fabiana Larissa Santos de. Impactos da pandemia do COVID 19 no ensino odontológico: estudo com alunos do Curso de Odontologia da UFCG. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23918 pt_BR
dc.description.resumen Objetivo: Evaluar el impacto de la pandemia COVID-19 en la educación odontológica a la vista de los estudiantes del curso de Odontología de la UFCG. Métodos: En este estudio transversal, se envió un cuestionario en línea 27 (Google Forms®) por correo electrónico, a todos los estudiantes matriculados entre los meses de noviembre y diciembre de 2020, buscando evaluar el perfil sociodemográfico y académico, el estado de salud física y mental, y la experiencia educativa de la educación a distancia. Los datos se registraron en el programa SPSS® (versión 23.0) y se analizaron mediante estadística descriptiva e inferencia univariante y bivariada. Resultados: Participaron del estudio 163 estudiantes, la mayoría de ellos del 1º al 6º período, mujeres entre 21-24 años. Como reflejo del aislamiento social, hubo una baja prevalencia de COVID-19 entre los estudiantes (10,4%), pero la mayoría informó que el aislamiento afectó mucho / demasiado su salud mental, y que el miedo a adquirir la enfermedad fue fuertemente presente entre los estudiantes. Casi todos los estudiantes realizaron actividades académicas relacionadas con el curso en el período, pero los que estaban en 4º / 5º año clasificaron la educación a distancia como inviable para las asignaturas de la carrera de Odontología (p <0,05). Más del 90% de los estudiantes mostró una autopercepción negativa de la pandemia en su formación profesional. Conclusión: El impacto que la pandemia ha tenido en la vida de los estudiantes fue notorio. Los efectos negativos generados por el retraso académico y los problemas psicológicos derivados de este momento atípico y desafiante pueden reflejarse en toda su vida. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta