DSpace/Manakin Repository

Citiále: um jogo pedagógico para o exercício do direito à cidadania.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, D. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5139635192330398 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Lívia Izabel Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, L. I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2698541099194056 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA, Lívia de Almeida.
dc.contributor.referee1ID ROCHA, L. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Luiz Eugênio.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, L. E. pt_BR
dc.description.resumo São diversos os problemas que assolam as áreas urbanas do Brasil. Incompativelmente, é pequeno o conhecimento da população no que se refere às possibilidades legais de abrandamento ou resolução desses problemas. Desta feita, este trabalho apresentará uma proposta de jogo de cartas e tabuleiro que, de forma lúdica, ensinará fundamentos de Legislação Urbana e conceitos, como Instrumentos Urbanísticos, capazes de atenuar os problemas das cidades brasileiras, através da atuação da população, dos governantes e da iniciativa privada. Os princípios norteadores da pesquisa se desenvolveram através da leitura de literaturas acerca do Direito Urbanístico, fundamentos para desenvolvimento de jogos de tabuleiro e métodos de ensino aprendizagem através de jogos. O projeto foi elaborado através da aplicação de questionários, confecção de protótipos e testes presenciais. Verificou-se através dos testes e dos comentários dos testadores que, embora o jogo tenha sido projetado num curto período de tempo, alcançou seu objetivo de transmitir um novo conhecimento relativo à Legislação Urbana. A partir desses resultados podemos concluir que o produto final pode ser ampliado para além do campo acadêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.title Citiále: um jogo pedagógico para o exercício do direito à cidadania. pt_BR
dc.date.issued 2018-08
dc.description.abstract Several problems devastate the urban areas of Brazil. Incomparably, there is little knowledge of the population regarding the legal possibilities of slowing down or solving these problems. This paper will present a proposal for a card and board game that, in a playful way, will teach the fundamentals of Urban Legislation and concepts, such as Urbanistic Instruments, capable of mitigating the problems of Brazilian cities, through the actions of the population, of private initiative. The guiding principles of the research were developed through the reading of literatures about Urban Law, fundamentals for the development of board games and teachinglearning methods through games. The project was developed through the application of questionnaires, prototyping and facetoface tests. It was verified through the testers' tests and comments that, although the game was designed in a short period, it achieved its goal of conveying new knowledge regarding Urban Law. From these results, we can conclude that the final product can be expanded beyond the academic field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23989
dc.date.accessioned 2022-03-22T14:20:14Z
dc.date.available 2022-03-22
dc.date.available 2022-03-22T14:20:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Jogo pedagógico pt_BR
dc.subject Direito à cidadania pt_BR
dc.subject Legislação urbana pt_BR
dc.subject Instrumento urbanístico pt_BR
dc.subject Jogo de tabuleiro pt_BR
dc.subject Estatuto da Cidade pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem com jogos pt_BR
dc.subject Educação lúdica - jogos pt_BR
dc.subject Jogo e educação pt_BR
dc.subject Lei 10.257/01 pt_BR
dc.subject Pedagogical game pt_BR
dc.subject Right to citizenship pt_BR
dc.subject Urban legislation pt_BR
dc.subject Urban planning instrument pt_BR
dc.subject Board game pt_BR
dc.subject City Statute pt_BR
dc.subject Teaching and learning with games pt_BR
dc.subject Playful education - games pt_BR
dc.subject Game and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Dayanne Stéphanie Stalschus.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Citiále: a pedagogical game for exercising the right to citizenship. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Dayanne Stéphanie Stalschus. Citiále: um jogo pedagógico para o exercício do direito à cidadania. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23989 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta