dc.creator.ID |
BARROS, D. S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5139635192330398 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MIRANDA, Lívia Izabel Bezerra de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MIRANDA, L. I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2698541099194056 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ROCHA, Lívia de Almeida. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ROCHA, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Luiz Eugênio. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CARVALHO, L. E. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
São diversos os problemas que assolam as áreas urbanas do Brasil. Incompativelmente, é pequeno o conhecimento da população no que se refere às possibilidades legais de abrandamento ou resolução desses problemas. Desta feita, este trabalho apresentará uma proposta de jogo de cartas e tabuleiro que, de forma lúdica, ensinará fundamentos de Legislação Urbana e conceitos, como Instrumentos
Urbanísticos, capazes de atenuar os problemas das cidades brasileiras, através da atuação da população, dos governantes e da iniciativa privada. Os princípios norteadores da pesquisa se desenvolveram através da leitura de literaturas acerca do Direito Urbanístico, fundamentos para desenvolvimento de jogos de tabuleiro e métodos de ensino aprendizagem através de jogos. O projeto foi elaborado através da aplicação de questionários, confecção de protótipos e testes presenciais. Verificou-se através dos testes e dos comentários dos testadores que, embora o jogo tenha sido projetado num curto período de tempo, alcançou seu objetivo de transmitir um novo conhecimento relativo à Legislação Urbana. A partir desses resultados podemos concluir que o produto final pode ser ampliado para além do campo acadêmico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.title |
Citiále: um jogo pedagógico para o exercício do direito à cidadania. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08 |
|
dc.description.abstract |
Several problems devastate the urban areas of Brazil. Incomparably, there is little knowledge of the population regarding the legal possibilities of slowing down or solving these problems. This paper will present a proposal for a card and board game that, in a playful way, will teach the fundamentals of Urban Legislation and concepts, such as Urbanistic Instruments, capable of mitigating the problems of Brazilian cities, through the actions of the population, of private initiative. The guiding principles of the research were developed through the reading of literatures about Urban Law, fundamentals for the development of board games and teachinglearning methods through games. The project was developed through the application of questionnaires, prototyping and facetoface tests. It was verified through the testers' tests and comments that, although the game was designed in a short period, it achieved its goal of conveying new knowledge regarding Urban Law. From these results, we can conclude that the final product can be expanded beyond the academic field. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23989 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-22T14:20:14Z |
|
dc.date.available |
2022-03-22 |
|
dc.date.available |
2022-03-22T14:20:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Legislação urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumento urbanístico |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo de tabuleiro |
pt_BR |
dc.subject |
Estatuto da Cidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem com jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica - jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.257/01 |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical game |
pt_BR |
dc.subject |
Right to citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Urban legislation |
pt_BR |
dc.subject |
Urban planning instrument |
pt_BR |
dc.subject |
Board game |
pt_BR |
dc.subject |
City Statute |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning with games |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education - games |
pt_BR |
dc.subject |
Game and education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Dayanne Stéphanie Stalschus. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Citiále: a pedagogical game for exercising the right to citizenship. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Dayanne Stéphanie Stalschus. Citiále: um jogo pedagógico para o exercício do direito à cidadania. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23989 |
pt_BR |