dc.creator.ID |
SILVA, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6902802766018043 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Linduarte Pereira. |
|
dc.description.resumo |
A utilização de materiais de ensino inseridos no meio virtual tem sido bastante recorrente
nos últimos anos. A facilidade na busca e acesso, a variedade e rapidez com que as informações chegam até os usuários contribuem com o constante crescimento da publicação de conteúdos nesse suporte. Com base nisso, esta dissertação investiga os conjuntos de instruções para produção de resumos acadêmicos, doravante CIRA, dispostos em páginas virtuais, estudo ainda não contemplado na literatura dos gêneros discursivos. Intenciona-se responder a questão “Os conjuntos de instruções para resumos acadêmicos (CIRA) publicados em páginas da web são suficientes para atender a demanda de produção escrita do gênero resumo acadêmico?” por meio de objetivos que permitam, de modo geral: investigar a contribuição dos CIRA para atender a demanda da produção escrita do gênero RA, e de modo específico: caracterizar os CIRA publicados em sites da web e relacionar as concepções de escrita subjacentes aos comentários de usuários leitores da página com a expectativa de produção escrita do RA. A condução da pesquisa ocorreu com base na observação dos objetos CIRA e comentários a eles relacionados, sistematizados com base numa metodologia de cunho descritivo-interpretativista, através da investigação por amostragem representativa do gênero em estudo e dos comentários que apresentam o posicionamento de leitores frente aos conjuntos de instruções. Dentre os pressuspostos teóricos utilizados Swales (1990; 2004) e Bawarshi e Reiff (2013) permitem a análise do referido gênero enquanto ação situada; Sercundes (1998) e Koch e Elias (2009) possibilitam a discussão acerca das concepções de escrita subjacentes aos comentários; assim como Salíes e Shepherd (2013) e Barton e Lee (2015) embasam a pesquisa sobre os gêneros inseridos no suporte virtual. Os resultados obtidos apontam para a identificação de um gênero predominantemente prescritivo que não apresenta reflexões acerca das etapas processuais necessárias para o desenvolvimento da escrita do resumo acadêmico, permitindo a conclusão de que concebe a escrita sob o viés cognitivo que visa à elaboração de produtos prontos e acabados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Métodos e Técnicas de Ensino |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-07-15 |
|
dc.description.abstract |
The use of teaching materials included in the virtual environment has been quite
applicant, in recent years. The ease in search and access, the variety and fast with which
information reaches users contribute to the continued growth of the publication of content
in that medium. On this basis, this dissertation investigates the sets of instructions for production of summaries academics, according to the sets of instructions for academic summaries (CIRA), arranged in virtual pages, study has not contemplated in the literature of the discursive genres. Intends to answer the question “The sets of instructions for academic summaries (CIRA) published on web pages are sufficient to meet the demand of written production of gender academic summary?” By means of objective which allow, in general: to investigate the contribution of CIRA to meet the demand of written production of gender Academic Summary (RA), and specific way: characterize the CIRA published on web sites and relate the concepts of writing behind the user comments readers of the page with the expectation of written production of RA. The conduct of the research was based on the observation of objects CIRA and reviews them related, which were systematized on the basis of a methodology descriptive-interpretative, through research by representative sampling of the genre study and the comments that have the positioning of readers outside the sets of instructions. Among the ideal theory used Swales (1990; 2004) and Bawarshi and Reiff (2013) allow the analysis of the genre while action situated; Sercundes (1998) and Koch and Elias (2009) allow for the discussion about the concepts of writing behind the reviews; as Salíes and Shepherd (2013) and Barton and Lee (2015) supports research on the genre inserted into virtual support. The results point to the identification of a predominantly prescriptive genre that presents no reflections about the procedural steps necessary for the development of the resume writing student, allowing the conclusion that conceives the writing under the cognitive bias to the preparation of products ready and finished. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408 |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-14T17:19:03Z |
|
dc.date.available |
2018-12-14 |
|
dc.date.available |
2018-12-14T17:19:03Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Resumos acadêmicos |
pt_BR |
dc.subject |
Páginas virtuais |
pt_BR |
dc.subject |
Instruções virtuais |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Academic summaries |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual pages |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual instructions |
pt_BR |
dc.subject |
Writing concepts |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Alessandra Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, A. S. Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408 |
pt_BR |