dc.creator.ID |
SOUZA, S. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5459708257874753 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Maria de Fátima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290512017403409 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RIBEIRO, Roziane Marinho. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee3 |
RAMOS, Fabiana. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem por objetivo investigar a configuração do agir docente nas
práticas de ensino de leitura a partir do dizer do professor sobre suas ações, tendo
como objeto de estudo o agir docente manifestado pela fala dos professores. Partindo
do pressuposto de que esse agir é norteado por concepções teóricas de leitura e por
planos relacionados a razões, intenções e motivos, essa pesquisa objetivou,
especificamente: (1) Identificar a(s) concepção(ões) teóricas de leitura que
direciona(m) o agir do professor no ensino médio; (2) Descrever os planos do agir que
orientam as práticas de ensino de leitura dos professores, e; (3) Analisar o dizer dos
professores sobre suas práticas de ensino de leitura.Nosso aporte teórico girou sobre
as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2006, 2008,
2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008) que nos permitiu analisar o agir dos professores por
meio da fala dos próprios trabalhadores. Utilizamos ainda os pressupostos oriundos
das Ciências do Trabalho, de modo especifico, a Clinica da Atividade e a Ergonomia
da Atividade (CLOT, 1999, 2006), e, outrossim, os estudos sobre o ensino-aprendizagem de leitura (KLEIMAN,1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SÁNCHEZ, 2007). A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativainterpretativista de base etnográfica desenvolvido a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, gravações de aulas e sessões de autoconfrontação, as quais foram realizadas com três professores da rede pública que lecionam no Ensino Médio. A análise dos dados evidenciou que os professores-participantes da pesquisa, ao falarem sobre suas ações, revelam concepções de leitura que orientam seu agir, a saber: a concepção ascendente e a de leitura enquanto prática social. Os planos do agir que se fizeram presentes nas falas dos professores são os de ordem motivacional, intencional e dos recursos, os quais são mobilizados pelos docentes durante a realização do trabalho. Por fim, a respeito do dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura, eles evidenciam que o trabalho docente é permeado por dificuldades que interferem em suas ações, contudo, também revelam que precisam melhorar suas práticas de ensino, indicando uma conscientização sobre o próprio agir. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-07-26 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed at exploring the configuration of the teaching act in practices of
teaching reading from the teachers’ speech about their actions. Assuming that the act
is guided by theoretical conceptions of reading and also by plans related to reasons,
intentions and motives, this research aimed, specifically, at: (1) Identifying the
theoretical conceptions of reading that guide the teachers’ act at high school; (2)
Verifying teachers’ plans that guide their practices of teaching reading, and (3)
Analyzing what do the teachers say about their practices of teaching reading. Our
theoretical background is based on the contributions of the Socio Discursive
Interactionism Theory (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008)
which allowed us to analyze the teachers’ act by their own speech. We also used the
assumptions of the Labor’s Science, specifically, of the Clinic of Activity and of
Ergonomics of Activity (CLOT, 1999, 2006), and also on the studies on teaching and
learning of reading (KLEIMAN, 1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SANCHEZ,
2007). This is a qualitative-interpretivist and ethnographic research developed by semistructured interviews, classes recordings and self-confrontation sessions. The sessions and interviews were carried out with three teachers of public schools who teach at high school.The data analysis showed that teachers - participants, to talk about their actions reveal reading concepts that guide their actions, namely: the ascending design and reading as a social practice . The plans of action that were present in the teachers' speeches are the motivational order, intentional and resources, which are mobilized by teachers during the course of work. Finally, as to tell the teachers about their reading teaching practices , they show that teaching is permeated by difficulties that interfere with their actions , however, also reveal that need to improve their teaching practices , indicating an awareness of the own act. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403 |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-13T17:57:41Z |
|
dc.date.available |
2018-12-13 |
|
dc.date.available |
2018-12-13T17:57:41Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Stephanie Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching act in the practices of teaching reading: what do high school teachers tell us. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Stephanie Andrade. O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403 |
pt_BR |