dc.creator.ID |
ROCHA, S. R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4870852386716636 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NAGASHIMA, S. M. ALYNNE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, G. M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8351409833101972 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Jeferson Barbosa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6462448211453532 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As relações de gênero são construídas em sociedade, onde culturalmente são definidos os
papéis e funções relativos aos gêneros. Embora as sociedades estejam em constantes
transformações, ainda é possível observar que muitas dessas atribuições vinculadas ao
masculino e ao feminino persistem até os dias atuais, influenciando o saber-fazer das
profissões. O ambiente universitário como lugar de formação de pessoas se torna importante
para reforçar o debate e desconstruir esses papéis vinculados ao binarismo. Objetiva-se com a
pesquisa, compreender a concepção dos estudantes de enfermagem sobre a relação entre
gênero e formação profissional. A pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo descritiva e
exploratória realizada em uma instituição pública de ensino superior do interior de um
município do estado da Paraíba-Brasil com 16 estudantes universitários. Os dados foram
obtidos por meio de um roteiro semiestruturado e analisados pela Análise de Conteúdo de
Bardin. Foi observado que a construção de gênero influencia na formação profissional do
Curso de Enfermagem, de modo que a mesma possui um estereótipo de profissão feminina,
sendo desvalorizada em detrimento às outras profissões devido à feminização do trabalho na
sociedade. A divisão sexual do trabalho, as desigualdades de gênero e situações de violência
como o fenômeno Bropriating e a hiperssexualização do corpo feminino foram evidenciados
nas falas dos estudantes, além de destacarem os desafios institucionais e a fragilidade dos
docentes na desconstrução das relações de gênero durante a graduação. O estudo evidencia
uma situação de desigualdade entre os gêneros enfatizada pelos graduandos de enfermagem,
sinalizando para a necessidade de rearranjo institucional, e sensibilização dos docentes e
comunidade acadêmica, para a oferta de uma educação inclusiva, igualitária, pautada na
diversidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem de Saúde Pública |
pt_BR |
dc.title |
Relações de gênero na formação profissional: desafios no campo da enfermagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-17 |
|
dc.description.abstract |
Gender relations are built in society, where roles and functions related to genders are
culturally defined. Although societies are in constant transformation, it is still possible to
observe that many of these attributions linked to men and women persist to this day,
influencing the know-how of the professions. The university environment, as a place where
people are trained, becomes important to reinforce the debate and deconstruct these roles
linked to binarism. This research aims to understand the conception of nursing students about
the relationship between gender and professional training. The research has a qualitative
descriptive and exploratory approach carried out in a public institution of higher education in
the countryside of a city in the state of Paraíba-Brazil with 16 undergraduate students. The
data were obtained through a semi-structured script and analyzed by Bardin's Content
Analysis. It was observed that the gender construction influences the professional training in
the Nursing Course, so that it has a stereotype of female profession, being devalued in
detriment to other professions due to the feminization of work in society. The sexual division
of labor, gender inequalities and situations of violence such as the Bropriating phenomenon
and the hypersexualization of the female body were evidenced in the students' speeches, in
addition to highlighting the institutional challenges and the teachers' fragility in the
deconstruction of gender relations during graduation. The study shows a situation of gender
inequality emphasized by undergraduate nursing students, signaling the need for institutional
rearrangement and awareness of teachers and the academic community to offer an inclusive,
egalitarian education based on diversity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24086 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-24T13:48:48Z |
|
dc.date.available |
2022-03-24 |
|
dc.date.available |
2022-03-24T13:48:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - gênero desigualdade |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - formação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Binarismo |
pt_BR |
dc.subject |
Bropriating |
pt_BR |
dc.subject |
Hiperssexualização - corpo feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação universitária - diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Relação de gênero - desconstrução |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing - professional training |
pt_BR |
dc.subject |
Hypersexualization - female body |
pt_BR |
dc.subject |
University education - diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Gender relationship - deconstruction |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería - formación profesional |
pt_BR |
dc.subject |
bromeando |
pt_BR |
dc.subject |
Hipersexualización - cuerpo femenino |
pt_BR |
dc.subject |
Educación universitaria - diversidad |
pt_BR |
dc.subject |
Relación de género - deconstrucción |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería - desigualdad de género |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Samara Raquel de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gender relations in professional training: challenges in the field of nursing. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Relaciones de género en la formación profesional: desafíos en el campo de la enfermería. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Samara Raquel de Sousa. Relações de gênero na formação profissional: desafios no campo da enfermagem. 2022. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las relaciones de género se construyen en la sociedad, donde culturalmente la
roles y funciones de género. Si bien las sociedades están en constante
transformaciones, todavía es posible observar que muchas de estas atribuciones vinculadas a la
masculino y femenino persisten hasta nuestros días, influyendo en el saber hacer de
profesiones El ámbito universitario como lugar de formación de personas cobra importancia
reforzar el debate y deconstruir estos roles vinculados al binarismo. es objetivo con el
investigación, comprender la concepción de los estudiantes de enfermería sobre la relación entre
género y formación profesional. La investigación tiene un enfoque cualitativo de carácter descriptivo y
estudio exploratorio realizado en una institución pública de educación superior en el interior de un
municipio del estado de Paraíba-Brasil con 16 estudiantes universitarios. los datos fueron
obtenido a través de un guión semiestructurado y analizado por el Análisis de Contenido de
Bardin. Se observó que la construcción de género influye en la formación profesional de los
Curso de Enfermería, para que tenga un estereotipo de profesión femenina,
siendo devaluada en detrimento de otras profesiones debido a la feminización del trabajo en el
sociedad. La división sexual del trabajo, las desigualdades de género y las situaciones de violencia
cómo se evidenció el fenómeno Bropriating y la hipersexualización del cuerpo femenino
en los discursos de los estudiantes, además de resaltar los desafíos institucionales y la fragilidad de la
docentes en la deconstrucción de las relaciones de género durante la graduación. El estudio muestra
una situación de desigualdad entre los géneros destacada por los estudiantes de enfermería,
señalando la necesidad de un reordenamiento institucional, y la sensibilización de los docentes y
comunidad académica, para la provisión de una educación inclusiva e igualitaria, basada en la
diversidad. |
pt_BR |