DSpace/Manakin Repository

A arquitetura do aprender: reforma e ampliação da Escola Polivalente.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9012514404336095 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Raoni Venâncio dos Santos.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1144772512685166 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Tatiana Moura.
dc.contributor.referee2 ROCHA, Lívia Almeida.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2802070495950238 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho foi propor em nível de estudo preliminar, uma reforma e ampliação da Escola Senador Argemiro de Figueiredo, ou Polivalente. Para isso, é preciso entender as dinâmicas sociais pelas quais as escolas, no Brasil e no mundo passam. Ainda se constrói escolas como se constroem prisões, fechadas, ditadoras e que priorizam o crescimento individual e competitivo de crianças que apenas buscam lugares para se divertir e aprender. Este trabalho busca questionar a padronização de projetos como forma agilizar a produção de mais escolas, sem pensar na realidade a comunidade local, do terreno ou de qualquer outra condição importante para tal. As necessidades das escolas no país são muito evidentes e é preciso que todos os agentes que atuam nelas façam sua parte para criar um ambiente saudável e rico para o aprendizado, aliando pedagogia, didática e arquitetura. O projeto transformou as maiores necessidades da escola em mudanças no espaço, trazendo mais movimento e dinâmica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.title A arquitetura do aprender: reforma e ampliação da Escola Polivalente. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-22
dc.description.abstract The objective of this work was to propose, at the preliminary study level, a reform and extension of the School Senador Argemiro de Figueiredo, or Polivalente. For this, it is necessary to understand the social dynamics that schools in Brazil and in the world go through. Schools are still being built as if they build prisons, closed, dictators, and that prioritize the individual and competitive growth of children who only seek places to have fun and learn. This work seeks to question the standardization of projects as a way to speed up the production of more schools, without thinking about the reality of the local community, the terrain or any other important condition for doing so. The needs of the schools in the country are very evident and it is necessary that all the agents that act in them do their part to create a healthy and rich environment for the learning, combining pedagogy, didactics and architecture. The project has transformed the school's greatest needs into changes in space, bringing more movement and dynamics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922
dc.date.accessioned 2022-03-18T14:38:21Z
dc.date.available 2022-03-18
dc.date.available 2022-03-18T14:38:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Arquitetura escolar pt_BR
dc.subject Reforma e ampliação de escola pt_BR
dc.subject Escola Senador Argemiro de Figueiredo - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Escola Polivalente - reforma e ampliação pt_BR
dc.subject Projeto de reforma escolar pt_BR
dc.subject Espaço escolar - reforma e ampliação pt_BR
dc.subject School architecture pt_BR
dc.subject School renovation and expansion pt_BR
dc.subject Senador Argemiro de Figueiredo School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Multipurpose School - renovation and expansion pt_BR
dc.subject School renovation project pt_BR
dc.subject School space - renovation and expansion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Sanderson Cabral.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The architecture of learning: reform and expansion of the Polyvalent School. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Sanderson Cabral. A arquitetura do aprender: reforma e ampliação da Escola Polivalente. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23922 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta