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Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas modificadas com a adição de óleo de soja.

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dc.creator.ID SILVÉRIO, L. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5529016332711014 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, L. C. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2234702016679131 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.
dc.contributor.referee1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.referee2 PATRÍCIO, Jonny Dantas.
dc.contributor.referee2ID PATRÍCIO, J. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4467510175248835 pt_BR
dc.description.resumo A crescente preocupação por processos produtivos sustentáveis na pavimentação asfáltica vem impulsionando a busca pelo uso de misturas asfálticas com temperaturas de usinagem e compactação inferiores às tradicionalmente usadas, menor consumo energético na produção, menor emissão de poluentes na queima da mistura e maior segurança no trato desta. A incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas ao ligante asfáltico é um agente viável para a redução de temperaturas de usinagem e aplicação da massa asfáltica. Estudos acerca de parâmetros reológicos comprovaram a viabilidade da adição do óleo de soja ao ligante asfáltico. O presente trabalho teve como objetivo estudar a adição no ligante 55/75 do óleo de soja (novo e residual) em substituição parcial ao asfalto, bem como verificar a influência da redução em 10 e 20ºC da temperatura, determinada pelo ensaio de viscosidade, nas propriedades mecânicas das misturas asfálticas. Foram realizados ensaios mecânicos de resistência à tração, módulo de resiliência, módulo dinâmico, Lottman modificado e flow number. Os resultados apontam que a adição do óleo de soja tende a reduzir a resistência à tração, rigidez e resistência à deformação permanente das misturas em relação ao ligante puro. Estes valores, contudo, continuaram atendendo as exigências normativas dos órgãos fiscalizadores, promovendo um menor impacto sobre o meio ambiente, redução dos custos energéticos e a correta destinação do resíduo do óleo de soja, caracterizando este como um "aditivo verde". pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas modificadas com a adição de óleo de soja. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-01
dc.description.abstract Concerns about sustainable production processes of asphalt paving have led to the development of asphalt mixtures produced and compacted at temperatures lower than those traditionally applied, obtaining reductions in energy consumption, greenhouse gases emissions and providing better working security on the field. Additions of organic additives derived from oilseeds into the asphalt binders can change its viscositytemperature behaviour, working as a viable tool to reduce the temperatures of production and application. In this context, the feasibility of inserting soybean oil into the asphalt binder was analysed and confirmed on rheological and physical aspects. The present research has as objective to study the 55/75 asphalt binder partially substituted with new and after consumption (residual) soybean, as well as to verify the influence on mechanical properties of reducing 10 and 20 oC on the temperature obtained from the rotational viscosity test when compacting the asphalt mixtures. The tests of Indirect Tensile Strength, Resilience Modulus, Modified Lottman, Dynamic Modulus and Flow Number were performed. The results show that the addition of soybean oil tends to reduce the asphalt mixtures maximum strength, stiffness and resistance to permanent deformation. These values, however, still met the specifications for quality of the resulting pavement, promoting less environmental damage, lowering levels of energy consumption and proving an environmentally friendly dispose of the residual oil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23935
dc.date.accessioned 2022-03-21T11:42:33Z
dc.date.available 2022-03-21
dc.date.available 2022-03-21T11:42:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas mornas pt_BR
dc.subject Warm asphalt mixes pt_BR
dc.subject Óleo de soja - pavimentos pt_BR
dc.subject Soybean oil - floors pt_BR
dc.subject LIgantes asfálticos modificados pt_BR
dc.subject Modified asphalt binders pt_BR
dc.subject Aditivo verde pt_BR
dc.subject Green additive pt_BR
dc.subject Resistência à tração pt_BR
dc.subject Tensile strength pt_BR
dc.subject Flow number pt_BR
dc.subject Flow number pt_BR
dc.subject Dano por umidade induzida pt_BR
dc.subject Induced moisture damage pt_BR
dc.subject Lottman modificado pt_BR
dc.subject Modified lottman pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVÉRIO, Letícia Carlos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of the mechanical properties of warm asphalt mixtures modified with the addition of soybean oil. pt_BR
dc.identifier.citation SILVÉRIO, Letícia Carlos. Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas modificadas com a adição de óleo de soja. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23935 pt_BR


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