DSpace/Manakin Repository

Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6902802766018043 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Linduarte Pereira.
dc.description.resumo A utilização de materiais de ensino inseridos no meio virtual tem sido bastante recorrente nos últimos anos. A facilidade na busca e acesso, a variedade e rapidez com que as informações chegam até os usuários contribuem com o constante crescimento da publicação de conteúdos nesse suporte. Com base nisso, esta dissertação investiga os conjuntos de instruções para produção de resumos acadêmicos, doravante CIRA, dispostos em páginas virtuais, estudo ainda não contemplado na literatura dos gêneros discursivos. Intenciona-se responder a questão “Os conjuntos de instruções para resumos acadêmicos (CIRA) publicados em páginas da web são suficientes para atender a demanda de produção escrita do gênero resumo acadêmico?” por meio de objetivos que permitam, de modo geral: investigar a contribuição dos CIRA para atender a demanda da produção escrita do gênero RA, e de modo específico: caracterizar os CIRA publicados em sites da web e relacionar as concepções de escrita subjacentes aos comentários de usuários leitores da página com a expectativa de produção escrita do RA. A condução da pesquisa ocorreu com base na observação dos objetos CIRA e comentários a eles relacionados, sistematizados com base numa metodologia de cunho descritivo-interpretativista, através da investigação por amostragem representativa do gênero em estudo e dos comentários que apresentam o posicionamento de leitores frente aos conjuntos de instruções. Dentre os pressuspostos teóricos utilizados Swales (1990; 2004) e Bawarshi e Reiff (2013) permitem a análise do referido gênero enquanto ação situada; Sercundes (1998) e Koch e Elias (2009) possibilitam a discussão acerca das concepções de escrita subjacentes aos comentários; assim como Salíes e Shepherd (2013) e Barton e Lee (2015) embasam a pesquisa sobre os gêneros inseridos no suporte virtual. Os resultados obtidos apontam para a identificação de um gênero predominantemente prescritivo que não apresenta reflexões acerca das etapas processuais necessárias para o desenvolvimento da escrita do resumo acadêmico, permitindo a conclusão de que concebe a escrita sob o viés cognitivo que visa à elaboração de produtos prontos e acabados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Métodos e Técnicas de Ensino pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos. pt_BR
dc.date.issued 2016-07-15
dc.description.abstract The use of teaching materials included in the virtual environment has been quite applicant, in recent years. The ease in search and access, the variety and fast with which information reaches users contribute to the continued growth of the publication of content in that medium. On this basis, this dissertation investigates the sets of instructions for production of summaries academics, according to the sets of instructions for academic summaries (CIRA), arranged in virtual pages, study has not contemplated in the literature of the discursive genres. Intends to answer the question “The sets of instructions for academic summaries (CIRA) published on web pages are sufficient to meet the demand of written production of gender academic summary?” By means of objective which allow, in general: to investigate the contribution of CIRA to meet the demand of written production of gender Academic Summary (RA), and specific way: characterize the CIRA published on web sites and relate the concepts of writing behind the user comments readers of the page with the expectation of written production of RA. The conduct of the research was based on the observation of objects CIRA and reviews them related, which were systematized on the basis of a methodology descriptive-interpretative, through research by representative sampling of the genre study and the comments that have the positioning of readers outside the sets of instructions. Among the ideal theory used Swales (1990; 2004) and Bawarshi and Reiff (2013) allow the analysis of the genre while action situated; Sercundes (1998) and Koch and Elias (2009) allow for the discussion about the concepts of writing behind the reviews; as Salíes and Shepherd (2013) and Barton and Lee (2015) supports research on the genre inserted into virtual support. The results point to the identification of a predominantly prescriptive genre that presents no reflections about the procedural steps necessary for the development of the resume writing student, allowing the conclusion that conceives the writing under the cognitive bias to the preparation of products ready and finished. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408
dc.date.accessioned 2018-12-14T17:19:03Z
dc.date.available 2018-12-14
dc.date.available 2018-12-14T17:19:03Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Resumos acadêmicos pt_BR
dc.subject Páginas virtuais pt_BR
dc.subject Instruções virtuais pt_BR
dc.subject Concepções de escrita pt_BR
dc.subject Academic summaries pt_BR
dc.subject Virtual pages pt_BR
dc.subject Virtual instructions pt_BR
dc.subject Writing concepts pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Alessandra Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, A. S. Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta