dc.creator.ID |
MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, J. K. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DUARTE, Ana Maria Gonçalves. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DUARTE, A. M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PATRÍCIO, Jonny Dantas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PATRÍCIO, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4467510175248835 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No dimensionamento de pavimentos, a previsão das tensões e deformações provenientes
do tráfego e do clima que atuam na estrutura do pavimento passou a ser feita por métodos
de cálculo que levam em consideração os esforços atuantes. Nos métodos de
dimensionamentos mecanísticos, o módulo de resiliência do revestimento asfáltico é
normalmente usado como parâmetro de cálculo no dimensionamento de pavimentos. O
objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento de 2 (dois) tipos de mistura
asfálticas utilizando CAP 50/70 e AMP 55/75 avaliando as propriedades mecânicas das
misturas foram feitos ensaios de resistência à tração diametral (RT) e o módulo de
resiliência (MR). No ensaio do MR foram utilizadas 6 (seis) diferentes temperaturas (5°C,
10°C, 15°C, 25°C, 35°C e 45°C). Os resultados demonstraram maior RT para o AMP
55/75 em relação ao CAP 50/70. O aumento de temperatura ocasionou uma diminuição
do MR tanto no CAP 50/70 quanto no AMP 55/75. A resistência à tração das misturas
asfálticas feitas com AMP 55/75 são 50% maiores que as misturas asfálticas feitas com
CAP 50/70; |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Influência da variação de temperatura no módulo de resiliência de mistura asfáltica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-01 |
|
dc.description.abstract |
In the design of pavements, the prediction of the tensions and deformations from the
traffic and the climate that act on the pavement structure began to be made by calculation
methods that take into account the working forces. In the mechanistic dimensioning
methods, the resilient modulus of the asphalt coating is usually used as a calculation
parameter in the sizing of pavements. The objective of this work was to verify the
behavior of 2 (two) types of asphalt mixtures using CAP 50/70 and AMP 55/75 evaluating
the mechanical properties of the mixtures were made diametral tensile strength (RT) and
resilience modulus ( MR). In the MR assay 6 (six) different temperatures (5°C, 10°C,
15°C, 25°C, 30°C and 45°C) were used. The results showed a higher RT for 55/75 AMP
compared to CAP 50/70. The increase in temperature caused a decrease in MR in both
the CAP 50/70 and the AMP 55/75. The tensile strength of the asphalt mixtures made
with AMP 55/75 is 50% greater than the asphalt mixtures made with CAP 50/70; |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23944 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-21T12:32:43Z |
|
dc.date.available |
2022-03-21 |
|
dc.date.available |
2022-03-21T12:32:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Mistura asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Resiliência de mistura asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentos asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Dimensionamento de pavimentos asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Cimento asfáltico de petróleo |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Resistência à tração por compressão diametral |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mix |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mix resilience |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt pavements |
pt_BR |
dc.subject |
Sizing of asphalt pavements |
pt_BR |
dc.subject |
Petroleum asphalt cement |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Tensile strength by diametral compression |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Felipe Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Influence of temperature variation on the asphalt mix resilience module. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Felipe Fernandes. Influência da variação de temperatura no módulo de resiliência de mistura asfáltica. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23944 |
pt_BR |