dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9012514404336095 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Raoni Venâncio dos Santos. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1144772512685166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Tatiana Moura. |
|
dc.contributor.referee2 |
ROCHA, Lívia Almeida. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2802070495950238 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho foi propor em nível de estudo preliminar, uma reforma e
ampliação da Escola Senador Argemiro de Figueiredo, ou Polivalente. Para isso, é
preciso entender as dinâmicas sociais pelas quais as escolas, no Brasil e no mundo
passam. Ainda se constrói escolas como se constroem prisões, fechadas, ditadoras e
que priorizam o crescimento individual e competitivo de crianças que apenas buscam
lugares para se divertir e aprender. Este trabalho busca questionar a padronização de
projetos como forma agilizar a produção de mais escolas, sem pensar na realidade a
comunidade local, do terreno ou de qualquer outra condição importante para tal. As
necessidades das escolas no país são muito evidentes e é preciso que todos os
agentes que atuam nelas façam sua parte para criar um ambiente saudável e rico para
o aprendizado, aliando pedagogia, didática e arquitetura. O projeto transformou as
maiores necessidades da escola em mudanças no espaço, trazendo mais movimento
e dinâmica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.title |
A arquitetura do aprender: reforma e ampliação da Escola Polivalente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-22 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work was to propose, at the preliminary study level, a reform and
extension of the School Senador Argemiro de Figueiredo, or Polivalente. For this, it is
necessary to understand the social dynamics that schools in Brazil and in the world go
through. Schools are still being built as if they build prisons, closed, dictators, and that
prioritize the individual and competitive growth of children who only seek places to
have fun and learn. This work seeks to question the standardization of projects as a
way to speed up the production of more schools, without thinking about the reality of
the local community, the terrain or any other important condition for doing so. The
needs of the schools in the country are very evident and it is necessary that all the
agents that act in them do their part to create a healthy and rich environment for the
learning, combining pedagogy, didactics and architecture. The project has transformed
the school's greatest needs into changes in space, bringing more movement and
dynamics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-18T14:38:21Z |
|
dc.date.available |
2022-03-18 |
|
dc.date.available |
2022-03-18T14:38:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma e ampliação de escola |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Senador Argemiro de Figueiredo - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Polivalente - reforma e ampliação |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de reforma escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar - reforma e ampliação |
pt_BR |
dc.subject |
School architecture |
pt_BR |
dc.subject |
School renovation and expansion |
pt_BR |
dc.subject |
Senador Argemiro de Figueiredo School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Multipurpose School - renovation and expansion |
pt_BR |
dc.subject |
School renovation project |
pt_BR |
dc.subject |
School space - renovation and expansion |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Sanderson Cabral. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The architecture of learning: reform and expansion of the Polyvalent School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Sanderson Cabral. A arquitetura do aprender: reforma e ampliação da Escola Polivalente. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922 |
pt_BR |